É bem comum associarmos o Marketing às propagandas e vendas. De fato, se trata de um setor que aborda essas questões, mas suas aplicações vão além das campanhas publicitárias. Seu principal foco é entender o comportamento dos clientes e satisfazer as suas necessidades.
Então, é função do profissional de Marketing estudar o mercado e elaborar estratégias de comunicação em diferentes departamentos e setores da economia.
No conteúdo de hoje, você aprenderá um pouco mais sobre essa profissão, bem como suas possíveis carreiras. Continue acompanhando e veja a seguir!
Aqueles que desejam construir uma carreira no Marketing precisam se atualizar constantemente sobre os acontecimentos do país e do mundo. E para conseguir boas colocações no mercado, é importante que o profissional tenha capacidade de observação mais apurada, facilidade para lidar com pessoas, boa comunicação, habilidade de negociação, espírito empreendedor, proatividade e visão estratégica.
Como o comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, as empresas precisaram se adequar às suas exigências. Então, além de oferecer preços competitivos e agilidade no serviço, ter um bom relacionamento com o público também se tornou indispensável para qualquer marca.
Sendo assim, o papel do profissional de Marketing nesse cenário é o de analisar as demandas desse mercado e traçar as estratégias de venda.
As oportunidades de trabalho para esse profissional estão nas empresas de serviço de varejo, indústrias, órgãos públicos e terceiro setor, como:
Caso você tenha decidido seguir uma carreira em Marketing, saiba que existem duas modalidades de formação: bacharelado e tecnológico. O bacharelado dura cerca de 4 anos e oferece uma graduação mais abrangente, enquanto que o tecnológico dura em média 2 anos e apresenta uma formação mais prática. De todo modo, é importante que escolha uma universidade bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação).
Gostou deste artigo? Então, acesse o site da UNDB e descubra o que podemos fazer pela sua formação!