Postado por Dennis Mantovani em 02-03-2020 16:18

Segunda graduação: conheça os benefícios e como aproveitar disciplinas

 
 
 
 
 
 
 
Alunos segurando diplomas de segunda graduação

Alunos segurando diplomas de segunda graduação

Buscar mais qualificação profissional nunca é demais, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. No entanto, nem sempre temos certeza sobre o melhor tipo de treinamento a ser realizado, considerando todas as diferentes alternativas acadêmicas disponíveis.

Contudo, uma possibilidade que passa pela mente de muitos, mas acaba sendo deixada de lado por medo ou insegurança é voltar ao início: iniciar uma segunda graduação. Um segundo grau pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho. As habilidades desenvolvidas e o conhecimento coberto durante esse novo treinamento contribuem para a expansão de suas capacidades e adaptação às diversas demandas do mercado.

Por isso, confira a seguir os maiores benefícios de investir em um segundo diploma!

Expandir os conhecimentos

O benefício mais geral de se obter um novo diploma é a aquisição de conhecimento. E esse ganho pode ser pessoal e profissional. Pessoal, porque o conhecimento parece ser um desejo natural do ser humano — chamado “estar consciente”, isto é, ser quem sabe. Já no âmbito profissional, mesmo que a pessoa já esteja formada, terá o novo curso como um de seus objetivos de especialização para o trabalho.

Além disso, há a questão de aplicar o conhecimento adquirido. Seja no contexto profissional ou mesmo na vida cotidiana é possível aplicar o que foi aprendido em diferentes situações. Por exemplo, alguém formado em Administração que inicia uma segunda formação em Contabilidade, pode usar as habilidades aprendidas em sua vida financeira, bem como aplicá-las em suas atividades profissionais.

Destacar-se na profissão

Obter um segundo curso pode ser a peça que falta para o profissional se destacar entre seus colegas de trabalho. Considerando que esse novo treinamento possibilita a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, ele pode utilizar esses atributos adquiridos para melhorar seu desempenho nas tarefas de trabalho e, consequentemente, obter maior visibilidade na empresa.

Isso não significa que o profissional precise fazer um esforço elevado para alcançar esse destaque; isso será alcançado conforme seu desempenho evoluir dentro da companhia. Por exemplo, um profissional de Marketing que começa a estudar a Língua Portuguesa pode melhorar sua criatividade em termos de estratégias de linguagem e publicidade para a marca e se destacar de seus colegas.

Ampliar o leque de atuação

Essa é a vantagem mais prática de uma segunda graduação. Seja em uma área relacionada ao primeiro diploma universitário ou em uma completamente diferente, essa nova qualificação amplia as possibilidades de atuação do profissional.

Em tempos de crise econômica e financeira ou quando a pessoa está insatisfeita com a vida profissional que está levando, um novo diploma pode ser a alternativa mais lucrativa para substituir um emprego. Nesse caso, o segundo grau é uma escolha segura se você pretende mudar de área e iniciar um novo trabalho.

No entanto, se você pretende aprimorar seu conhecimento e expandir seu campo de atividade na mesma área, considere também a possibilidade de investir em um curso de pós-graduação. Existem diferentes tipos de diplomas e você pode escolher o que melhor se adequa aos seus objetivos.

Atender as exigências do mercado

Como o mercado acompanha as mudanças tecnológicas e econômicas da sociedade, ele é dinâmico e muda com muita frequência, de modo que precisa ser constantemente atualizado por especialistas. Um segundo diploma dá à pessoa a oportunidade de se atualizar e dominar novas ferramentas técnicas e recursos tecnológicos, possibilitando atender aos requisitos do mercado.

O atendimento aos requisitos do mercado é importante para quem pretende permanecer na mesma profissão e para quem deseja mudar de área. No primeiro caso, geralmente vale a pena fazer um curso que complementa o anterior.

Conhecer visões diferentes sobre o mercado

Reserve um momento para pensar: sua visão do mercado hoje pode ser muito diferente da que você teve nos primeiros anos de seus estudos. Na maioria dos casos, isso quer dizer que você desenvolveu sua experiência e mudou de opinião após conhecer a profissão.

No entanto, isso não significa que sua visão era ruim. Provavelmente era mais idealista, crítico e inovador. Seria ótimo combinar essa visão com a maturidade profissional que vem depois de anos no mercado de trabalho, certo? Estamos falando exatamente dessa oportunidade aqui.

Especialmente para os profissionais que terminaram a escola há muito tempo, retornar à faculdade é uma oportunidade para repensar a maneira como agem, ver criticamente o fluxo de trabalho e como ele é realizado. Mesmo em diferentes áreas, já é excelente o especialista estar em contato apenas com o mundo acadêmico para questionar mais e ampliar seus pontos de vista.

Conseguir dispensa de disciplinas 

Outra grande vantagem de fazer mais uma graduação é ter a chance de aproveitar disciplinas do curso anterior. Independentemente se você prefere escolher entre os cursos de curta duração, ou seja, cursos tecnólogos, ou os tradicionais, se as formações forem na mesma área do conhecimento, há a possibilidade de eliminar matérias. Para isso, basta apresentar o diploma da graduação anterior no momento da nova matrícula.

Esses são os principais benefícios de investir em mais uma formação superior. Além desses, você ainda pode conseguir desconto para segunda graduação — nas mensalidades ou na matrícula — caso resolva fazer a nova formação na mesma universidade em que finalizou a primeira. Na UNDB, por exemplo, você poderá escolher entre os cursos de graduação técnicos ou tradicionais de Administração, Marketing, Logística, Direito, Farmácia, Nutrição, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais etc.

Agora que você já sabe das vantagens de fazer uma segunda graduação, inscreva-se já no processo seletivo da UNDB! 

Quero me inscrever!

Tópicos: Segunda Graduação

Postado por Dennis Mantovani em 02-03-2020 16:18