Tão difícil quanto o próprio vestibular pode ser a tarefa de arcar com as mensalidades de uma instituição de ensino superior privada. Mas antes de pensar em desistir, saiba que existem algumas opções, como o financiamento de faculdade, que podem te ajudar a realizar o seu sonho.Listamos abaixo as principais opções de financiamento estudantil para te ajudar a entender como cada um funciona e qual seria a melhor opção de acordo com o que você procura.
Primeiro, o que seria um financiamento de faculdade?
O financiamento de faculdade é uma opção para estudantes que não têm condições de pagar todos os custos que fazem parte de um curso de ensino superior.
📩 Quer saber mais sobre a UNDB e conhecer nossas condições especiais de ingresso?
Deixe seu contato para ficar por dentro de todas as novidades.
📥 Quero saber maisAs opções de financiamentos estudantis vão desde bolsa integral até o financiamento das mensalidades para pagamento após a graduação. E o estudante ainda pode analisar entre opções vinculadas a programas do governo e os financiamentos privados.
Prouni
Um dos mais conhecidos programas de financiamento estudantil é o Prouni. Criado pelo Ministério da Educação, o programa disponibiliza bolsas integrais e parciais (50%) para cursos de graduação em instituições privadas.
Para concorrer à bolsa, o candidato deve ter prestado o Enem do ano anterior e ter alcançado pontuação igual ou superior a 450 pontos na prova e acima de zero na redação.
Outro requisito para a concessão da bolsa é a comprovação de uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio ou até três salários mínimos dependendo da porcentagem de desconto solicitada.
Uma das grandes vantagens do Prouni é a possibilidade de se graduar sem precisar pagar nenhuma mensalidade (para os casos de bolsas integrais). Mas para isso é necessário preencher os requisitos citados anteriormente.
Fies
Outra modalidade de financiamento estudantil muito conhecida é o Fies. Também uma iniciativa do Ministério da Educação, essa modalidade possibilita que o estudante pague o valor das mensalidades após a finalização do curso.
Durante a graduação, o aluno arca com os custos que não entram no financiamento e acumula o valor das mensalidades para pagamento posterior com juros zero.

VEJA TAMBÉM
Financiamento privado
Um dos modelos de empréstimo estudantil menos conhecido é o financiamento privado. Muitas faculdades já oferecem um financiamento próprio para aqueles que não preenchem os requisitos das opções anteriores.
Essa modalidade de financiamento estudantil pode ser vinculada a organizações financeiras especializadas em crédito universitário (como o Pra Valer e o Fundacred).
Agora é com você!
Pesquise, analise e busque a opção mais adequada para esse primeiro passo na sua carreira.