Postado por Dennis Mantovani em 04-10-2018 9:00

Enem e vestibular: entenda essa relação

enem e vestibular

Se tem duas palavras que assustam os estudantes, elas são “Enem” e “Vestibular”. Não é à toa, a dificuldade da prova só vem aumentando, assim como a concorrência dos maiores processos seletivos do país.

Prepare-se para o Enem

Mas, você sabe o que significa cada um desses conceitos? Sabe se Enem e vestibular são a mesma coisa, por exemplo? Essas são duas dúvidas comuns entre estudantes que desejam ingressar em uma faculdade, mas não se preocupe, pretendemos esclarecê-las para você.

Acompanhe!

O que são as provas do Enem?

O Enem é um exame composto por provas que testam o conhecimento do aluno acerca de assuntos do Ensino Médio. Entre as disciplinas cobradas, estão aquelas do campo das linguagens (língua portuguesa, inglesa e espanhola), da matemática, das ciências da natureza e das ciências humanas, além de uma redação.

As provas do Enem, por si só, não garantem o ingresso em uma faculdade. Elas apenas fornecem uma nota que pode ser usada no processo seletivo de universidades públicas ou particulares.

Assim, ao receber o resultado do Enem, você não verá os temos “aprovado” ou “reprovado”, mas 5 notas (de 0 a 1000) relativas ao seu desempenho na prova. Quanto maiores essas notas, mais provável que você consiga se dar bem no vestibular da instituição de ensino de seu interesse.

O que é o vestibular?

Falamos em vestibular, mas você sabe o que isso significa? O vestibular nada mais é do que um processo seletivo. Cada instituição de ensino superior determina os critérios para escolha dos melhores candidatos neste processo. Um desses critérios pode ser a nota do Enem.

Além da nota do Enem, uma faculdade também pode elaborar suas próprias questões de vestibular e montar uma prova de acordo com os conhecimentos que julgar necessários ao futuro aluno. Nesse último caso, o termo “vestibular” é usado com mais frequência.

É comum que provas de cursos diferentes foquem em matérias diferentes, por exemplo. Assim, ao visar uma faculdade, você deve pesquisar quais as formas de ingresso ela oferece a você.

enem e vestibular

Como utilizar a nota do Enem para o ingresso no Ensino Superior?

O resultado do Enem pode ser utilizado de várias formas pela instituição de ensino. Conheça algumas delas.

Acesso direto pelo Enem

Para aqueles estudantes que já possuem a nota do Enem, é possível concorrer às vagas apenas com essa nota, sem o vestibular. A instituição estabelece os critérios e monta o ranking de melhores colocados entre os concorrentes.

Prouni

O Programa Universidade para Todos concede bolsas a estudantes que atendem a alguns critérios sociais. Para participar do programa e concorrer à bolsas parciais ou integrais em universidades públicas, o estudante deve ter feito o Enem. O Prouni é conduzido pelo INEP, portanto, você deve ficar atento ao calendário com período de inscrições divulgados no portal da instituição.

Conhecer cada uma das modalidades de acesso à graduação é importante. Existe uma delas para cada perfil de aluno, inclusive para aqueles já diplomados, para os que desejam mudar de curso, dentre outras características.

E então, entendeu as diferenças entre Enem e vestibular? Agora, não perca tempo. Prepare-se para o Enem e garanta sua vaga na universidade!

Nova call to action