É bem comum associarmos o Marketing às propagandas e vendas. De fato, se trata de um setor que aborda essas questões, mas suas aplicações vão além das campanhas publicitárias. Seu principal foco é entender o comportamento dos clientes e satisfazer as suas necessidades.
Então, é função do profissional de Marketing estudar o mercado e elaborar estratégias de comunicação em diferentes departamentos e setores da economia.
No conteúdo de hoje, você aprenderá um pouco mais sobre essa profissão, bem como suas possíveis carreiras. Continue acompanhando e veja a seguir!
Saiba como é o perfil de um profissional do Marketing
Aqueles que desejam construir uma carreira no Marketing precisam se atualizar constantemente sobre os acontecimentos do país e do mundo. E para conseguir boas colocações no mercado, é importante que o profissional tenha capacidade de observação mais apurada, facilidade para lidar com pessoas, boa comunicação, habilidade de negociação, espírito empreendedor, proatividade e visão estratégica.
Entenda qual a sua importância para o mercado
Como o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, as empresas precisaram se adequar às suas exigências. Então, além de oferecer preços competitivos e agilidade no serviço, ter um bom relacionamento com o público também se tornou indispensável para qualquer marca.
Sendo assim, o papel do profissional de Marketing nesse cenário é o de analisar as demandas desse mercado e traçar as estratégias de venda.
Conheça as possíveis áreas de atuação
As oportunidades de trabalho para esse profissional estão nas empresas de serviço de varejo, indústrias, órgãos públicos e terceiro setor, como:
- Marketing Estratégico: tarefas realizadas antes da produção de um produto, como estudo de mercado, concepção do projeto, etc;
- Marketing Operacional: trabalho feito após a produção do produto, como a elaboração das campanhas de venda, por exemplo;
- Marketing Digital: envolve o uso das mídias digitais e internet para manter um relacionamento com o cliente;
- Endomarketing: foco nas ações internas de uma empresa, onde o objetivo é melhorar o envolvimento dos funcionários com a marca;
- Marketing de Relacionamento: mantém a relação entre empresa e consumidor, cuidando dos canais de comunicação e venda;
- Marketing Esportivo: utiliza os conceitos do marketing no patrocínio de equipes e execução de eventos esportivos;
- Marketing Político: tem como objetivo alinhar a imagem de um político junto ao seu eleitorado no período que antecede as eleições e durante o seu mandato;
- Marketing Social: consiste em promover uma causa, conceito ou comportamento a fim de educar a população ou modificar determinados hábitos dos indivíduos;
- Marketing Cultural: se trata da estratégia de associar marcas aos projetos culturais por meio de apoios e patrocínios;
- Neuromarketing: estuda as reações cerebrais ocorridas nos consumidores quando eles são expostos a imagens, vídeos e anúncios de produtos;
- Marketing Antropológico: acompanha o comportamento das pessoas ao realizarem suas escolhas de compra.
Caso você tenha decidido seguir uma carreira em Marketing, saiba que existem duas modalidades de formação: bacharelado e tecnológico. O bacharelado dura cerca de 4 anos e oferece uma graduação mais abrangente, enquanto que o tecnológico dura em média 2 anos e apresenta uma formação mais prática. De todo modo, é importante que escolha uma universidade bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação).
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