Postado por Dennis Mantovani em 25-03-2020 18:11

Quais são as áreas na Odontologia mais promissoras? Conheça!

 
 
 
 
 
 
 
Dentista que escolheu apostar em uma das áreas da Odontologia mais promissoras.

Dentista que escolheu apostar em uma das áreas da Odontologia mais promissoras.

O curso de Odontologia é um dos mais procurados na área da saúde. Apesar disso, nem todos os estudantes que buscam por essa formação sabem quais são os principais postos de trabalho.

Na verdade, existem áreas na Odontologia que você, estudante, pode focar para trabalhar apenas com aquilo que gosta. Ao longo da faculdade, os professores explicam sobre vários campos de atuação, mas depois de se formar o seu foco pode ser apenas em um.

Quer conhecer um pouco mais sobre esses campos de trabalho? Então, continue a leitura!

Quais caminhos o estudante do curso de Odontologia pode seguir?

O curso superior de Odontologia oferece uma formação genérica para os estudantes, assim como é exigido pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que o curso ensina sobre várias áreas da ciência odontológica e tem um bom grau de aprofundamento teórico e prático, mas sem dar foco em determinado mercado de trabalho.

Assim, para construir uma carreira de Odontologia o estudante precisa escolher, dentre todas as áreas que conheceu ao longo da formação, aquela que mais combina com seu perfil.

O mais importante que você precisa entender é que a formação em Odontologia permite que o estudante atue em qualquer área dessa ciência. A especialização e o treino constante em determinado campo do conhecimento serve para dar mais destaque profissional e fazer com que essa pessoa cresça em sua carreira.CTA-Blog_UNDB_Odontologia_1Veja também:

Quais são as principais pós em Odontologia?

Agora que você já entendeu o que é uma formação generalista e que a Odontologia é assim, vamos falar sobre as principais especializações em Odontologia.

O termo “especialização” é sinônimo de “pós-graduação”.

Cirurgia geral

A cirurgia geral é uma das áreas mais generalistas da Odontologia. Ao terminar sua graduação, o cirurgião-dentista pode assumir qualquer trabalho dentro da ciência odontológica e essa é uma das principais.

Quem atua na cirurgia geral cuida de boa parte da saúde bucal dos pacientes. O serviço desse profissional vai desde tratar dentes, línguas, gengivas, bochechas e lábios até a retirada e análise de radiografias, aplicação de flúor, pequenas cirurgias, realização de limpezas e remoção de partes deterioradas.

Ortodontia

A ortodontia é uma das áreas mais conhecidas das práticas odontológicas. Ela é, também, uma das carreiras de Odontologia mais seguida pelos dentistas, além de ter boa adesão por parte dos recém formados.

Essa especialidade é a responsável por verificar o desenvolvimento da arcada dentária. Quando identificada a necessidade, o dentista pode alterar a mordedura (forma como a arcada dentária está projetada) e a posição dos dentes por meio dos famosos aparelhos ortodônticos, que podem ser fixos ou móveis.

Para realizar o seu trabalho, o ortodontista faz a análise dentária completa de seu paciente, incluindo exame clínico, fotografia e radiografia da arcada e molde de gesso.

Implantodontia

A implantodontia, como o nome sugere, é a prática odontológica que fica responsável pela avaliação de necessidade e execução de cirurgias e implantes de próteses fixas ou removíveis, sejam elas parciais, totais ou unitárias.

O implantodontista  utiliza peças de titânio, as quais são colocadas no interior do tecido ósseo de seus pacientes. Esse material é, então, incorporado ao osso, tornando-o integrado e facilitando sua absorção, permitindo que a pessoa volte a ter uma dentição mais próxima da natural.

Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial

A traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial é uma área da Odontologia que é conhecida por seus tratamentos complexos (cirurgias) e de grande impacto. O cirurgião buco-maxilo-facial diagnostica lesões, anomalias e traumatismos na face, sistema de mastigação (maxilar, gengiva, mandíbula) e boca.

Sua principal função é a aplicação de recursos terapêuticos diretos para a recuperação do paciente. Esses recursos são, em grande parte, cirurgias, implantes, transplantes e enxertos que permitem restaurar a arcada dentária da pessoa.

Além disso, o cirurgião buco-maxilo-facial também oferece tratamento para alguns problemas relacionados ao sono (como o bruxismo) e outros problemas que afetem a articulação temporomandibular.

Odontopediatria

Lembra de quando você ainda era criança e tinha um dia que alguns dentistas iam na sua escola e levavam escovas de dente, flúor e examinavam seus dentes? Pois é, eles eram odontopediatras.

A odontopediatria é a área da Odontologia responsável pela saúde bucal das crianças. A principal função do odontopediatra é fazer o trabalho preventivo, garantindo que os dentes de leite estão sendo bem cuidados e permitirão o desenvolvimento de uma dentição permanente saudável.

O cuidado da dentição de leite influencia, dentre outras coisas, na fala e mastigação. Assim, caso o odontopediatra perceba alguma relação atípica, ele pode propor um tratamento, protegendo a criança e, em alguns casos, poupando-a do uso dos aparelhos ortodônticos na adolescência.

Periodontia

O periodontista tem seu foco de trabalho nos ossos que sustentam os dentes e nas gengivas. Ele cuida de ambas as áreas usando técnicas de raspagens, cirurgias e alguns outros procedimentos.

Ele faz a avaliação, prevenção e utiliza seus recursos terapêuticos para tratar as periodontites (doenças periodontais), como cáries, gengivite e outras que podem ser geradas por inflamações e bactérias.

Vale a pena seguir uma carreira na Odontologia?

A Odontologia é um importante campo de trabalho dentro da área da saúde. Os cirurgiões-dentistas atuam em uma das partes mais importantes para o bem-estar da população: a saúde bucal.

Somado a isso, o campo de trabalho desse profissional é vasto. Existem diversas pós em Odonto e é possível encontrar uma que combine exatamente com o seu perfil. As áreas citadas ao longo do texto ainda têm mais uma vantagem: elas são promissoras e a demanda por novos profissionais só tende a crescer  nos próximos anos.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa ciência e o processo de formação? Então, veja o que se estuda em uma Faculdade de Odontologia

Veja também:

Tópicos: faculdade de odontologia

Postado por Dennis Mantovani em 25-03-2020 18:11