Postado por Dennis Mantovani em 25-06-2019 9:00

O que é ProUni e como conquistar uma bolsa por ele?

 
 
 
 
 
 
 
prouni-vestibular-undb

O Programa Universidade Para Todos - ProUni - tem como objetivo oferecer bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior.

Financiamento estudantil

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para se inscrever no ProUni do primeiro semestre de 2019 é preciso ter participado do Enem de 2018 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, não ter tirado zero na redação.

Quem pode participar?

  • Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Estudantes com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Para efetuar a inscrição no ProUni do primeiro semestre de 2019, o candidato deve informar o número de inscrição no Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no sistema.

prouni-vestibular-undb

Caso tenha Bolsas Remanescentes, as regras de participação mudam um pouco, ficam mais flexíveis. Está apto a tentar uma vaga na fase de bolsas remanescentes:

  • Candidatos que se inscreveram na mesma edição do ProUni, mas não conseguiram vaga na primeira fase;
  • Professores da rede pública que exercem o magistério na educação básica e pretendem conseguir vaga para cursos de licenciatura (esses não precisam ter feito o Enem ou comprovar renda, participam de um processo à parte).

O processo seletivo do ProUni é informatizado, ele recupera todas as notas dos candidatos inscritos no Enem. Para selecionar os bolsistas, o sistema do ProUni compara as notas de todos os candidatos que querem bolsa para a mesma vaga (na mesma universidade, curso, turno e modalidade de concorrência) e, ao final do período de inscrições, preencher as vagas com aqueles que tiveram as maiores notas do Enem. Quanto maior a nota no Exame, maior a chance de conseguir uma bolsa do ProUni.

VEJA TAMBÉM

 

critérios de desempate:

Quando acontece empate, com dois ou mais candidatos que tiveram a mesma pontuação no Enem concorrendo à mesma vaga, o sistema do ProUni dá prioridade para aquele que teve a maior nota na redação. Se as notas de redação também forem iguais, o sistema classifica aquele que teve a melhor nota na prova de Linguagens e assim por diante:

  1. Redação
  2. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  3. Matemática e suas Tecnologias
  4. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  5. Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Observação: Para se inscrever no ProUni é imprescindível que tenha feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Saiba mais sobre o ProUni, e não deixe de conferir nosso E-book sobre financiamento estudantil!

Baixe o e-book aqui! Financiamento estudantil

Tópicos: o que é prouni, financiamento de faculdade, financiamento estudantil

Postado por Dennis Mantovani em 25-06-2019 9:00