O profissional fisioterapeuta realiza o diagnóstico e trata problemas relacionados às funções e movimentos do corpo , desde aquelas ligadas à doenças genéticas, adquiridas por acidentes ou vício de postura. Também, é responsável por auxiliar na recuperação de pessoas com distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, com deficiência física ou mental.
Logo, o fisioterapeuta trabalha com o intuito de tratar e prevenir possíveis doenças e lesões, por meio de terapias manuais, exercícios e o uso de aparelhos como laser, ultrassom, dentre outros, para que o paciente tenha uma melhora na qualidade de vida e conquiste mais ainda a sua autonomia.
Assim, para aqueles que almejam serem futuros fisioterapeutas, primeiro deve concluir o curso de fisioterapia e, em seguida, adquirir o seu registro no Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e assim poder atuar na profissão dos seus sonhos.
Quais as áreas de atuação do Fisioterapeuta?
A fisioterapia pode proporcionar ao profissional muitas oportunidades no mercado, podendo atuar em consultórios, hospitais, clínicas, centros de reabilitação, entre outros estabelecimentos. Assim, o fisioterapeuta tem oportunidade de trabalhar em variados segmentos, desde pesquisa e docência, até mesmo no campo estético. As principais áreas de atuação para esse profissional, são citadas a seguir:
- Fisioterapia do Trabalho;
- Fisioterapia Aquática;
- Fisioterapia Traumato-Ortopédico;
- Dermatofuncional;
- Fisioterapia Neurofuncional;
- Fisioterapia Cardiorrespiratória;
- Fisioterapia Esportiva;
- Fisioterapia Uroginecológica e Obstetrícia;
- Fisioterapia Respiratória Pediátrica;
- Fisioterapia em Terapia Intensiva.
Fisioterapia do Trabalho
Nessa área o profissional objetiva prevenir e manter a saúde do trabalhador, assim atua na elaboração de planejamentos laborais para os colaboradores, como manter a postura adequada enquanto trabalha.
Desse modo, são desenvolvidos exercícios de fácil realização para o dia a dia do colaborador, bem como, buscam desenvolver treinamentos e palestras com o intuito de orientar a respeito da importância de manter a postura correta, como se prevenir de certas complicações ligadas a, por exemplo, movimentos repetitivos, entre outras temáticas.
Também, por meio dos laudos ergométricos realizados pelo fisioterapeuta, os mesmos podem ser usados para adaptar ambientes e assim atender as normas regulamentadoras.
Fisioterapia Aquática
O fisioterapeuta nesse segmento, realiza as atividades terapêuticas em piscinas com temperatura controlada e utiliza técnicas para proporcionar o alongamento e relaxamento muscular, trabalhar a postura, força, equilíbrio e flexibilidade, além do relaxamento físico e mental.
Logo, o profissional desempenha funções com o objetivo de reduzir dores, edemas, melhorar a capacidade de locomoção e circulação sanguínea,entre outros benefícios.
Fisioterapia Traumato-Ortopédico
Esse ramo é bastante procurado pelos fisioterapeutas, onde atuam na investigação, prevenção e tratamento de doenças e disfunções relacionadas a músculos, articulações, entre outros.
Assim, o profissional desempenha suas funções com foco na reabilitação de traumas, fraturas, amputações, lesões musculares, por meio de recursos de estimulação elétrica, laser, infravermelho, terapia manual com o objetivo de diminuir algias, rigidez e cinesioterapia, que ajudam na reabilitação, fortalecimento e alongamento dos músculos.
Dermatofuncional
O profissional fisioterapeuta, nesta área, atua com a aplicação de técnicas de massagem em pacientes que estão em pós-cirurgia plástica ou geral para amenizar desconfortos, além disso, outra função importante da fisioterapia dermatofuncional é no tratamento do sistema tegumentar humano, ou seja, é responsável pelos cuidados da pele, unhas, cabelos e demais anexos. O objetivo é tentar recuperar tanto a função quanto a parte estética desses segmentos.
Para auxiliar nas suas atribuições, o fisioterapeuta utiliza-se de aparelhos de raios vermelhos, ultravioleta e laser, com o objetivo de reduzir lesões e acelerar a cicatrização.
Também, o profissional pode atuar no segmento da estética, realizando depilação a laser.
Fisioterapia Neurofuncional
Nesse ramo, o profissional fisioterapeuta trabalha ao lado de médicos na recuperação das desordens neurológicas. Dessa forma, o fisioterapeuta atua amenizando as consequências das alterações dos movimentos e paralisias provocadas por vários fatores, seja por alguma doença ou acidente.
Assim, para auxiliar na sua conduta, o profissional com o objetivo de restabelecer as condições cerebrais do paciente, aderem ao uso de técnicas como eletroestimulação, atividades manuais, atividades para enrijecer os músculos, entre outras estratégias.
Fisioterapia Cardiorrespiratória
É uma área em que o fisioterapeuta trabalha com o objetivo de reduzir os sintomas de dispneia, tosse, cansaço, melhorar a funcionalidade, entre outros benefícios, com foco na melhoria da qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico.
Dessa maneira, para obter sucesso em suas condutas, o profissional atua com a aplicação de exercícios de aquecimento, expansão pulmonar, mobilidade torácica, entre outras, que vão de acordo com cada indivíduo e tipo de disfunção.
Fisioterapia Esportiva
A função do fisioterapeuta nesse segmento é trabalhar para que haja o aumento da longevidade esportiva do atleta, além de extrair o máximo de seu rendimento e garantir que o esportista possa competir com demais atletas de sua modalidade.
Logo, o fisioterapeuta esportivo previne lesões, reabilita o desportista e presta atendimento emergencial em casos de possíveis acidentes, com foco em garantir um adequado retorno ao esporte.
Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica
É uma área de atuação em que o fisioterapeuta, por meio de exercícios, combate problemas, como incontinência urinária, devido ao enfraquecimento do assoalho pélvico, ou casos de vaginismo, dispareunia, com foco em sensibilizar a musculatura íntima.
Assim, o público-alvo são aqueles com dificuldade no funcionamento do sistema uroginecológico, para mulheres grávidas, na fase da menopausa ou terceira idade.
Fisioterapia Respiratória Pediátrica
Nesse segmento, o profissional fisioterapeuta atua com a realização de exercícios respiratórios, como a manobra feita com as mãos diretamente sobre o tórax do paciente e realização de posturas específicas.
Além disso, manuseiam dispositivos respiratórios, com o objetivo de auxiliar a sua conduta e proporcionar a melhora do quadro clínico do paciente, entre outros procedimentos.
Desse modo, todo esse trabalho do fisioterapeuta pode ser feito em casa ou no ambiente hospitalar, visando a melhora do desconforto respiratório do bebê.
Fisioterapia em Terapia Intensiva
O fisioterapeuta, nesse ramo trabalha especialmente com os pacientes em estado crítico que necessitam de suporte ventilatório.
Dessa maneira, o profissional atua para manter o paciente vivo e funcional durante o período em que está internado, com o objetivo de minimizar possíveis sequelas e ainda possibilitar a redução do tempo de internação do paciente.
Principais tendência do mercado para o Fisioterapeuta
Observa-se a cada dia a respeito da importância do profissional fisioterapeuta para sociedade, pois contribuem para o bem-estar dos indivíduos. Com isso cresce a procura por fisioterapeutas nas diversas áreas de atuação. No entanto, alguns segmentos estão em ascensão atualmente, como, por exemplo:
Fisioterapia Desportista- Cada vez mais as pessoas buscam formas de se manter saudáveis e praticar atividade física e o fisioterapeuta por trabalhar com atletas e pessoas que praticam exercícios físicos, impulsionam ainda mais essa área de atuação.
Fisioterapia Dermatofuncional- Com o crescimento do campo da estética em busca de minimizar possíveis disfunções estéticas no corpo, é uma área que vem ocupando um importante espaço nos últimos tempos.
Onde estudar Fisioterapia ?
Por ser uma área é uma profissão bastante abrangente, o curso de Fisioterapia costuma ser bastante procurado, portanto ele é facilmente encontrado nas faculdades. Escolher uma boa faculdade para iniciar sua graduação é muito importante para que seu futuro profissional seja garantido e você consiga credibilidade no mercado de trabalho.
A UNDB é uma instituição que é referência de ensino, sendo uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região.
O curso de Fisioterapia da UNDB tem duração de cinco anos sendo ofertado no período matutino. Durante esse período, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você possa aprender as disciplinas da melhor forma, se tornando um profissional completo futuramente.
Então, agora que você já sabe qual é a faculdade ideal para você iniciar sua graduação. Quer se tornar um estudante da UNDB? Você pode ingressar na instituição com o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni ou até mesmo a transferência externa.
Para os que desejam financiar os estudos, a UNDB oferece também algumas modalidades de financiamento, como:
Essas modalidades também podem te ajudar a realizar seu sonho do ensino superior e conquistar sua carreira profissional. Saiba mais detalhes sobre nossas formas de ingresso clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.