Postado por Dennis Mantovani em 15-11-2019 9:00

Qual a importância do Marketing no mercado de trabalho?

marketing no mercado de trabalho

É bem comum associarmos o Marketing às propagandas e vendas. De fato, se trata de um setor que aborda essas questões, mas suas aplicações vão além das campanhas publicitárias. Seu principal foco é entender o comportamento dos clientes e satisfazer as suas necessidades.

Então, é função do profissional de Marketing estudar o mercado e elaborar estratégias de comunicação em diferentes departamentos e setores da economia.

No conteúdo de hoje, você aprenderá um pouco mais sobre essa profissão, bem como suas possíveis carreiras. Continue acompanhando e veja a seguir!

marketing no mercado de trabalho

Saiba como é o perfil de um profissional do Marketing

Aqueles que desejam construir uma carreira no Marketing precisam se atualizar constantemente sobre os acontecimentos do país e do mundo. E para conseguir boas colocações no mercado, é importante que o profissional tenha capacidade de observação mais apurada, facilidade para lidar com pessoas, boa comunicação, habilidade de negociação, espírito empreendedor, proatividade e visão estratégica.

Entenda qual a sua importância para o mercado

Como o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, as empresas precisaram se adequar às suas exigências. Então, além de oferecer preços competitivos e agilidade no serviço, ter um bom relacionamento com o público também se tornou indispensável para qualquer marca.

Sendo assim, o papel do profissional de Marketing nesse cenário é o de analisar as demandas desse mercado e traçar as estratégias de venda.

Conheça as possíveis áreas de atuação

As oportunidades de trabalho para esse profissional estão nas empresas de serviço de varejo, indústrias, órgãos públicos e terceiro setor, como:

• Marketing Estratégico: tarefas realizadas antes da produção de um produto, como estudo de mercado, concepção do projeto, etc;
  • Marketing Operacional: trabalho feito após a produção do produto, como a elaboração das campanhas de venda, por exemplo;
  • Marketing Digital: envolve o uso das mídias digitais e internet para manter um relacionamento com o cliente;
  • Endomarketing: foco nas ações internas de uma empresa, onde o objetivo é melhorar o envolvimento dos funcionários com a marca;
  • Marketing de Relacionamento: mantém a relação entre empresa e consumidor, cuidando dos canais de comunicação e venda;
  • Marketing Esportivo: utiliza os conceitos do marketing no patrocínio de equipes e execução de eventos esportivos;
  • Marketing Político: tem como objetivo alinhar a imagem de um político junto ao seu eleitorado no período que antecede as eleições e durante o seu mandato;
  • Marketing Social: consiste em promover uma causa, conceito ou comportamento a fim de educar a população ou modificar determinados hábitos dos indivíduos;
  • Marketing Cultural: se trata da estratégia de associar marcas aos projetos culturais por meio de apoios e patrocínios;
  • Neuromarketing: estuda as reações cerebrais ocorridas nos consumidores quando eles são expostos a imagens, vídeos e anúncios de produtos;
  • Marketing Antropológico: acompanha  o comportamento das pessoas ao realizarem suas escolhas de compra.

Caso você tenha decidido seguir uma carreira em Marketing, saiba que existem duas modalidades de formação: bacharelado e tecnológico. O bacharelado dura cerca de 4 anos e oferece uma graduação mais abrangente, enquanto que o tecnológico dura em média 2 anos e apresenta uma formação mais prática. De todo modo, é importante que escolha uma universidade bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação).

Gostou deste artigo? Então, acesse o site da UNDB e descubra o que podemos fazer pela sua formação!

Conheça o curso de Marketing

Tópicos: Marketing