Postado por Dennis Mantovani em 26-03-2020 17:22

Saiba quais são os materiais usados na graduação em Farmácia

Farmacêutica utilizando-se de materiais da profissão

A Farmácia é uma das áreas que fazem parte das ciências da saúde. Ela é ideal para quem gosta de Química e Biologia (um pouco de ciências biológicas e um pouco de  exatas).Dentre todas as ciências que compõem a área da saúde, a Farmácia é a que mais tem inovações. A indústria farmacêutica investe constantemente na busca por novas medicações capazes de resolver problemas ainda não solucionados ou melhorar os resultados de fármacos que já são usados.

Se você está pensando em fazer a faculdade de Farmácia, confira as informações que separamos para te orientar!

Como é o curso de Farmácia?

O curso de Farmácia oferece uma formação generalista para o estudante. Isso significa que ao longo da formação ele vai conhecendo diversas áreas de atuação e, ao se formar, ele pode trabalhar em qualquer uma delas (é claro que a pós-graduação é sempre bem-vinda e melhora seu currículo, mas ela não é obrigatória e já é possível trabalhar assim que conquistar seu diploma).

A formação tem duração de 10 períodos (cada período equivale a um semestre). Nesse tempo, você terá 4052 horas de carga horária total, sendo dividida entre as aulas práticas, que podem ser estágios, supervisões ou atividades em laboratórios, e as aulas teóricas que acontecem em sala de aula.

Uma das coisas mais interessantes do bacharelado em Farmácia é que tudo que é visto em sala de aula é colocado em prática nos laboratórios e estágios supervisionados. Assim, fica muito mais clara qual é a utilidade de cada conteúdo aprendido.

Isso significa que você não vai aprender nada que não será usado na sua atividade profissional. Mas algumas disciplinas são mais usadas por umas carreiras do que em outras.

Prepare-se para o Enem

Quais são as principais disciplinas da faculdade de Farmácia?

Como falamos, na faculdade de Farmácia você vai ter uma mescla de disciplinas da área biológica e da área de ciências exatas, especialmente química e estatística. Assim, é comum estudar conteúdos como:

• Citologia e Genética;
  • Físico-Química;
  • Biologia Molecular;
  • Bioestatística;
  • Imunologia;
  • Toxicologia;
  • dentre outras.

Para conhecer a grade curricular completa e tirar suas dúvidas sobre a carga horária prática e teórica de cada disciplina, clique aqui

Lista de materiais em Farmácia: o que comprar?

Agora chegamos a um ponto de grande dúvida. Como a Farmácia é uma faculdade que constantemente usa os laboratórios para trabalhar o que é aprendido em sala de aula, algumas pessoas podem ter a ideia de que a lista de materiais que precisam ser comprados é grande.

Isso é muito comum em outras áreas que contam com uma grande carga horária prática, como na Arquitetura ou Odontologia. Entretanto, na Farmácia não é bem assim. Existem apenas três materiais que são usados ao longo do curso e qualquer outro item a mais é algo específico de alguma disciplina que você possa estar cursando.

Então, pode começar a anotar a lista de materiais!

Calculadora científica

A calculadora científica é sua grande aliada dentro e fora da sala de aula. Como os cálculos do curso de Farmácia não são tão complexos, uma calculadora de entrada já é o suficiente para te ajudar (apenas para a graduação. Quem trabalha com pesquisa, precisa de softwares mais elaborados para fazer todos os cálculos necessários na produção de medicamentos).

Apenas tome o cuidado de comprar uma boa calculadora. Ela vai te acompanhar ao longo de todo o curso, apesar de ser mais usada nos primeiros semestres da formação.

Tabela periódica

A tabela periódica é outro item indispensável na sua formação em Farmácia. Você precisará consultá-la o tempo todo. É possível usar alguma alternativa digital no seu celular, mas esse recurso não adianta na hora das provas. Então, a melhor opção é comprar sua própria tabela periódica.

Mas antes de sair em busca da melhor opção do mercado, espere as orientações dos seus professores. Existem diversas tabelas periódicas disponíveis, cada uma delas com um formato de leitura e tipos de informação (além dos elementos, é claro).

Jaleco

E por último, um dos itens mais usados no curso de Farmácia: o jaleco. Cada faculdade e Instituição tem algumas regras que devem ser respeitadas na hora de confeccionar essa vestimenta.

Como os estudantes de Farmácia precisam manipular algumas substâncias, o ideal é a utilização de um jaleco de manga longa, com elástico nos pulsos. Também é preciso deixar costurado o nome do curso, símbolo e o seu nome, mas o padrão a ser usado para esses três itens depende das regras institucionais.

Outros itens importantes na Farmácia

Além do jaleco, no laboratório o estudante de Farmácia também precisa usar touca e luvas. Os dois são itens descartáveis e são usados com bastante frequência. Tanto a touca quanto a luva são vendidas em caixas de 100 unidades e o preço não é muito alto.

O ideal é esperar algum professor pedir esses itens e já comprar  caixas fechadas. O valor por unidade fica mais em conta e é um material que você usará ao longo de toda a sua formação.

Viu como é fácil se preparar para o curso de farmácia? Você não terá nenhuma surpresa ao longo do curso com o pedido de materiais caros para comprar. Isso já traz certa tranquilidade e ajuda no planejamento financeiro da faculdade, não é mesmo?

Se você quer iniciar já a sua formação na faculdade de Farmácia, inscreva-se no site da UNDB e invista em seu futuro a partir de agora!