Postado por Dennis Mantovani em 18-06-2019 9:00

Transferência do ProUni: posso fazer?

transferencia-prouni-undb

Trocar de curso é algo comum na vida de um estudante, o que muita gente não sabe é que os beneficiários do ProUni podem, sim, pedir transferência.

O processo não é tão complicado, mas tem algumas regrinhas às quais o estudante precisa ficar bastante atento para não sair no prejuízo.

Financiamento estudantil

O que é necessário para fazer a transferência do Prouni?

• A instituição de Ensino e o curso para qual o estudante deseja se transferir devem estar regularmente credenciados no programa do Prouni;

As faculdades de origem e de destino precisam estar de acordo com a transferência (o aluno precisa já ter sido aceito na nova instituição).

• Deve haver também vaga disponível no curso, turno ou unidade desejada.

Em que quesito não se consegue transferência da bolsa?

• Se o aluno possui bolsa parcial, não se pode transferir para uma bolsa integral, ou vice-versa;
  • Se a universidade para a qual o bolsista pretende ser transferido possuir conceitos insuficientes nos quesitos avaliados pelo MEC;
  • Quando o bolsista já cursou uma quantidade de semestres que seja igual ou superior à quantidade de semestres do curso pretendido.

Tendo certeza dos quesitos permitidos, procure a secretaria do curso que deseja ser transferido. Informe-se sobre os documentos que deve providenciar e o prazo para solicitar a transferência.

Cada instituição de ensino possui um calendário e procedimento próprios. Por isso, quanto mais cedo você se informar, mais facilidade terá em reunir a documentação necessária e cumprir os prazos.

Após entregar tudo o que precisava na secretaria do curso, você deverá aguardar até a universidade analisar seu pedido.

Fique atento ao prazo que a universidade tem para responder ao seu pedido de transferência e telefone para saber o resultado. Com a transferência concluída, basta fazer a matrícula no novo curso.

transferencia-prouni-undb

Todo esse trâmite deve ser resolvido internamente, entre as duas instituições envolvidas, não cabendo ao Ministério da Educação (MEC) intermediar a transferência ou outros contratempos e dificuldades que possam ser detectadas durante o processo.