Postado por Undb em 22-02-2024 9:00

Área de humanas: quais são, cursos e mais!

 
 
 
 
 
 
 
areas de exatas

Área de humanas: quais são, cursos e mais!

As áreas de Ciências Humanas envolve uma variedade de cursos a serem estudados, como os de Administração, Filosofia, Direito e muitas outras opções de cursos. O que todos esses cursos da área de humanas têm em comum é que ambos trabalham com temas ligados às pessoas e suas relações com o mundo.

As faculdades possuem grandes demandas para cursos dessa área de estudo. Elas podem ser do tipo bacharelado, licenciatura ou tecnológico, além de oferecerem modalidades presenciais e a distância. 

Iremos te apresentar agora um conteúdo sobre o que é a área de Ciências Humanas e quais cursos estão diretamente relacionados a ela. Continue lendo!

O que são as Ciências Humanas?

Ciências Humanas é uma área que abrange graduação com foco nas artes, na comunicação, nos estudos sociais e até nos negócios. Discussões de questões sociais, incentivo ao pensamento crítico e o estudo da linguagem fazem parte praticamente de todo curso de humanas. 

A área de humanas tem como objetivo principal estudar o homem individualmente e a sociedade, e suas relações com o mundo. 

Para que você entenda melhor sobre essa área, vamos apresentar os principais cursos de Humanas. Além disso, mostraremos também algumas características importantes para quem deseja seguir esse caminho.

Quais os principais cursos de Humanas?

Há diversos cursos disponíveis para quem se identifica com os aspectos humanos, os quais oferecem diferentes oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Confira a seguir.

Jornalismo 

O curso de Jornalismo tem a duração de 4 anos e ensina aos estudantes a lidar com informações que são relevantes para toda a sociedade. O profissional dessa área é capaz de produzir notícias para os diferentes meios de comunicação.

Nesse curso, ele aprende a organizar pautas, editar matérias, entre outras atribuições do cotidiano do jornalista. O mercado de trabalho é amplo e costuma oferecer oportunidades em jornais, revistas, emissoras de televisão e outros. 

Marketing

O curso de Marketing é uma das opções da área de humanas que se encontra em alta e possui o nível de bacharelado. O profissional dessa área é responsável pelo posicionamento de um produto, marca ou empresa no mercado, tendo que empregar diferentes estratégias para o crescimento desses elementos.

O marketing digital também é atrelado a essa profissão e traz bastante retorno no mercado de trabalho. Quem atua nesse setor precisa entender as movimentações do mercado, aplicando estratégias criativas e inovadoras para o crescimento de seus clientes.

Administração

Apesar de existir matérias que envolvem cálculos, o curso de Administração faz parte da área de Humanas. Isso porque o profissional deve ter uma visão ampla sobre vários assuntos, exercendo funções de gerenciamento de recursos humanos e financeiros de uma organização. 

Os formados neste curso são capacitados para cargos de liderança empresarial, para o setor de recursos humanos e para área de marketing.

Direito

Sendo um dos mais conhecidos na área de Humanas, o curso de Direito dura em média 5 anos e exige do aluno muita leitura e uma grande capacidade de concentração, pois as disciplinas teóricas representam grande parte da grade curricular.

Os formados podem atuar como advogados, trabalhando em diversas áreas da profissão, como civil, criminal, trabalhista, ambiental, entre outros. 

 

Design sem nome (57)

 

Pedagogia

O curso de Pedagogia é um dos precursores e prepara os profissionais para atuarem nos diferentes níveis de educação, capacitando para a atuação com crianças, jovens e adultos.

Os profissionais dessa área precisam ter domínio de diferentes características para proporcionar uma educação humanizada e de excelência para seus alunos. O curso tem duração média de 4 anos e boa parte do curso é focada nas matérias teóricas.

Qual o perfil dos profissionais de Humanas?

Existem algumas características que ajudam a identificar os profissionais de humanas e isso é um bom indicativo para saber se esse é o caminho mais indicado para o seu perfil. Vamos conferir!

Comunicação

Como é uma área que trabalha com o ser humano, a comunicação é uma competência essencial para preencher o perfil desse profissional. Se relacionar com os outros, saber passar informações de forma correta é uma das características que devem estar presente neste perfil. 

Criatividade

A criatividade também é uma característica a ser levada em consideração. Ela está ligada às artes, à música e à cultura e ajuda em todas as profissões de humanas, como na área de marketing, por exemplo, e na pedagogia.

Gosto pela leitura

As disciplinas que envolvem essa área costumam dispor de uma boa carga horária de disciplinas teóricas, tendo a leitura como um elemento fundamental nesse contexto. Por isso é importante gostar de ler e ter facilidade para se concentrar durante essa atividade.

Exatas ou Humanas, não importa, seu futuro é no Centro Universitário UNDB

Na UNDB  oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas. Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.

Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas. 

Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 8° Melhor Centro Universitário do Brasil.

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de bolsa nas mensalidades em toda a graduação *exceto medicina*

Para você que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.

Portanto, saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na UNDB e dê os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão.

Tópicos: Cursos em São Luís

Postado por Undb em 22-02-2024 9:00