Postado por Dennis Mantovani em 03-03-2020 11:24

Conheça as possibilidades e áreas de atuação na Odontologia!

 
 
 
 
 
 
 
Jovem mulher profissional da área de Odontologia

Não é incomum dizer que o profissional de Odontologia possui um perfil dinâmico, capaz de trabalhar em várias funções distintas. As áreas da Odontologia no mercado de trabalho são inúmeras, porém, todas abrangem os cuidados com dentes, boca e ossos faciais.

Curso de Odontologia

Além da saúde bucal, a carreira do cirurgião-dentista envolve estética bucal, restauração, extração e limpeza dos dentes, projeto e implantação de próteses, realização de cirurgias e tratamento de doenças das gengivas, língua e bochecha. 

Quer descobrir onde você poderá atuar depois de concluir a faculdade de Odontologia? Continue acompanhando este conteúdo e confira as nossas dicas!

Cirurgia geral

Entre as especialidades da odontologia, esta é a especialidade que permite aos especialistas realizar procedimentos preventivos e curativos para a boca e a mandíbula. Portanto, os clínicos gerais estão se preparando para apoiar aqueles que precisam tratar cáries, realizar extrações e limpar os dentes. 

Os cuidados adicionais deste especialista dizem respeito à língua, bochechas, gengivas e lábios. Operações simples e radiografias fazem parte das atividades do cirurgião geral.

Odontopediatria

Esta especialidade oferece ao dentista treinamento técnico e científico no diagnóstico, prevenção, tratamento e controle de problemas de saúde bucal em bebês, crianças e adolescentes. 

Um curso de odontologia infantil também prepara você para uma educação eficaz em saúde bucal. Nos primeiros anos de atuação, o dentista pediátrico participa da orientação da limpeza do pré-natal odontológico das gestantes, por meio de tratamentos restauradores e curativos.

Endodontia

O dentista, especialista em endodontia, é capaz de lidar com mudanças na estrutura interna — na polpa do dente — e nas raízes do dente. Portanto, é tarefa deste profissional realizar tratamentos do canal radicular e analisar compromissos que atingem os nervos e as raízes dos dentes. 

A importância deste trabalho especializado inclui a prevenção de doenças cardíacas, musculares e cerebrais, uma vez que dentes com polpa contaminada representam um alto risco à saúde.

Jovem mulher profissional da área de Odontologia

Odontologia do trabalho

Esta especialidade visa melhorar a saúde bucal nas organizações, evitando doenças que prejudicam os trabalhadores e cumprem suas funções. Para atingir esse objetivo, o especialista em odontologia profissional tenta identificar e prevenir fatores de risco por meio de campanhas e programas de educação em saúde. 

O conhecimento técnico e científico do dentista que trabalha no local de trabalho permite que o especialista realize exames dentários para fins trabalhistas — demissões e admissões —, entre outros.

Implantodontia

Com constantes avanços nessa área, a implantologia é uma das carreiras mais promissoras em odontologia. As principais funções desse profissional são: realizar operações, preparar tecido ósseo e implantar próteses — que podem ser fixas ou removíveis. 

Suas habilidades permitem que ele atue no diagnóstico da parte óssea da mandíbula e na análise do envolvimento da mucosa oral. Além disso, ele também possui o domínio de técnicas cirúrgicas e procedimentos laboratoriais relacionados a diferentes tipos de próteses.

Saúde coletiva

O profissional especializado em saúde coletiva e familiar, atua preventivamente no combate aos problemas de saúde bucal da população. Os estudos nessa área preparam o dentista para atividades em unidades de saúde, como postos públicos, planos de saúde e cooperativas. 

As habilidades adquiridas em sua capacitação permitem ao profissional ocupar cargos gerenciais em diversos setores, inclusive na gestão em saúde pública. Trabalhar em instituições como vigilância em saúde, combater doenças que afetam a população e desenvolver e participar da educação em saúde pública estão entre as habilidades inerentes às carreiras.

Odontologia estética

Odontologia estética é outro ramo da Odontologia que está em expansão. Ela resume as inúmeras especialidades odontológicas, a fim de promover a saúde e a estética oral ao mesmo tempo. Diante desse resultado, o especialista planeja e realiza tratamentos e aplica seus conhecimentos no uso de novas tecnologias e materiais. 

Com isso, suas funções incluem realizar tratamentos restauradores, protéticos e cirúrgicos para obter reabilitação oral e bem-estar para o paciente. O campo de atuação desse especialista também inclui consultórios, cirurgias dentárias e clínicas de estética.

Radiologia odontológica

Ao se capacitar nesse campo, os dentistas se tornam capazes de usar técnicas de radiográficas intra e extra-orais para analisar a anatomia do complexo maxilo-mandibular. Esse método de exame, que usa vários testes de imagem e software especial, serve como ponto de partida para diagnósticos precisos. 

Esse especialista é responsável pela criação de relatórios que permitem que outros dentistas tomem decisões. No que diz respeito à área de trabalho, o treinamento em radiologia e imagem dentária o prepara para trabalhar em centros de diagnóstico por imagem, práticas médicas e equipes de diagnóstico médico.

Odontologia legal

A área é nova em toda sua extensão, embora não seja uma das mais conhecidas. O objetivo é preparar exames e análises forenses judiciais que levem a relatórios e certificados técnicos. 

A análise, perícia e avaliação de arcos dentários para identificar a identidade em condições que impedem seu reconhecimento é um exemplo do trabalho direcionado àqueles com formação em odontologia legal. Esse especialista é chamado odontolegista e trabalha em universidades, convênios odontológicos e Institutos de Medicina Legal. Outras possibilidades de carreira incluem a consultoria e o trabalho autônomo.

Como você pode ver, as áreas de atuação em Odontologia cobrem uma ampla gama de possibilidades. A partir desse leque diversificado de profissões, você poderá escolher aquela que mais se encaixa em seus objetivos profissionais. Um curso de Odontologia em São Luís — se você estiver na região maranhense — é uma ótima forma de iniciar na carreira.

Gostou deste artigo? Então, veja agora como escolher uma faculdade de Odontologia em São Luís e dê início à sua formação!

Veja também:

Tópicos: Odontologia, faculdade de odontologia

Postado por Dennis Mantovani em 03-03-2020 11:24