Na hora de escolher uma faculdade em São Luís (MA), o aluno deve estar atento às carreiras mais promissoras. Além do seu particular interesse por um campo de atuação, alguns cursos oferecem oportunidades mais vantajosas no mercado de trabalho.
📩 Quer saber mais sobre a UNDB e conhecer nossas condições especiais de ingresso?
Deixe seu contato para ficar por dentro de todas as novidades.
📥 Quero saber maisEspecialistas apontam três fatores que colocam as carreiras em alta. Primeiro, o momento econômico, que dita a alta ou baixa no mercado em cada setor. Segundo, o mercado de trabalho em si, que reage frente a oferta e demanda pelo serviço do profissional. Por fim, a inovação influencia quais são as competências mais valorizadas em cada ramo.
Vai fazer vestibular em São Luís? Então conheça as carreiras mais promissoras em cada setor para estudar no Maranhão e os cursos que são as portas de entrada para essas profissões. Confira!
Gestão e Finanças
Os setores mais aquecidos em crises financeiras são os de Gestão e Finanças. Quando a economia entra em colapso, as empresas buscam controlar melhor os recursos disponíveis.
Os cargos de Analista Contábil e de Investimentos tornam-se mais valorizados, pois atuam com o controle e segurança das operações financeiras realizadas pela empresa.
O Gerente de Facilities é um exemplo que ganha muito espaço no mercado atual. Ele interliga todos os departamentos de uma empresa para garantir a máxima produtividade e aproveitamento de recursos.
Os cursos de Ciências Contábeis e Administração são as opções que você deve buscar nas faculdades em São Luís para ingressar nestas carreiras. A alta empregabilidade e o perfil globalizado são características das áreas.
Saúde
A área de Saúde é um campo que sobrevive às crises e desperta o interesse para quem vai prestar vestibular em São Luís. O envelhecimento da população e o acelerado crescimento da indústria farmacêutica mantêm o setor em alta, além de impulsionar a pesquisa e inovação no ramo.
O Gerontólogo é o profissional da vez para o curso de Fisioterapia, o especialista no cuidado de idosos.
Para o curso de Farmácia, as carreiras em alta são de Farmacêutico e Gerente de Vendas. O faturamento da indústria cresceu 21,7% em 2017 e deve manter o ritmo.
Uma consequência interessante desses mercados é o aumento na demanda por Pesquisadores. E esse é um bom motivo para estudar Biomedicina nas faculdades em São Luís. O curso tem perfil investigativo e muitos campos de atuação cheios de oportunidades vantajosas.
Tecnologia
No setor de Tecnologia, as tendências em Sistemas de Informação estão dominando o mercado, principalmente o Big Data. O armazenamento e manipulação de dados são estratégicos no mundo corporativo.
A demanda pelo Analista de Dados é tanta que faltam profissionais para ocupar todos os cargos. Ele é o responsável por obter informações valiosas para as estratégias comerciais.
Outra carreira onde há disputa por profissionais é no Cloud Computing, voltada ao armazenamento e compartilhamento de dados na nuvem. Assim como, na Segurança da Informação, os profissionais que garantem o sigilo e a proteção dos dados.
Construção civil
Um ramo que é sensível às crises econômicas, mas sabe reinventar-se como poucos. O maior desafio atual está em garantir o progresso no crescimento das cidades sem afetar o ambiente e a qualidade de vida.
Especialista em Sustentabilidade, por exemplo, é responsável por garantir que o projeto não interfira negativamente no ambiente.
Já o Especialista em Mobilidade Urbana busca melhorar a fluidez no trânsito de pessoas e veículos.
Junto a eles, atua também o Técnico em Infraestruturas. Ele é responsável por integrar as duas áreas, garantir a qualidade da obra e o melhor aproveitamento de espaços.
Fazer uma boa faculdade em São Luís (MA) depende apenas de boas escolhas. Afinal, o mercado de trabalho local está cheio de oportunidades vantajosas nas mais diversas áreas. Acompanhe nosso blog e conheça mais carreiras promissoras!
Baixe nosso e-book para saber mais sobre as carreiras com melhor projeção!
Leia também: Guia do Estudante: o que muda antes e depois da Faculdade?