Blog da UNDB

O que é Odontologia?

Written by Dennis Mantovani | 07-08-2019 12:00

Para desvendar o que acontece dentro de um consultório odontológico, você chegou ao artigo certo. Entender o que é Odontologia vai te ajudar a enxergar essa prática brilhante com outros olhos. Vamos lá.

Afinal, O que é Odontologia?

A Odontologia é uma profissão que cuida da saúde bucal das pessoas. Para se tornar um dentista de renome, o Curso de Odontologia fornece teoria e prática de atuação, além de um conteúdo diferenciado focado na especialização odontológica.

Muito mais do que ensinar a população como escovar os dentes adequadamente, o dentista é um perito da Odontologia que pode, inclusive, salvar vidas.

Isso porque alguns distúrbios genéticos, infecções aparentemente simples e até complicações de problemas bucais podem afetar gravemente a vida das pessoas.

Por outro lado, o profissional formado que domina o que é Odontologia como um todo possui expertise e competência para avaliar, diagnosticar disfunções e indicar o tratamento odontológico correto que pode resgatar a qualidade de vida do paciente de maneira imensurável!

Imagina o quão gratificante deve ser aplicar o conhecimento aprendido através do conteúdo de odontologia para ajudar várias pessoas?

Isso sem contar em poder experimentar a sensação quase mágica de sempre obter um significado diferente em torno sobre o que é Odontologia, dependendo da especialização escolhida.

A Evolução Histórica da Odontologia

Você sabia que alguns séculos atrás, o dentista era um barbeiro? Isso mesmo!

Como a maioria da população não tinha acesso aos poucos profissionais especializados nas cidades, o barbeiro realizava um serviço completo: barba, cabelo, bigode, extração dentária e até cirurgia de catarata.

Obviamente, ele dispunha de ferramentas um tanto quanto assustadoras para executar os procedimentos. O problema é que a anestesia, os anti-inflamatórios e antibióticos só tornaram-se acessíveis bastante tempo depois.

Com experiência, mas sem um conteúdo de odontologia adequado e à disposição, a extração do dente era recomendada para sanar a maioria dos problemas bucais.

Será que é por isso que o medo de dentista, que ainda permeia a população, tenha sido herdado de outras gerações que sofreram bastante com tratamentos odontológicos inadequados e doloridos fornecidos pelos barbeiros-dentistas?

O Papel da Odontologia Moderna

Com o avanço da Ciência, Medicina e, consequentemente, da área da Odontologia, remédios, componentes e práticas que priorizam o conforto do paciente, este temor não é mais necessário.

Os equipamentos odontológicos também contam com a mais alta tecnologia e eficiência, promovendo a evolução da cirurgia odontológica, além de tratamentos cada vez mais agradáveis, eficientes e de rápida recuperação.

Tal modernização se estende ainda à qualificação deste profissional que já conta, entre muitas outras especialidades, com:

• A Endodontia (tratamento de canal);
  • A  Implantodontia (focada na adequação de próteses e implantes dentários);
  • A Cirurgia Bucomaxilofacial (reconstrução oral, facial, cabeça e pescoço);
  • Ou ainda a Odontologia Estética, bastante procurada atualmente, que renova a autoestima de milhares de pessoas em todo o mundo!