Postado por Dennis Mantovani em 04-04-2019 9:00

Qual a importância da aprendizagem ativa?

aprendizagem ativada

Talvez você não conheça a aprendizagem ativa pelo nome, mas provavelmente já aprendeu algo com essa metodologia ou conhece alguém que tenha aprendido.O modelo tradicional de ensino, onde o professor passa o conhecimento por meio de explicações orais, exercícios e provas, não cabe mais – pelo menos não de maneira exclusiva – em um mundo como o nosso onde somos bombardeados diariamente com milhares de informações o tempo todo.

Por isso, foi mais do que natural uma evolução e adequação das formas de ensino à realidade dos estudantes, integrando novas ferramentas e métodos à rotina da sala de aula.

aprendizagem ativada

Antes, um resumo sobre aprendizagem ativa

Nessa metodologia de ensino, o aluno é incentivado a adquirir o conhecimento de maneira autônoma e mais participativa. Aqui no blog você pode saber mais sobre a aprendizagem ativa e conhecer alguns exemplos de uso no ensino superior.

Como aprendemos?

De acordo com a teoria defendida pelo psiquiatra americano William Glasser, a porcentagem de aprendizado dos alunos, com base na forma utilizada, seria:

• 10% lendo;
  • 20% escrevendo;
  • 50% escutando e observando;
  • 70% em discussões;
  • 80% praticando;
  • 95% ensinando.

Veja que em situações onde se exige mais ações dos alunos, como em discussões e ensinando, a porcentagem é maior. Logo, apenas ler a matéria, assistir a aula e fazer os exercícios não garante um maior aproveitamento do aprendizado.

Cursos em São Luís

O aluno aprende mais fazendo do que apenas observando

Usando como base apenas a teoria do psiquiatra William Glasser já podemos concluir que o fazer muitas vezes rende mais fruto do que apenas observar.

Com a possibilidade do auxílio tecnológico, a implementação de metodologias inovadoras em sala de aula tornou-se mais fácil e mais eficiente do que a metodologia padrão.

Os estudantes esperam das instituições de ensino um conteúdo que vá além do que eles conseguem encontrar na internet de maneira rápida e gratuita. É a possibilidade da troca de experiências e de um ambiente seguro para discussões e erros que atraem os alunos para a sala de aula.

Benefícios que se refletem na carreira profissional

Alguns dos principais benefícios que os estudantes ganham com as metodologias ativas na educação são: confiança, autonomia, capacidade de análise de problemas, facilidade no aprendizado e no trabalho em equipe.

Alunos do ensino superior sabem que são muitas as qualificações solicitadas pelas empresas no mercado de trabalho atualmente, por isso as universidades que investem nessas metodologias saem na frente ao formarem profissionais capacitados e preparados.

Ao trabalhar estudos de caso, resoluções de problemas e a discussão de situações em equipe, o estudante já está simulando muitas situações que ele provavelmente enfrentará futuramente. E com isso, se torna apto a desenvolver para as empresas o trabalho que elas procuram.

A escolha de uma universidade envolve também a pesquisa do método de ensino aplicado em sala de aula. Escolha aquela que oferece toda a estrutura e ferramentas para uma formação completa e direcionada para um carreira de sucesso.

Nova call to action

Tópicos: aprendizagem ativa