Postado por Dennis Mantovani em 26-07-2019 9:00

Vale a pena fazer uma graduação em Farmácia?

farmacia-curso-undb

Formular produtos de higiene e cosméticos, realizar o controle da qualidade de medicamentos, cosméticos e produtos que são utilizados dentro da indústria alimentícia, realizar pesquisas e desenvolver novos medicamentos, e atuar no controle da produção de outros medicamentos já existentes, são algumas das atividades que a formação em um curso de Farmácia permite.

Se você é interessado em trabalhar dentro da indústria farmacêutica, veja abaixo como é o curso de Farmácia e descubra se você tem o perfil e se se realmente vale a pena fazer uma graduação em Farmácia.

O que faz um Farmacêutico?

A principal função do curso de farmácia é habilitar profissionais com os conhecimentos a fim de auxiliar os mais diversos profissionais da área da saúde e a indústria.

Com esta finalidade, as pesquisas são atividades muito comuns dentro da área da Farmácia com o objetivo de descobrir novas formulações que possam trazer soluções para os mais diversos tipos de enfermidades.

Um curso prático

Em média, o curso de Farmácia tem duração de cinco anos e tem boa parte de sua carga horária realizada em laboratórios com atividades práticas.

No começo do curso são apresentadas aos alunos matérias que darão base para as disciplinas mais específicas que já começam a aparecer logo nos primeiros semestres da faculdade.

Nos últimos semestres os estudantes têm a oportunidade de realizarem estágios que os treinam e fazem praticar o conteúdo aprendido durante o curso em diversos tipos de farmácias como:

• Farmácias comerciais;
  • Farmácias hospitalares;
  • Laboratórios Farmacêuticos.

Quais matérias são estudadas durante o curso?

Durante o curso, os acadêmicos serão apresentados a várias matérias da área de saúde. Estas matérias auxiliam e conduzem a formação de ótimos profissionais. Algumas das matérias lecionadas durante o curso são:

• Anatomia;
  • Biologia;
  • Química Geral e Inorgânica;
  • Química Orgânica;
  • Química Analítica;
  • Botânica;
  • Parasitologia e Patologia;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Físico-química;
  • Farmacodinâmica.

A lista completa da grade curricular do bacharelado de Farmácia na UNDB você confere aqui.

Tenho o perfil para realizar o curso de Farmácia?

O profissional farmacêutico, assim como todos os outros profissionais da área de saúde, precisa ter muita responsabilidade e necessita entender o impacto que as substâncias podem causar dentro do organismo de uma pessoa.

Já os profissionais que trabalham com pesquisas possuem um perfil mais analítico e detalhista, uma vez que estão sempre em busca de novas soluções para sanar problemas da sociedade.

O mercado de trabalho para o Farmacêutico

O aumento do poder aquisitivo da população nas últimas décadas aqueceu muito o setor de cosméticos, aumentando assim a demanda de profissionais formados em farmácia dentro das indústrias.

Outras áreas em que os farmacêuticos podem atuar são:

• Indústrias alimentícias;
  • Clínicas Bioquímicas;
  • Farmácias Clínicas;
  • Área Ambiental;
  • Biologia Molecular;
  • Cosmetologia;
  • Farmacovigilância;
  • Medicamentos;
  • Pesquisas;
  • Vigilância Sanitária.

Além disso, a Lei nº 13.021/14 obriga a presença de um farmacêutico a cada farmácia e drogaria existente, deixando estes estabelecimentos de atuarem apenas como meros pontos comerciais e passando a serem considerados unidades de prestação de assistência farmacêutica.