icons-04.png

GRADE CURRICULAR

Faça o download da grade curricular aqui!

icons-06.png

HORÁRIOS

Matutino, 08h20 às 11h50

Noturno, 19h às 22h30

O que é Psicologia?

Psicologia é a área que estuda o comportamento humano e a relação entre o indivíduo e os diferentes contextos nos quais ele está inserido, de forma a entender que impactos essas relações podem trazer à subjetividade e ao bem-estar desses sujeitos. O psicólogo é o profissional dessa área e o responsável por analisar aspectos emocionais e comportamentais de indivíduos e grupos para então diagnosticar as demandas existentes e propor soluções para a intervenção e promoção de ajustamento e saúde mental.

 

O objetivo principal da Psicologia é encontrar caminhos, por meio dessa análise dos sentimentos e pensamentos das pessoas e grupos, que lhes ofereçam bem-estar, melhorando assim seus relacionamentos, principalmente consigo mesmo.

 

Por que fazer graduação em Psicologia?

Psicologia aparece sempre nas listas dos cursos mais tradicionais e procurados do país. Só em 2019, na Fuvest, o curso teve 61,78 candidatos/vaga, atrás apenas da graduação em Medicina.

Não à toa o curso apareceu entre os 10 primeiros no número de matrículas, segundo dados do Censo da Educação Superior, com mais 249 mil matrículas em 2017. E esses dados são reflexos de uma profissão que está sempre em alta, com uma grande abrangência de atuação por parte dos psicólogos.
 
Outro ponto de destaque para quem quer cursar Psicologia é a possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em um mundo dominado pela tecnologia e com a globalização impactando diretamente nas emoções do ser humano, cresce o número de pessoas que buscam profissionais que saibam lidar com suas dificuldades e pressões do dia a dia.
 

O que se aprende na graduação de Psicologia?

O curso de Psicologia é formado por uma série de disciplinas que estudam o corpo e a mente do ser humano. Matérias que variam desde anatomia, fisiologia a antropologia e teoria psicanalítica.

Há uma variação do curso e de matérias de uma faculdade para outra. Na UNDB as principais disciplinas da graduação ao longo dos 5 anos de curso são:
  • História e Fundamentos da Psicologia;
  • Psicologia: Ciência e Profissão;
  • Comunicação e Expressão;
  • Genética do Comportamento Humano;
  • Fundamentos da Teoria Psicanalítica;
  • Psicopatologia;
  • Psicologia e Políticas Públicas;
  • Psicologia e Processos Grupais;
  • Entrevista Clínica;
  • Teorias e técnicas Psicoterápicas em Análise do Comportamento;
  • Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivo-Comportamentais;
  • Psicologia na gestão de riscos, emergências e desastres;
  • Psicologia da Pessoa com Deficiência;
  • Psicologia e Neurociências.

Qual é o perfil do profissional de Psicologia?

A característica principal de quem quer cursar Psicologia é a empatia com as pessoas. Afinal, esse será o trabalho desse profissional ao longo da vida, lidar diretamente com o ser humano.

Ser assertivo e ter uma escuta empática também são algumas das características desse profissional. Habilidades de comunicação também são essenciais, pois o psicólogo não é aquele que busca impor algum tipo de caminho que seu paciente deve seguir, mas aquele que sugere possibilidades para que o próprio paciente mude seu comportamento para encontrar a solução do seu problema.
 
É fundamental também que o psicólogo tenha uma mente aberta e livre de preconceitos, já que o paciente está em busca de alguém que não o julgue. Ou seja, independente do problema em questão, a função do psicólogo é propor caminhos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades de autorregulação daquele que o procura.
 

Como é o mercado de Psicologia?

O profissional de psicologia tem um universo vasto de trabalho na sua área. Podendo atuar em hospitais, escolas, instituições de saúde, clínicas e consultórios. Podendo exercer sua profissão tanto no setor público como privado.
Existem inúmeras variações da Psicologia em que o psicólogo pode atuar, são elas:
  • Psicologia clínica: é a mais comum e foca no atendimento de pacientes com problemas emocionais ou comportamentais.
  • Psicologia esportiva: essa área tem como objetivo preparar os atletas para enfrentar a pressão da profissão e se manterem em um constante alto rendimento, onde o corpo e a mente se integram completamente.
  • Psicologia educacional: criada especialmente para a orientação dos profissionais da educação, para que criem programas educacionais que resolvam problemas dos alunos e professores, otimizando o aprendizado.
  • Psicologia jurídica: Atua principalmente com presos e em casos de guarda de filhos e violência contra a criança e o adolescente. Esse profissional fica ao longo do processo dando todo o suporte aos envolvidos no problema.

  • Psicologia hospitalar: é a área onde o psicólogo deve dar suporte emocional não só as pessoas hospitalizadas, mas também as famílias desses pacientes.

 Duração do curso de Psicologia

O curso de Psicologia da UNDB tem duração de 5 anos, divididos em 10 semestres. O estudante pode optar pela graduação no período matutino (08h20 às 11h50) e noturno (19h às 22h30).

 

Por que estudar Psicologia na UNDB?

A UNDB é um centro universitário de referência no Maranhão. Mantendo a excelência não só na sua estrutura, mas também em sua metodologia de ensino. É a única instituição do estado que oferece em suas graduações o sistema de “Cases” e “Papers”.

 
Incentivando os alunos a desenvolverem pesquisa científica desde o primeiro período. Estimulando os estudantes para que se tornem protagonistas de conhecimento em suas profissões.A infraestrutura da UNDB comporta salas de aula com equipamentos audiovisuais que facilitam o aprendizado e a relação entre professores e estudantes. Além de uma biblioteca com grande acervo e aberta para pesquisas e estudos dos alunos.
 
UNDB também oferece suporte  aos estudantes com o Espaço TEIA – Tecnologia, Empregabilidade, Inovação e Aprendizagem, que foi criado para dar toda a atenção para que os alunos consigam se colocar com maior facilidade no mercado de trabalho.
 

Como ingressar na UNDB?

Se identificou com a graduação em Psicologia da UNDB? Para se inscrever no curso é fácil, basta preencher a ficha de inscrição no site da instituição, clicando aqui. O estudante também pode usar a nota do ENEM ao optar pelo curso de Psicologia.
 

É bom também ficar atento nas redes sociais da UNDB para saber a data do próximo vestibular. E para maiores esclarecimentos sobre o curso é só entrar em contato com a instituição pelo relacionamento@undb.edu.br ou pelo (98) 4009-7083.

 

UNDB_CTA

Sobre o Curso

icon1

Tipo:

Graduação - Bacharelado

icon2

Modalidade:

Presencial

icon3

Duração:

10 semestres

icon4

Período(s) Oferecido(s):

Matutino e Noturno

   

 


 

illara
 
Tire suas dúvidas sobre o curso com o coordenador:
Illara Nogueira
 

Tour 360º