Postado por Dennis Mantovani em 31-01-2020 18:47

Como ter desconto em faculdade particular? 6 formas de conseguir

Estudante descobrindo como ganhar desconto na faculdade

Entrar para a universidade e conseguir o tão sonhado diploma é o objetivo de muitos. No entanto, pagar uma faculdade particular pode pesar no orçamento familiar, já que as mensalidades não costumam ser baixas. A boa notícia é que existem muitas maneiras de ganhar desconto na faculdade para que a formação não te deixe no vermelho.

Financiamento estudantil

Neste conteúdo, resumimos as principais formas de conseguir a redução das mensalidades, seja fazendo uma faculdade com bolsa, escolhendo um curso de graduação por meio de um financiamento estudantil etc. De todo modo, continue acompanhando para conhecer as soluções que separamos para você. Confira!

1. FIES

O FIES (Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal que financia parte ou a totalidade das mensalidades de universidades particulares. Para se inscrever no processo de seleção é necessário acessar o Sisfies (Sistema Informatizado FIES).

A seleção dos participantes é baseada na nota recebida do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O aluno que obtiver pelo menos 450 pontos na média do teste e uma nota diferente de zero na redação tem o direito de se inscrever no programa. Além disso, é necessário comprovar uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos e um comprometimento de 20% dessa renda com pagamentos mensais.

A taxa de juros é de 6,5% ao ano, valor muito mais baixo em comparação com outros financiamentos. O período de carência é de 18 meses e a amortização varia de acordo com a duração do curso, sendo de 3 vezes a duração regular do curso mais 12 meses.

2. Financiamentos com bancos

Fazer um financiamento estudantil por meio de uma instituição financeira é outra solução para quem deseja estudar em uma faculdade particular. Normalmente, os bancos permitem que você financie entre um semestre e um ano acadêmico, bem como a dívida pode ser paga em até duas vezes esse período.

As taxas de juros aplicadas nesta modalidade também costumam ser mais baixas que as de um empréstimo tradicional, porém, são mais altas que as taxas do FIES. A principal vantagem do financiamento privado para estudantes é que a contratação não precisa atender às especificações exigidas pelo FIES, como comprovação de necessidade financeira e bom desempenho no ENEM.

Para conseguir o financiamento estudantil com um banco, você deve ser titular de uma conta na instituição escolhida. As condições gerais, como taxas de juros e condições de pagamento variam de acordo com cada banco.

Estudante descobrindo como ganhar desconto na faculdade

3. ProUni

Outra maneira de conseguir desconto na faculdade é por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos). O ProUni é um programa do MEC (Ministério da Educação) que oferece bolsas de estudos totais ou parciais em universidades privadas. Para receber a bolsa integral, você precisa comprovar uma renda familiar de até 1,5 salários mínimos per capita.

Já as pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita conseguem uma bolsa de estudos de até 50%. Se o candidato com uma bolsa parcial não puder pagar a outra metade da taxa mensal, poderá usar o FIES para financiar o valor devido.

As inscrições são feitas uma vez por ano em datas predeterminadas. Para se candidatar ao ProUni, você deve ter participado do último Enem e ter atingido uma média de, pelo menos, 450 pontos e uma nota diferente de zero na redação. As bolsas do ProUni são válidas por toda a duração do curso. Entretanto, o benefício será cancelado se o aluno não passar em pelo menos 75% das disciplinas em um semestre.

4. Programas de bolsa de estudos

Uma alternativa ao aluno são as bolsas de estudo oferecidas diretamente pelas universidades. As bolsas de estudo de universidades privadas seguem vários critérios:

• dar suporte aos alunos que demonstrem renda insuficiente;
  • premiar estudantes pelo bom desempenho no vestibular ou no curso;
  • parentesco com outros estudantes;
  • se um aluno entrar na universidade após a nomeação de outro aluno;

5. Pravaler

O PraValer é um dos maiores programas de crédito universitário privado do Brasil. Com ele, é possível parcelar as mensalidades de curso. Funciona da seguinte maneira: o aluno paga uma certa porcentagem das mensalidades enquanto estuda e o que sobra é cobrado apenas após a graduação. O prazo para pagamento corresponde à duração do curso.

Nesse programa, a taxa de juros está entre zero e 3% ao mês. Os valores cobrados dependem da faculdade escolhida, mas o fato é que as taxas de juros aqui são muito inferiores às cobradas em programas de crédito estudantil em instituições financeiras.

6. Fundacred

Mais um tipo de financiamento estudantil via empresas de crédito, o Fundacred firma parcerias no inúmeras instituições de ensino do Brasil para facilitar o pagamento das mensalidades. No site do Programa, você consegue simular quanto seu curso custará com o benefício.

O Fundacred cobre 50% do valor da graduação e o estudante só começará a pagar pelo empréstimo após se formar. Os juros cobrados também são menores e os contratos são renovados semestralmente.

Essas são as principais maneiras de conseguir descontos em faculdades privadas. Caso você esteja buscando um ensino superior em São Luís, a UNDB oferece descontos por meio no ProUni, FIES, Pravaler e Fundacred. Tudo para facilitar a sua formação e a construção do seu futuro profissional.

Viu como não é difícil conseguir desconto na faculdade particular? Conheça agora as principais formas de ingresso da UNDB e inicie já sua carreira!

Quero saber como ingressar na UNDB!

Tópicos: financiamento estudantil, faculdade com bolsa, ganhar desconto na faculdade

Postado por Dennis Mantovani em 31-01-2020 18:47