Postado por Dennis Mantovani em 05-08-2019 9:00

Tudo sobre Odontologia: conheça os campos de atuação

 
 
 
 
 
 
 
tudo-sobre-odontologia-undb

 

São várias as especialidades que um cirurgião-dentista pode ter, conheça aqui os campos de atuação destes profissionais.O bacharel dedica-se a estudar e realizar o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos faciais. Realiza a manutenção da saúde e da estética bucal, extrai, restaura e limpa os dentes, realiza a instalação de próteses e procedimentos cirúrgicos.

Curso de Odontologia

Cirurgia Geral

Esta é a atividade mais generalista dos cirurgiões-dentistas. Após concluir os 5 anos de estudos na graduação, os profissionais que atuam em cirurgia geral são aptos a realizarem tratamentos em dentes, línguas, bochechas, gengivas e lábios.

Além disso, podem realizar pequenas cirurgias, tirar radiografias, realizar limpeza, aplicação de flúor e remover partes deterioradas.

Endodontia

Os especialistas desta área trabalham com o tratamento de problemas relacionados à raiz e polpa do dente.

O tratamento de canal pode ser realizado por todos cirurgiões-dentistas, mas apenas endodontistas possuem um maior domínio deste assunto e as melhores formas de tratá-lo.

Além de realizar tratamento de canal, o endodontista atua também analisando e avaliando lesões e doenças nas raízes e nervos dos dentes.

O graduado em odontologia necessita estar registrado no Conselho Regional de Odontologia, o órgão regulamentador da atividade.

tudo-sobre-odontologia-undb

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, são aproximadamente 24.000 profissionais registrados na profissão dentro do Brasil. Com as diversas áreas existentes dentro da odontologia e o crescente mercado de trabalho, as oportunidades tendem a aumentar. 

VEJA TAMBÉM

 

Implantodontia

Os cirurgiões-dentistas que atuam nesta área realizam a aplicação de uma peça de titânio dentro do tecido ósseo a fim de implantar uma prótese no local onde o paciente perdeu o dente.

As próteses a serem implantadas podem ser:

  • Fixas;
  • Removíveis;
  • Totais;
  • Parciais;
  • Unitárias.

Odontologia Legal

Uma das áreas mais recentes da odontologia, na Odontologia Legal o profissional realiza exames e perícias judiciais em busca de realizar a identificação de corpos a partir da arcada dentária

Normalmente estes profissionais atuam de forma autônoma ou trabalhando com consultorias ou até mesmo em universidades.

Odontologia Estética

Esta é a área da odontologia que trabalha com a vaidade e estética dos pacientes. Além de realizar a restauração, os profissionais desta área realizam processos como clareamento, peeling gengivais, aplicação de facetas e restaurações estéticas.

Vários destes procedimentos são muito procurados por pacientes, o que torna esta área uma das mais procuradas em todo o país.

Ortodontia

A ortodontia é uma das áreas mais populares. Os cirurgiões-dentistas que atuam nesta área são capazes de analisar o desenvolvimento da arcada dentária do paciente e realizar, se necessário, a implementação de aparelhos fixos e móveis a fim de corrigir a mordedura e posição dos dentes.

Através de exames clínicos e moldes de gesso, o ortodontista é o profissional responsável por traçar um tratamento correto para o paciente.

Saúde Coletiva

A área de Saúde Coletiva é uma das áreas que mais cresce dentro da odontologia, já que é responsável por prevenir situações indesejadas aos pacientes.

Os profissionais que atuam nesta área normalmente trabalham em postos de saúde, unidades básicas de atendimento e programas da assistência social dos municípios.

Veja também:

 

Tópicos: Graduação, tudo sobre odontologia, faculdade de odontologia

Postado por Dennis Mantovani em 05-08-2019 9:00