Postado por Undb em 12-12-2023 9:00

Advogado: áreas de atuação, Dinâmica do Mercado de Trabalho e mais!

 
 
 
 
 
 
 
curso de direito

Geralmente muitas pessoas podem entender o que é um advogado, mas nem todo mundo sabe exatamente onde esse profissional atua e como funciona o mercado de trabalho. Então se você pretende seguir carreira e entender como funciona o mercado de atuação para este profissional, continue nesse post que iremos esclarecer suas dúvidas e outras dicas importantes.

O que faz um advogado?

Advogado é o profissional que atua na área de direito, ele defende os direitos de uma empresa ou de uma pessoa de acordo com as leis em que o país estabelece. Geralmente essa abordagem inicial com seus clientes, acontece de forma formal em seu escritório, fazendo reuniões para entender as possibilidades para que possa realizar seus serviços.

Quais as áreas de atuação do advogado? 

As áreas de atuação para o profissional em Direito são amplas e bastante atrativas no meio jurídico. Mas apesar de possuir essa gama de possibilidades de atuações e disponibilizar flexibilidade para esses profissionais, pode gerar muitas dúvidas para quem deseja seguir carreira, afinal de contas, em qual área do direito devo me especializar? 

Com certeza essa decisão não é fácil, mas o importante é ter paciência para não se precipitar e escolher um ramo que talvez não tenha relação com o que você sonha para sua vida. Pensando nisso, te ajudaremos a tirar todas essas dúvidas sobre as áreas de atuação existentes do direito com dicas importantes sobre cada uma delas. Confira!

Curso de Direito

Direito Civil

O Direito Civil é conhecido como uma das  áreas mais amplas no país. Nessa área o advogado tem como função representar os interesses individuais referentes a bens de propriedades e questões que envolvem famílias, como por exemplo, heranças ou divórcio.

Por se tratar de uma área com uma grande relevância, é possível que esse profissional se especialize em uma área específica dentro do Direito Civil. Uma dessas áreas de especialização é: direito contratual da família, das pessoas, dos bens, das sucessões e responsabilidade civil. 

Direito Ambiental 

O profissional que optar por seguir essa área de atuação é chamado de advogado ambientalista. O advogado é responsável por acompanhar processos administrativos de licenciamento ambiental, participar de processos judiciais civis e criminais que estão associados à legislação ambiental e outras causas que vinculam a relação do homem com o meio ambiente.

Direito da Tecnologia da Informação

O advogado que escolher essa área lidará diretamente com questões que envolvem informática, direitos autorais, direitos de propriedade intelectual, contratos de serviços de TI e leis antitruste e privacidade. 

Essa área de atuação é essencial para quem analisa os mecanismos que oferecem proteção a esses serviços, permitindo o desenvolvimento da habilidade de aplicações dos institutos de proteção à propriedade intelectual e os bens jurídicos disponíveis na internet. 

O profissional de Direito da Tecnologia da Informação pode atuar em diversas áreas, como empresas, escritórios jurídicos, em áreas de pesquisas, entre outros. 

Direito Empresarial 

A áreas de direito empresarial é a responsável por funções voltadas para os aspectos jurídicos do comércio. O profissional pode trabalhar defendendo os empresários e sociedades diante dos seus interesses comerciais e auxiliando em questões como abertura e fechamento de estabelecimento ou a realização de contratos e estatutos sociais.

Direito Contratual 

Essa área é responsável pela parte que trata das relações que surgem em todos os tipos de contrato, inclusive os que estão presentes nas atividades da sua empresa. Esses tipos de contrato são uma ferramenta indispensável para aqueles que procuram acordos claros mutuamente benéficos.

Nessa área de Direito contratual, uma vez que envolve a interpretação e aplicação das determinações contidas no contrato, caso haja o descumprimento de uma das partes, pode ser acionada uma disputa legal, tornando necessária a presença de um advogado especializado em direito contratual.

Direito do Consumidor 

O profissional que escolhe seguir caminho nessa área, pode trabalhar defendendo tanto o cidadão em suas relações com fornecedores de bens de serviços quanto os próprios fornecedores. 

As regras sobre garantia, direito do arrependimento, limites nas práticas de cobrança e outras questões do tipo fazem parte desse ramo. Essa área exige atenção dos consumidores e fornecedores para que todos entendam os seus direitos e deveres e é por esse motivo que, na rotina jurídica, ele pode ser aplicado de diferentes formas pelos profissionais.

Direito Penal

O advogado que deseja seguir carreira nessa área, irá trabalhar em ações referentes a crimes e contravenções.É nela que o advogado pode preparar e apresentar tanto a defesa quanto a acusação de pessoas físicas e jurídicas.

Direito trabalhista 

Nessa área o profissional lida com questões que envolvem relações entre patrões e empregados. Sua função é basicamente atuar na consultoria e na prevenção de conflitos como representante de uma das partes, em casos de processos na justiça.

O advogado também cuida das questões que envolvem pendências perante os órgãos de previdência social ou privada. O profissional também precisa entender tudo que se refere à previdência, para que possa atuar na defesa de seus clientes.

Direito Tributário

A área de Direito Tributário, o advogado cuida de normas e princípios relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Uma das principais funções nessa área para o advogado é defender os contribuintes tanto de pessoa física quanto jurídica de eventuais equívocos no recolhimento de tributos pela entidade arrecadadora.

 

Design sem nome (19)

 

Como está o mercado de trabalho para os advogados? 

Atualmente o mercado de trabalho para os profissionais de direito está em bastante expansão e as oportunidades de emprego continuam em uma crescente para várias áreas de atuação. Além do advogado percorrer o caminho da empregabilidade como profissional liberal, é possível atuar em escritórios especializados ou podendo também, trabalhar como empregado ou sócio.

Este mercado é conhecido por disponibilizar ótimas oportunidades exigindo qualificações desses profissionais. É necessário que esse profissional desenvolva uma base e mantenha-se atualizado, já que a todo momento surgem leis e decisões que influenciam no dia a dia. 

Qual área do direito que mais emprega? 

O mercado de trabalho para o advogado é bastante flexível e a taxa de empregabilidade é muito grande. Existem algumas áreas no mercado de trabalho em que o direito se divide, algumas dessas principais carreiras para esse profissional são: 

  • Setor Público: Na carreira pública, o profissional encontra duas opções, a primeira delas é destinada aos bacharéis em Direito e a segunda abrange os de nível superior na administração pública. 
  • Advocacia: Nessa área, o advogado atua na representação jurídica de pessoas, defendendo seus interesses.
  • Acadêmica: Essa área é destinada ao profissional que decide realizar aulas em faculdades públicas e privadas.

Curso de Direito da UNDB

Na UNDB, o curso de Direito da UNDB, garante formar profissionais qualificados tendo como objetivo preparar alunos não só na vida acadêmica, mas como também, tenham uma vivência concreta do que é o mercado de trabalho, estimulando-os com a interação com profissionais da área por meio de palestras, debates e seminários oferecidos pela UNDB.

É na UNDB que os alunos são capacitados a criarem um espírito crítico e reflexivo. Tornando-se verdadeiros protagonistas do mercado dentro do processo de conhecimento. 

A UNDB é uma instituição que oferece qualidade e excelência no ensino superior, ela vai te preparar para se destacar e conseguir um lugar de prestígio na profissão, além de que, com ela você terá toda uma estrutura completa e o custo benefício para se formar um excelente Advogado.

Tá esperando o que ? Faça sua inscrição no curso de Direito da UNDB e escolha sua forma de ingresso. As modalidades estão todas devidamente explicadas no site institucional da UNDB. Corre e não fique de fora!

Tópicos: direito, Faculdade de direito, Curso de Direito

Postado por Undb em 12-12-2023 9:00