Postado por Dennis Mantovani em 18-04-2018 9:00

Veja o que se estuda em uma Faculdade de Odontologia

dentista.jpg

Nos últimos anos, a nota de corte em Odontologia tem crescido e disputado com os cursos mais concorridos nas faculdades em São Luís. Para conquistar uma bolsa do Prouni, por exemplo, o aluno deve ter uma média de 700 a 750 pontos no ENEM.

Prepare-se para o Enem

Esse é o resultado de um curso que forma odontólogos altamente capacitados, generalistas e aptos ao trabalho multiprofissional. A carreira é cheia de opções de especialização, além de vantagens como um mercado constantemente aquecido e retornos atrativos.

Será que esse é o curso certo para você? Conheça os conteúdos aprendidos ao longo do curso, da formação básica à profissionalizante e identifique-se com essa formação. Confira!

dentista.jpg

Os primeiros semestres da faculdade de Odontologia em São Luís

Como a maioria dos cursos na área da Saúde, a faculdade de Odontologia em São Luís inicia-se com as disciplinas básicas das Ciências Biológicas. São os fundamentos teóricos sobre o funcionamento do corpo humano que servem de apoio aos conteúdos mais específicos.

Em Anatomia Humana, o aluno aprende a localizar órgãos e estruturas em aulas de prática laboratorial. Nas matérias de Citologia e Histologia, estuda o mecanismo de funcionamento das células e tecidos e sua organização para compor os sistemas orgânicos.

É na disciplina de Fisiologia que o aluno passa a compreender o funcionamento global do organismo, a interação entre estruturas que possibilita a vida. Assim como, em Patologia Geral, as possíveis doenças, lesões e falhas que esses sistemas podem sofrer causando danos à saúde do indivíduo.

Os conteúdos específicos da Odontologia

Ainda nos primeiros períodos, o aluno de Odontologia nas faculdades em São Luís começa a ver conteúdos mais específicos. Porém, ainda relativos ao funcionamento básico do organismo. Por exemplo, a Anatomia da Cabeça e Pescoço, que compreende as estruturas onde o futuro profissional mais vai interferir.

Ainda mais especificamente, a Histologia, Anatomia e Estrutura Bucal, além da Estomatologia, estudo das doenças e patologias bucais e dentárias. A partir desse ponto, o curso passa a focar nas matérias relativas às especialidades do dentista. Por exemplo, a Odontopediatria, Anestesia e Cirurgia Bucal, Odontologia Hospitalar, Próteses, entre outras.

Complementando a formação, o estudante interage na Clínica Interdisciplinar com as possibilidades de intervenção multiprofissional. A Odontologia aplicada ao tratamento de doenças respiratórias, por exemplo, favorecendo a qualidade de vida de atletas na atuação em conjunto com educadores físicos.

A profissionalização na faculdade de Odontologia em São Luís

Na faculdade de Odontologia em São Luís, o aluno também encontra uma boa carga horária de disciplinas voltadas a sua profissionalização. A partir do 8º período, inicia-se o Estágio Supervisionado Vivencial, no qual o estudante tem uma experiência prática da profissão em um contexto real.
Os dois últimos semestres do curso são inteiramente dedicados aos estágios. Essa vivência é importante, pois a Odontologia é uma área que exige do profissional um perfil comportamental conciso. Afinal, o profissional lida com uma grande diversidade de públicos e em situações adversas, como o medo do paciente e a dor causada pelos procedimentos.

Apesar de exigente, a formação recompensa pelas vantagens da carreira. A começar por uma média salarial de R$ 3.400,39, muitas possibilidades de especialização e um mercado sempre aquecido. Por isso, também, a nota de corte de Odontologia tem crescido, muitos querem aproveitar essa carreira promissora.

Quer conhecer mais de perto essa profissão? Baixe o e-book completo sobre o curso e a carreira na área!

QUERO ME INSCREVER