Postado por Dennis Mantovani em 20-06-2019 9:00

O que é Fies e como usá-lo para pagar a faculdade?

financiamento estudantil

FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de financiar cursos superiores para estudantes com dificuldades em pagar a sua faculdade.O programa é dividido em duas modalidades, a primeira é o Fies, nesta modalidade o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente. Para se inscrever o estudante tenha renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Financiamento estudantil

A outra modalidade de financiamento, chamamos de PFies, que é destinada para estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Essa modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

As inscrições do processo seletivo do Fies e do P-Fies devem ser realizadas no período de 07 de fevereiro até 23 horas e 59 minutos de 14 de fevereiro, observado o horário oficial de Brasília.

O requisito é que o estudante tenha participado do ENEM, a partir da edição de 2010, e tenha obtido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Passo a Passo de como se inscrever

1. Acesse o Sistema de Seleção do Fies — Fies Seleção, no endereço eletrônico: http://fies.mec.gov.br e clique em “Minha Inscrição”, em seguida em “Primeiro Acesso”.
  2. Feito isso, informe CPF e data de nascimento. Havendo registro de participação no ENEM e da nota mínima (450 pontos de média das notas nas provas e nota superior a 0 na redação), o sistema pedirá o cadastro de uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e–mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.
  3. Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e–mail registrado um link para ativação. Caso não receba o link em sua caixa de entrada principal, é importante que verifique a caixa de spam do seu e–mail e no lixo eletrônico.
  4. Após a ativação, retorne ao Fies Seleção, clique sobre a opção “Já sou cadastrado”, e informe o CPF e a senha cadastrada.
  5. Além dos dados pessoais, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Obs.: Na aba “Grupo Familiar”, o preenchimento do campo destinado ao CPF é obrigatório para membros com idade igual ou superior a 14 anos.

financiamento estudantil