O uso de novas tecnologias, ferramentas, processos e métodos, que facilitam a rotina das organizações empresariais e do departamento de recursos humanos, têm sido cada vez maiores. Além de auxiliar na gestão de pessoas, garantir o bom funcionamento das empresas, também melhoram a competitividade no mercado de trabalho.
Tendo em vista esses avanços, que proporcionam diversos benefícios para o negócio, tem-se o conceito de leadership, na qual tem auxiliado na otimização dos processos da empresa e da gestão de pessoas com base nas necessidades atuais. Ou seja, o leadership é um novo modelo de liderança, que possui a finalidade de ajudar as empresas a potencializar as competências dos colaboradores da geração millennial.
Portanto, é de suma importância conhecer o que é leadership, quais as características desse novo modelo, como adequar-se ao modelo leadership, assim como quais são as principais vantagens da aplicabilidade desse modelo leadership numa organização empresarial.
O que é Leadership?
Esse conceito de leadership aborda o modo como as pessoas em posições de chefia lideraram, orientaram e assumem o comando, a fim de contribuir para o sucesso de uma empresa. Ou seja, o leadership é um novo modelo de liderança, que possui a finalidade de ajudar as empresas a potencializar as competências da geração millennial.
Entre as principais propostas oferecidas pelo novo modelo, têm-se situações como: redução da hierarquia da empresa, com intuito de os millennials se sintam importantes; o ato de proporcionar uma maior colaboração e participação; oferecer maior flexibilidade, possibilitar uma maior autonomia, entre outros.
A aplicabilidade do Leadership ocorre mediante o uso da tecnologia e ferramentas para produzir mudanças de atitudes, pensamentos, comportamentos e, por fim, melhorar o desempenho dos colaboradores para que alcancem os objetivos desejados.
Características do modelo leadership na prática
O modelo de liderança leadership possui algumas características fundamentais. Elas estão profundamente interligadas com o seu funcionamento e eficiência. Tais como:
- Hierarquia reduzida - O modelo tradicional da estrutura hierárquica, na qual o chefe comanda e o funcionário obedece, não é o mais adequado.
No ambiente de trabalho em que os colaboradores desejam trabalhar mais com o líder diariamente, o excesso de autoridade é ruim, uma vez que eles querem ser ouvidos por seus líderes e que suas responsabilidades sejam compartilhadas.
- Colaboração E Participação - O que deve prevalecer internamente é o espírito colaborativo, independente, qual seja à empresa, atualmente está mais do que claro que, no ganho ou na perca, todos têm a sua parcela de mérito.
Assim como, todos têm o direito a opinar sobre as rotinas de trabalho e o modo de produção.
- Flexibilidade – O rigor da liderança, que é baseado em gestões mais tradicionais, não é bem aceito pela leadership. Devido ao seu alto nível de habilidade tecnológica, esse novo modelo fornece a consciência da importância que a flexibilidade tem gerado no mercado atual e, por conseguinte, na vida da nova geração de profissionais.
Portanto, o tradicional modelo hierárquico, com algumas pessoas dando ordens e outras obedecendo, tornou-se a exceção. Somada a essa característica, tem-se outras particularidades desse novo modelo, tais como: trabalhar em casa, colaboração online, reuniões por videoconferência, isto é, são processos gradativamente mais modernos e tecnológicos.
Sendo que cada uma dessas características adotadas pelo modelo Leadership impacta significativamente na rotina de uma empresa e também no bom relacionamento entre os colaboradores.
- Autonomia – A autonomia é um dos elementos chaves mais valorizados pelos profissionais na leadership. Isso porque é preciso prover a confiança na equipe, sentir-se aberto a experimentar novos acordos, acreditar nas soluções oferecidas pelos profissionais, bem como intervir quando se percebe que os colaboradores estão tomando uma decisão importante.
Prova disso, tem-se um estudo da Page Talent, na qual com base nos resultados: 58 % dos profissionais brasileiros tendem a realizar suas tarefas de forma mais eficiente, quando trabalham de forma independente em equipes. Essa autonomia é também partilhada entre as pessoas, uma vez que, nesse modelo, prevalece a autogestão.
- Equilíbrio Entre Vida Pessoal E Profissional - Atualmente, estar comprometido com a empresa, já não é mais sinônimo de realizar infinitas horas extras ou sempre levar trabalho para fora do ambiente empresarial.
Os gestores e líderes das empresas já têm observado que a sobrecarga de trabalho é algo ruim, podendo levar ao estresse e a distúrbios como a Síndrome de Burnout, na qual irá gerar malefícios para a equipe.
Portanto, é dever das lideranças promover um ambiente organizacional no qual as pessoas possam promover um equilíbrio do seu tempo no ambiente externo e interno da empresa.
- Desafios E Ambições - Desafios e ambições quando bem direcionados são benéficos para a equipe. Por vezes, a humildade tem sido uma qualidade frequentemente mal interpretada, ela não está relacionada com uma postura submissa, retraída, sem força de vontade ou sem coragem para tomar iniciativa.
Ao contrário, ter humildade ao liderar significa possuir uma postura que facilite o diálogo, que esteja pronto para admitir os próprios erros e também aberto a novas aprendizagens.
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