Postado por Undb em 29-12-2023 9:00

Arquiteto e Urbanista: quais são as principais funções!

arquiteto e urbanista

Arquiteto e Urbanista é profissional que fica responsável por projetar os diversos espaços que podem ser destinados a vários fins. O profissional vai elaborar um projeto arquitetônico com o objetivo de aproveitar o espaço ao máximo, dando a ele uma funcionalidade, beleza, conforto e praticidade.

Também é dada a ele a tarefa de definir o tamanho de cada ambiente, a localização de cada elemento da construção, por exemplo, ele é responsável por decidir a localização das portas e janelas e decidir os materiais que deverão ser utilizados na construção.

O Arquiteto e Urbanista pode atuar também na realização de projetos de arquitetura e urbanismo voltada às inspeções e vistorias periódicas realizadas na obra, além de atuar como paisagista, no planejamento e projeção de áreas não construídas.

O profissional em arquitetura e urbanismo é um profissional bastante solicitado no mercado imobiliário. Preparamos um conteúdo bem legal para te mostrar quais são as principais funções que o arquiteto pode desempenhar ao longo de sua carreira. Acompanhe!

Qual é a função do arquiteto e urbanista ?

Você tem dúvida de qual é a função do arquiteto e urbanista ? Pois saiba que essa profissão conta como algumas funções pertinentes a essa área de acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Confira algumas das principais funções desempenhadas por esse profissional:

• Planejamento de obras;
  • Execução de obras;
  • Gestão de obras;
  • Ensino e pesquisa de arquitetura e urbanismo;
  • Atividades especiais em arquitetura e urbanismo;
  • Engenharia de segurança do trabalho.

Para cada área, o profissional pode desempenhar um cargo específico, com funções diferentes e focos específicos de trabalho. Confira agora algumas dessas funções:

Arquiteto de patrimônio

Essa área que é pertinente ao profissional de arquitetura é a área onde o profissional tem como função o trabalho com patrimônios históricos. Eles são responsáveis pela preservação e pela restauração de obras que possuem uma relevância histórica, como prédios e monumentos.

Nesse caso, é comum que os profissionais desse ramo atuem em órgãos governamentais. E um dos lugares onde se emprega esse tipo de profissional é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Podendo também desempenhar suas funções no âmbito privado.

Uma das principais funções nesse segmento é o de acompanhar e fiscalizar os lugares históricos. Porém, é possível trabalhar em projetos que atuam na recuperação dessas áreas.

A obtenção do ensino superior já é suficiente para trabalhar nessa área. No entanto, se especializar ou realizar um mestrado pode ser um diferencial para conseguir uma boa colocação no mercado, principalmente fora do país.

Design sem nome (3)-2

Arquiteto de edificações

Essa área pode ser uma das mais conhecidas entre o público geral. Os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por planejar e acompanhar a execução e o andamento de obras de construção civil.

O arquiteto e urbanista deve ter a capacidade de adaptar as necessidades dos clientes aos espaços disponíveis na obra. Como por exemplo, análise do terreno, verificação do impacto ambiental da obra, modelagem 3D e análise de custos.

Esses profissionais costumam realizar suas funções tanto em âmbito privado, em escritórios ou como funcionários de organizações. Mesmo fazendo parte de todo o acompanhamento e organização da obra, é muito comum que eles também trabalhem em companhia de um engenheiro civil, que nesse caso, fará a planta estrutural de um projeto.

Urbanista

O urbanismo está presente no nome da maioria dos cursos de arquitetura no Brasil. No entanto, vale ficar atento, caso o seu curso não ofereça uma habilitação em urbanismo, você não poderá trabalhar com isso quando concluir sua formação.

Mas o que é o urbanista? Bom, os arquitetos habilitados em urbanismo irão atuar não só no planejamento de uma edificação, mas de todo o seu entorno. Isso significa planejar desde praças, condomínios e parques até cidades.

Paisagista

No paisagismo, o arquiteto é responsável por planejar e acompanhar a execução de projetos ao ar livre com jardins e vegetação. Esses projetos podem ser elaborados tanto em espaços públicos ou privados.

Aqui no país é muito comum encontrar técnicos em paisagismo desempenhando essas funções ou até mesmo arquitetos de edificações podem assumir essa responsabilidade. Porém, no exterior, o paisagista pode ser um arquiteto especializado.

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Onde estudar arquitetura e urbanismo ?

Agora que você já sabe um pouco das principais funções de um arquiteto e urbanista e de como essa profissão pode ser tão expansiva e gerar altos ganhos no mercado de trabalho. Que tal conhecer a faculdade perfeita para você iniciar esse sonho ?

Na UNDB, a graduação em Arquitetura e Urbanismo na UNDB qualifica e prepara o aluno para esse cenário bastante concorrido, oferecendo aos alunos uma estrutura de excelência e prezando pela qualidade de ensino proporcionada por aulas dinâmicas, além de salas de aula equipadas e laboratórios de última geração.

Além disso, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB ainda tem a disposição o espaço LUPA (laboratório de Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura e Artes), cujo o objetivo é ser um núcleo multidisciplinar servindo como apoio nas aulas e melhorando as relações entre professores e alunos nas aulas práticas e teóricas.

Quer garantir um futuro brilhante na profissão ? Você pode ingressar nos cursos da UNDB fazendo sua inscrição pelo nosso site, clicando aqui ou entre em contato com a equipe da UNDB pelo relacionamento@undb.edu.br. Não perca tempo, estamos esperando por você.

Tópicos: Arquitetura e Urbanismo

Postado por Undb em 29-12-2023 9:00