Postado por Undb em 27-12-2023 14:27

Administrador: o que faz, onde atua e mais!

 
 
 
 
 
 
 
administrador

Chamamos de administrador, o profissional formado em administração que é responsável por desempenhar funções importantes dentro de uma organização. Ele cuida do gerenciamento e funcionamento de uma empresa, podendo ocorrer tanto no âmbito público ou privado. Nesse caso, é dever do administrador promover a organização, o planejamento e o controle dos setores da instituição.

Geralmente esses profissionais são muitos solicitados para atuar em escritórios, espaços em recursos humanos, logísticas, hotéis, shoppings, hospitais e muito mais. Caso o profissional tenha interesse em atuar no setor público, deve-se realizar concursos públicos, que esses irão conferir ao administrador maior estabilidade financeira.

Portanto, é de suma importância compreender um pouco mais sobre a profissão do administrador, onde atua, o que faz e outras vertentes da profissão, além de onde estudar para ingressar nessa carreira promissora e se tornar um ótimo profissional. Acompanhe!

Como é a profissão de Administrador 

O administrador desempenha funções estratégicas e importantes em empresas de todos os portes e de diversos segmentos. Isso se deve ao fato de que no curso de administração, prepara profissionais para gerenciar os diversos setores como o do marketing, da produção, de serviços, dos recursos humanos e de finanças.

Esse profissional tem como uma das funções cuidar da parte administrativa de uma organização, sendo ela pública ou privada. Atualmente, a área de atuação do administrador ampliou suas ações, cabendo a esse profissional também a parte de liderar pessoas, estruturar processos gerenciais, controlar recursos internos, como tempo, materiais e entre outros. 

No entanto, as funções do profissional em administração podem variar conforme o segmento da empresa onde ele trabalha. Algumas dessas tarefas também são:

  • Estruturação e organização de arquivos e documentos;
  • Serviços de auxílio ao controle financeiro;
  • Preencher planilhas e formulários;
  • Atendimento;
  • Elaboração de agendas;
  • Redação de comunicados/
  • Distribuir tarefas aos liderados;
  • Manter a equipe focada em atingir metas e objetivos organizacionais.

Outra tarefa bastante comum na profissão de administrador é trabalhar com recursos humanos, como funcionários e gerentes. Já que os recursos humanos são essenciais para determinar as necessidades dos funcionários e os níveis de desempenho.

Curso de Administração

Onde atua o administrador ?

É fato de que o segmento administrativo é muito importante para o funcionamento do mercado, como também para a própria estruturação da sociedade. Com isso, o profissional de administração tem uma vasta área de segmentos onde ele pode atuar profissionalmente.

Além dessas possibilidades de atuação do administrador formado em administração, conhecer as áreas desse campo do conhecimento pode ajudar quem está se decidindo pela profissão que deseja seguir.

Então, mostraremos para você algumas possibilidades de atuação nas quais o administrador pode trabalhar, vamos conferir cada uma delas ?

 

Design sem nome-1

 

Gestão de recursos humanos 

A área de gestão de recursos humanos é caracterizada por atividades de recrutamento, seleção, contratação e treinamentos de funcionários para uma empresa. Nessa área o administrador pode executar ações que visam à manutenção do quadro de funcionários da empresa em conformidade com suas políticas e valores.

Essa é uma das áreas mais populares entre os graduados do curso, entre suas funções, estão também atribuídos ao profissional os processos de demissão e admissão, treinamento e estabelecimento da política de cargos e salários.

Gestão financeira

Essa costuma ser uma das áreas mais comuns de atuação do administrador, a gestão financeira consiste na aplicação de técnicas e conhecimentos para proceder ao gerenciamento da receita de uma empresa.

Nessa área, o profissional em administração é responsável pela aplicação da receita da instituição, definindo orçamentos para os seus diferentes setores e realizando pagamentos de salários de funcionários, serviços terceirizados, impostos e fornecedores.

É função do profissional também, identificar, analisar e acompanhar as variáveis econômicas e financeiras relativas à empresa, oferecendo um suporte a processos importantes de tomada de decisões.

Logística

No setor de logística, a atuação do administrador se ocupa na ação de compra de matéria-prima, da organização dos processos requeridos para a sua transformação em produtos e da manipulação adequada dele até a efetivação completa de sua venda.

Outra responsabilidade do administrador na área da logística é  o gerenciamento de todo o fluxo produtivo da empresa. Ele pode fazer isso buscando a melhor relação custo -benefício possível, de maneira a otimizar os processos desenvolvidos, alcançado um alto grau de eficiência e com o mínimo de desperdício.

O administrador pode ter como suporte na realização dessas funções o uso de tecnologia de ponta. Diversos softwares podem ser adquiridos para acompanhar, por exemplo, o nível de estoque, isso faz com que a empresa possa avaliar o momento adequado para fazer promoções ou elevar os preços. 

Consultoria 

Outra área comum de atuação do administrador é a consultoria, aqui ele pode fornecer suporte para outras empresas que precisam de soluções estratégicas ou medidas para a redução de custos. 

Sendo assim, o profissional pode realizar uma avaliação dos processos da organização, apontar as falhas e sugerir sugestões de melhorias para o crescimento do negócio.

Marketing

Se engana quem acha que somente quem estuda Publicidade e Propaganda pode atuar com marketing. Essa também é uma das áreas pertencentes à atuação do administrador e tem crescido bastante, principalmente por conta dos meios digitais de comunicação.

Nessa área o profissional é responsável por fazer um estudo do mercado e entender o comportamento e as expectativas dos consumidores quanto ao produto ou serviço da empresa. Ele trabalha na divulgação e promoção para aumentar as vendas e fortalecer a marca.

Vendas

Cada vez mais as empresas estão buscando profissionais preparados para o gerenciamento no departamento de vendas. Nessa área, o administrador cuidará da parte em quem vai liderar equipes, pensar em estratégias, atuar junto ao marketing definindo prazos e pagamentos.

Estude administração 4.0 na UNDB

A UNDB oferece aos alunos do curso de administração o modelo 4.0 de aprendizagem. E nessa proposta a UNDB além de formar profissionais qualificados para  o mercado de trabalho, ela ajuda a transformá-los em protagonistas do conhecimento.

É um modelo de aprendizagem em que o aluno consegue autonomia no processo de aprendizagem com conteúdos do seu cursos disponibilizados em uma plataforma 24 horas por dia.

Além disso, a UNDB possui ambientes colaborativos e recursos tecnológicos de ponta que vão auxiliar o aluno no processo de construção do conhecimento, oferecendo um ensino de muita qualidade, alinhando as necessidades do mercado.

Então, tem interesse em iniciar o curso de administração 4.0 da UNDB ? é simples e fácil, é só acessar o nosso site clicando aqui, e preencher a ficha de inscrição.

Vale ressaltar que além da opção por meio do vestibular, o estudante também pode usar a nota do ENEM. Saiba mais sobre a data do próximo vestibular, ficando de olho em nossas redes sociais e no site.

Tópicos: Administração, Administração UNDB

Postado por Undb em 27-12-2023 14:27