Postado por Dennis Mantovani em 28-08-2018 14:00

Perfil no LinkedIn: como otimizar o seu e encontrar o emprego perfeito!

emprego dos sonhos

Muitos fatores podem levá-lo a conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Diplomas e especializações, bons contatos profissionais, apostar em uma carreira em alta, ter um currículo bem escrito, etc. Agora, como fazer as oportunidades chegarem até você?

Esse é o propósito do LinkedIn, uma rede social que funciona como um currículo online. A maior vantagem dessa ferramenta é tornar seu currículo mais amplo e dinâmico, além de ficar acessível para milhares de contatos profissionais. Porém, para conquistar uma oportunidade de emprego você saber como manejá-lo.

Características de um currículo bem elaborado para o mercado de trabalho

Continue lendo o post para aprender como criar um perfil no LinkedIn que seja atrativo e lhe coloque na mira dos recrutadores. Confira!

Personalize seu perfil

Um perfil no LinkedIn bem-visto pelos recrutadores tem personalidade. Começando pela URL, gerada automaticamente quando você cria uma conta, ela consiste em uma série de dígitos. Personalizá-la demonstra domínio da ferramenta, adiciona valor ao perfil e torna o endereço fácil de ser encontrado.

Outras alterações que chamam a atenção e otimizam o seu perfil no LinkedIn são as fotos. Adicione uma foto de perfil adequada ao ambiente profissional. Já a foto de capa é o seu cartão de visitas, crie um banner que representa sua profissão e objetivos para chamar a atenção.

Essas alterações podem ser realizadas acessando Editar seu perfil público, no lado superior direito da tela de visualização do seu perfil.

Mantenha seu perfil atualizado

O perfil profissional de um estudante antes, durante e depois da faculdade é diferente, assim como é de um profissional formado ou já com experiência. Por isso, é importante manter suas informações de escolaridade, emprego e objetivos bem atualizadas.

Essas informações alteram o tipo de oportunidade de emprego que chega até você e a forma como os recrutadores analisam o seu perfil. Também invista em posts, neles você pode demonstrar o domínio de assuntos da sua área e indicar os campos de atuação que mais lhe interessam.

emprego dos sonhos

Seja cuidadoso com as informações

Algo que você deve ter em mente ao manejar seu perfil no LinkedIn é que se trata de uma rede profissional. Quais informações você disponibiliza e como fazem toda a diferença. Dê atenção a gramática, seja preciso com os dados e objetivo ao descrever cargos anteriores, projetos e objetivos.

Outra dica preciosa é utilizar palavras-chave, ou seja, os termos mais buscados pelos recrutadores na sua área. Dessa forma, o seu perfil aparece primeiro nos resultados de busca aumentando suas chances de conseguir uma oportunidade de emprego.

Invista em networking

O LinkedIn não é uma rede social à toa, ele serve para ajudar contato entre profissionais. Portanto, saber aproveitar qualidade é a melhor forma de otimizar seu perfil. Comece selecionando quem são suas amizades, dando preferência a profissionais atuantes no mercado de trabalho que sejam contatos valiosos.

Quando fizer um pedido de amizade, envie uma mensagem dizendo brevemente quem você é e porque quer ser amigo da pessoa. Além disso, mantenha um diálogo, mesmo que breve e formal, mas constante com seus contatos. Comentar em posts é uma boa maneira de fazer isso sem ser inconveniente.

Siga modelos profissionais

Para descobrir o que falta no seu perfil do LinkedIn, como utilizar melhor essa ferramenta ou otimizar seus resultados, procure por modelos. Siga profissionais que você admira ou cujo cargo almeja alcançar no futuro. Observe o que eles publicam, como se comunicam e exibem suas conquistas para fazer igual.

Siga, também, o blog do LinkedIn. Nele você encontra posts sobre as funcionalidades da rede, pesquisas e tendências sobre o mercado de trabalho e inúmeras dicas conquistar mais oportunidades de emprego.

Esperamos que com esse post você tenha entendido melhor o que é LinkedIn e como conquistar seu próximo emprego utilizando essa ferramenta. De modo geral, tudo depende de como você expõe suas competências aos recrutadores.

Nova call to action