Postado por Undb em 08-12-2023 9:00

Profissões de tecnologia: principais carreiras!

 
 
 
 
 
 
 
profissões de tecnologia

Carreiras em tecnologia são posições extremamente estratégicas dentro das empresas, isso se deve ao fato, principalmente, da popularização da internet e de serviços digitais. Vale ressaltar que depois da pandemia, com a necessidade do isolamento social e o aumento do trabalho em home office, é possível que as empresas tenham pensado em investir ainda mais nessa estrutura de trabalho a distância. 

O ramo da tecnologia tem crescido gradativamente e por isso têm surgido grandes oportunidades de emprego e recrutadores cada vez mais interessados em bons profissionais. Porém, primeiramente é preciso entender em quais áreas e segmentos é possível atuar dentro desse ramo.

Se  você é uma pessoa com facilidade em raciocínio lógico, em disciplinas da área de exatas e com técnicas de TI, pode ser que uma, dentre as várias possibilidades de carreira em tecnologia, desperte sua atenção. 

Dito isto, vou separar algumas trajetórias dentro da carreira em tecnologia, para você que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos e construir uma sólida carreira na área. Confira abaixo

Quais as profissões em tecnologia ?

As profissões associadas à tecnologia são tidas como as profissões do futuro, visto que todo e pequeno ou grande negócio depende delas para sua expansão e progresso. Quem trabalha no setor de TI, por exemplo, sabe que é uma área que está em constante crescimento e proporciona boas oportunidades de emprego. 

Confira agora algumas das principais profissões em tecnologia. 

Ciência de dados 

Com o grande volume de fluxo de dados disponíveis na internet, saber interpretá-los e utilizá-los tem sido uma das estratégias mais frequentes das empresas. Por isso, o cientista de dados se tornou uma das principais carreiras em tecnologia. O mercado de trabalho é amplo e pode englobar várias atividades dependendo da indústria, do segmento e do negócio em que o cientista está analisando. 

O Cientista de Dados, é o profissional responsável por estabelecer uma base sólida de dados para executar análises robustas, podendo dividir esses processos em várias etapas. É com esse trabalho feito por eles, que as empresas conseguem entender o negócio e os consumidores, tomando as melhores decisões. 

Indústrias financeiras, institutos de pesquisa, internet, e-commerce, são umas das principais empresas que costumam contratar cientistas de dados para desempenharem suas funções. Geralmente esses profissionais são formados em computação, estatística, engenharia, matemática ou física. 

Engenharia de software 

O profissional da área de engenharia de software é responsável por projetar o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que atendam aos requisitos e cumpram suas funções determinadas. 

E não se limita nisso, o profissional também pode desempenhar funções que envolvem a administração de bancos de dados, manutenção dos sistemas e até algumas de documentação.

Nessa profissão, o engenheiro de software precisa ter o olhar analítico e mercadológico daquilo que ele possa desenvolver. Precisa saber também gerenciar pessoas, elaborar relatórios e gerar documentação. Essa é uma das profissões que o Google mais contrata, por exemplo.

Desenvolvedor mobile

A área de desenvolvedor mobile é bastante ampla e na mesma proporção em que cresceu a presença de smartphones e tablets, essa é uma área que também acompanhou o progresso.

Empresas iniciantes, as chamadas start-ups, por exemplo, estão sempre à procura e centradas em desenvolver ou aperfeiçoar algum aplicativos e é onde entra a figura responsável por isso. É ele quem define a arquitetura do programa, a linguagem, as etapas de criação, etc. 

Umas das principais funções do desenvolvedor mobile são: 

  • Identificação das necessidades do cliente para compreender os requisitos técnicos ao projeto;
  • Avaliação e análise da viabilidade e ferramentas necessárias para os projetos de aplicativos a serem criados;
  • Projeto e desenvolvimento de aplicativos utilizando soluções como, android studio, Swift, Flutter, Ionic, etc;
  • Execução de testes para garantir a usabilidade e o bom funcionamento do aplicativo;
  • Manutenção, atualização e implementação de novas funcionalidades nos apps desenvolvidos.

Gestão da tecnologia da informação 

A gestão de TI como podemos chamar, tem como objetivo o gerenciamento de hardwares e softwares, auxiliando também na organização. Na profissão, o gestor tem como responsabilidade, otimizar os processos e demais procedimentos referentes à área de TI.

As funções desempenhadas nessa área são várias, dentre elas estão:

  • Estabelecer regras para utilização correta de sistemas;
  • Controlar serviços de sistemas operacionais e de banco de dados de empresas;
  • Reduzir impactos da áreas de tecnologia da informação;
  • Conduzir os recursos humanos ligados ao setores de TI nas empresas;
  • Acompanhar a rotina de colaboradores e administrar a infraestrutura física e lógica de todos os locais informatizados. 

Conforme a tecnologia caminha, mais campos de atuação vão se abrindo para quem trabalha na área e consequentemente, mais oportunidades de emprego surgem. A carreira do gestor de TI vai desde de infraestrutura que conecta redes de computadores até a proteção e armazenamento de dados importantes. 

É importante ressaltar também que o campo de trabalho para esse profissional não se limita apenas às empresas de tecnologia, eles também podem atuar em diferentes organizações privadas ou públicas, por exemplo, universidades, organizações de saúde e etc. 

 

Design sem nome (15)

 

Desenvolvedor de jogos 

Sabia que é possível encontrar cursos na área de jogos digitais, desde bacharel ou tecnólogo? Essa formação garante conhecimentos estratégicos sobre games, criação gráfica, matemática e física para jogos. 

O profissional dessa área, é responsável por desenvolver jogos eletrônicos para computadores, celulares e videogames. Com o avanço das plataformas, hoje podemos encontrar jogos de diversos formatos. Alguns são pensados para vender ou divulgar produtos, o que prova que outros mercados já estão levando em consideração o poder dos games. 

É aí que entra o desenvolvedor de jogos, profissional capaz de pensar a estrutura e o objetivo de um jogo, executá-lo para diversos formatos tipo web, mobile etc e expandi-los se for preciso. Entre algumas das principais funções do desenvolvedor de jogos estão:

  • Programador;
  • Animador;
  • Character designer;
  • Roteirista;
  • Game designer;
  • Engenheiro de som;
  • Gerente de projetos.

Programador web 

Programador web também é uma das profissões que entra como destaque no ramo da tecnologia. O profissional dessa área é responsável por criar e desenvolver  sites, portais, fóruns, blogs, entre outras plataformas. Seja para mobiles ou computadores, é ele quem cria a interface de websites, por exemplo. 

O profissional atua nessa área de programação de sistemas para a internet, podendo desempenhar suas funções dentro se suas diferentes esferas, front-end e back-end. Enquanto o front-end lida, diretamente, com a disposição de informações para o usuário, como o visual do site e a distribuição de ferramentas, a back-end fica responsável por assegurar o funcionamento do banco de dados e das informações não visuais da programação.

Para conseguir ser um programador web, além do conhecimento em linguagem de programação, é preciso ter domínio de outras ferramentas, normalmente as mais utilizadas nas empresas são: 

  • ASP;
  • NET;
  • JAVA;
  • PHD
  • Linguagem SQL.

O mercado de trabalho para esses profissionais é bastante positivo, principalmente em médias empresas. Portanto, possuir uma boa qualificação é muito importante, fazer cursos profissionalizantes, adquirir conhecimento em áreas do desenvolvimento de programas, cursos on-line ou presenciais. O profissional também pode optar pela graduação em Ciência da computação, informática ou sistemas de informação.

Robótica

Segundo o Boston Consulting Group, um em cada quatro empregos será substituído por robôs ou softwares  até o ano de 2025, isso tudo devido aos processos de automação. É pensando nisso que a robótica abre várias tangentes e possibilidades de carreira na profissão.

O engenheiro robótico é o profissional que projeta e insere robôs nas indústrias e no mercado. Ele é responsável em desenvolver robôs automatizados que podem atuar na manipulação industrial, em lojas e em outros serviços. 

A robótica vem ganhando espaço no mercado, mexendo com as ideias e a imaginação por meio da tecnologia desenvolvida, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. É um setor que influencia as áreas relacionadas aos processos de desenvolvimento de novas máquinas, como engenharia mecânica e mecatrônica.

Marketing Digital 

Atualmente o mundo vem passando por grandes transformações digitais e com isso, surge a necessidade de oferecer experiências cada vez melhores para os consumidores. Para solucionar problemas como agilidade, produtividade, baixo desempenho e outros, as empresas têm buscado investir pesado no marketing digital. 

O profissional que pretende trabalhar na área de marketing digital é importante ter pensamento criativo, realizar cursos específicos da área, como por exemplo, vendas e comunicação estratégica da UNDB, dominar conceitos, além de estar por dentro do mundo digital. Umas das principais tarefas dotadas por esse profissional é: 

  • Marketing de conteúdo;
  • Parcerias fortes e relevantes;
  • Publicações em redes sociais;
  • Link Building;
  • Infográficos;
  • E-books.

Trabalhar nessa área é ter a missão de entender o público-alvo da empresa para a qual trabalha, seus hábitos e desejo de consumo e, com isso, desenvolver ações para alavancar os resultados de vendas de um produtos ou melhorar a imagem de uma instituição na internet. 

Engenharia da Computação 

Tido com um dos segmentos mais dinâmicos e em constante crescimento no mercado de trabalho atual, a Engenharia da computação é uma área interdisciplinar que associa o conhecimento de ciência da computação e a engenharia elétrica para criar e desenvolver sistemas computacionais complexos e robustos. 

Com a grande procura pela inovação e tecnologia, os engenheiros da computação são considerados profissionais fundamentais nos variados ramos da economia, esse profissional pode realizar várias tarefas, que inclui:

  • Desenvolver softwares;
  • Projetar, desenvolver e realizar testes de softwares para muitas funcionalidades, como aplicativos, sistemas operacionais, jogos e mais;
  • Planejar, fabricar e testar itens eletrônicos e computadores,dispositivos de entrada e saída, unidades de armazenamentos e etc;
  • Elaborar sistemas automatizados de controle e acompanhamento para processos industriais e sistemas robóticos, incluindo controladores,s sensores e atuadores;
  • Criar e aplicar sistemas de inteligência artificial, inclusive algoritmos de aprendizado de máquina, redes neurais e sistemas especialistas;
  • Organizar computadores;
  • Implementar sistemas de controle de automação, controle de processos industriais, sistemas de robótica e automação de edifícios.

Especialista em SEO 

O profissional especialista em SEO é responsável por conhecer o funcionamento dos buscadores, quais são as práticas e as técnicas corretas para fazer com que um site tenha um bom ranqueamento nessas plataformas. 

Ele é responsável também pelo planejamento e aplicação dessas técnicas nos sites e seus conteúdos, acompanhando o desempenho dos sites, podendo identificar uma necessidade de melhoria para que o site possa atingir uma posição elevada nas plataformas digitais.

O especialista em SEO tem como suas principais atribuições:

  • Ser capazes de realizar análises de palavras-chave para entender quais termos e frases seus público-alvo está usando em suas pesquisas;
  • Ser proficientes na criação e implementação de estratégias de link building, assim como no ajuste dos aspectos técnicos do site para otimizar a indexação.
  • Produzir conteúdo relevante e valioso contendo palavras-chaves corretas e seja estruturado de maneira a ser facilmente entendido pelos motores de busca.

É um campo que está em evolução constante, por isso a formação é essencial. Especialistas em SEO geralmente possuem formação em marketing, comunicação, ciência da computação ou campos relacionados a essas áreas. 

Por que investir em uma carreira em tecnologia ?

Você já parou pra imaginar como seria um dia sem contato nenhum com um aparelho digital ou sistema inteligente ? Difícil né? Esse é um exercício interessante que ajuda a perceber o quanto a tecnologia está enraizada na maior parte da nossa rotina.

Com essa grande transformação digital acontecendo, todos os setores do mercado tiveram que passar por atualizações e adaptações para inserir ferramentas digitais ao cotidiano. Isso porque, a tecnologia é uma ferramenta capaz de oferecer, precisão praticidades, agilidade, automatização, entre outros benefícios para as pessoas e instituições. 

Porém, para que esse mercado continue numa crescente apresentando resultados benéficos para as empresas, é necessário que exista também o crescimento de bons profissionais capacitados e competentes nos bastidores. Isso pode ser um dos principais motivos pelo qual vale a pena investir em cursos da área de tecnologia. 

A grande procura por esses profissionais também faz com que o mercado ofereça bons salários, possibilidade de crescimento de carreira e empregos mais flexíveis. Tudo isso faz com que trabalhar com tecnologia seja uma opção bastante atraente levando a você ter grandes chances de construir uma carreira de sucesso profissional. 

Cursos de tecnologia da UNDB 

Tá pensando em iniciar carreira em alguma dessas áreas e se tornar um profissional capacitado com boas remunerações e destaque no mercado de trabalho ? A UNDB é a opção perfeita para você realizar essas qualificações. 

Na UNDB, fornecemos as ferramentas essenciais para você ingressar na carreira de tecnologia, com uma proposta acadêmica diferenciada que coloca o nosso aluno como protagonista do seu aprendizado. 

O Centro universitário UNDB disponibiliza alguns dos principais cursos na área de tecnologia que garante um futuro profissional brilhante, como: 

Está preparado para ingressar em algum desses cursos da UNDB? As inscrições estão abertas, confira aqui, qual das opções oferecidas de formas de ingresso se encaixa melhor em seu perfil e aproveite!

 

Tópicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas em São Luís, Curso de Marketing, Curso de Sistema de Informação

Postado por Undb em 08-12-2023 9:00