Grade Curricular

GRADE CURRICULAR

Faça o download da grade curricular aqui!

Horários

HORÁRIOS

Noturno, 19h às 22h30

Objetivo do Curso

Objetivo Geral formar gestores que possam identificar e implantar a inovação e melhoria de processos e sistemas nas organizações, otimizando e aumentando os benefícios dos setores produtivos, contemplando as novas competências exigidas do profissional que atua na área de gestão e negócios, que compreende o entendimento de mercado, postura gerencial e comportamento empreendedor.

Habilidades e competências

Ser capaz de realizar uma gestão de processos eficaz para o aumento da produtividade; realiza o planejamento, organização e melhoria dos processos; atua na implementação e gerenciamento de projetos; possui postura empreendedora, desenvolve plano de negócios, tem visão sistêmica e estratégica e se utiliza de tecnologias de gestão para auxílio no processo de tomada de decisão, condizendo com as demandas existentes na área de Processos Gerenciais no Estado do Maranhão, e que analisa e avalia o ambiente interno e externo e formula objetivos e estratégias gerenciais; Planeja, projeta, gerencia e promove os processos organizacionais e os sistemas da organização; Desenvolve e gerencia processos logísticos, financeiros e de custos; Otimiza os recursos da organização, por meio de melhorias nos processos; Promove a gestão e governança por processos e consequentemente o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria; Promove a mudança organizacional planejada; Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.


Perfil Profissional

O egresso do curso Tecnológico de Processos Gerenciais terá o discernimento para aplicar seus conhecimentos e contribuir na busca e nas soluções nas diferentes áreas aplicadas da gestão de micro, pequenas e médias empresas:

  • Analisar os cenários das pequenas e médias empresas.
  • Ler, interpretar e articular dados e informações que deem suporte aos processos decisórios.
  • Conceber, executar, avaliar resultados e aperfeiçoar projetos, considerando o mercado e a legislação a que estão subordinadas as pequenas e médias empresas.
  • Definir orçamentos e forma de publicidade que possam atingir a clientela dessas empresas.
  • Supervisionar os lançamentos de dados financeiros e contábeis da empresa.
  • Orientar o negócio pelo e para o “cliente” das pequenas e médias empresas.
  • Avaliar níveis de concorrência para definição de estratégias de comercialização de produtos ou serviços.
  •  Analisar dados estatísticos sobre o segmento de pequenas e médias empresas para formulação de diagnósticos sobre crescimento de uma determinada empresa.
  • Definir e controlar equipes de trabalho.

 Criar diferenciais competitivos para a organização.

UNDB_CTA

 

Perfil profissional

Para conseguir suprir todas as exigências do setor, é fundamental que o profissional tenha visão sistêmica e multidisciplinar, espírito de liderança, empreendedor e investigativo, boa comunicação e proatividade. As competências desenvolvidas são fundamentais para uma colocação favorável no mercado de trabalho, assim como para o desenvolvimento de empresas.

Habilidades como a de analisar processos e saber propor soluções criativas para os problemas corporativos são altamente requisitadas no setor. A partir disso, esse profissional poderá atuar nas seguintes áreas:

  • Planejar, abrir e gerenciar seu próprio negócio;
  • Atuar nas áreas administrativa, contábil, financeira, de recursos humanos, marketing e vendas, entre outras, de micro, pequenas e médias empresas;
  • Trabalhar em consultorias e assessorias ou prestar consultoria em processos gerenciais como autônomo;
  • Atuar em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais;
  • Administrar e gerenciar organizações do terceiro setor (não governamentais).

O Curso

Os cursos da Escola de Negócios UNDB são 4.0, uma nova forma de estudar e um jeito inovador de aprender, com uma proposta acadêmica diferenciada que coloca o nosso aluno como protagonista do seu aprendizado. São cursos com aplicação intensa de recursos digitais e encontros presenciais para solução de problemas reais relacionados ao mercado, além de troca de experiências com profissionais, visitas técnicas e eventos.

No modelo 4.0, os alunos têm acesso à plataforma com conteúdos on-line disponíveis 24 horas por dia, que os ajudam a estudar e se prepararem para os encontros presenciais que acontecem 4 vezes por semana. Durante os encontros, o professor atua como um facilitador, mediando discussões e atuando como mentor dos alunos em sua busca por soluções para problema voltados à realidade do mercado.

Durante a graduação, os alunos de Processos Gerenciais aprenderão disciplinas que oferecem conhecimento sobre empreendedorismo, inovação, finanças e recursos humanos. Se trata de uma ampla formação, composta por matérias práticas e teóricas - como Finanças e Orçamento, Gestão de pessoas, modelagem de processos, marketing exponencial, entre outras.

 

Tendências de mercado

Dentre as principais tendências para o setor de processos gerenciais, a automação dos processos gerenciais é a maior delas. Em qualquer empresa, existem aquelas atividades atividades consideradas burocráticas, como a realização de cálculos, envio de relatórios, organização, armazenamento etc.

Com as avanços da tecnologia, boa parte dessas tarefas já podem ser realizadas por programas computacionais, o que facilita o trabalho do analista de processos gerais e ainda gera benefícios para a corporação, como economia de recursos, segurança no transporte de informações, aumento da produtividade, redução de retrabalhos, integração dos setores, unificação de dados, entre outros.

Formas de ingresso

Está preparado para ingressar no curso de Processos Gerenciais da UNDB? As inscrições estão abertas! Veja nesta página qual das opções oferecidas se encaixa melhor em seu perfil e aproveite!

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Tecnólogo

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

4 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Noturno

   

 


 

jarbas_profile (1)
 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Jarbas Feitosa

Tour 360º