Postado por Undb em 26-03-2024 9:00

Mercado de trabalho para nutricionista: atuação e mais!

 
 
 
 
 
 
 
mercado de trabalho

A saúde do ser humano está ligada ao que ele consome, isso é fato! Quanto mais alimentos saudáveis são consumidos,melhor será o funcionamento do seu corpo, assim como a qualidade de vida dessa pessoa. Dito isto, os nutricionistas são os responsáveis por elaborar dietas específicas para cada paciente.

Além disso, vale ressaltar que a atuação desses profissionais em nutrição não é somente em hospitais e clínicas, é possível encontrá-los também em escolas, buscando introduzir na vida dos alunos alimentos ricos em nutrientes. Já que muitas vezes, durante o seu cotidiano em sua casa, não há oportunidade de está se alimentando com qualidade e se conscientizando sobre a importância de uma alimentação nutritiva para o corpo. 

É por isso que o mercado de trabalho para esses profissionais têm tido uma crescente em vários campos, tornando ainda mais atraente e amplo o mercado de nutrição, possibilitando aos seus profissionais diversas áreas de atuação. 

Como está o mercado de trabalho em nutrição 

O mercado de trabalho para o nutricionista está aquecido. O sedentarismo e os hábitos de alimentação prejudiciais facilitam o surgimento de doenças e consequentemente aumenta a procura pelo trabalho desses profissionais. 

Os profissionais de nutrição encontraram meios de expandir seu mercado e ajudar a população a diminuir o consumo de alimentos que possam afetar sua qualidade de vida e deixá-las doentes.

Com a propagação das informações espalhadas online, muitos profissionais dessa área começaram a usá-las  como um meio de promover conscientização, já que a população começou a consumir de forma desenfreada fast-food, prejudicando a saúde e acarretando doenças físicas.

Por isso, o uso das redes sociais não apenas se tornou um meio de entretenimento, mas também uma rede de informações, que possibilita ao usuário pesquisar mais e buscar conhecimentos sólidos. 

Quais as principais áreas de atuação no mercado de trabalho para o nutricionista 

Profissionais da nutrição têm um leque de possibilidades bastante diversificado no mercado de trabalho, tanto no setor privado quanto no público. Esses profissionais podem atuar em áreas como:

  • Gastronomia;
  • Nutrição esportiva;
  • Saúde coletiva;
  • Nutrição clínica;
  • Indústria alimentícia, entre outros

Gastronomia

O profissional que escolher essa área pode atuar em cozinhas experimentais, restaurantes e hospitais. Ele é o responsável pelo controle de qualidade e das condições de higiene do estabelecimento, além de preparar e criar cardápios.

Nutrição esportiva

Nessa área, o profissional trabalha com atletas de alto nível, tanto de esportes coletivos quanto individuais, o que deixa o leque de possibilidades muito variado. A função do nutricionista é planejar cardápios nutritivos que contribuem para melhorar o rendimento dos atletas.

Saúde Coletiva

Na saúde coletiva o nutricionista pode atuar em ONGs, ambulatórios, postos de saúde, unidades de atendimento básico e outros órgãos públicos. Além da análise nutricional, é importante entender as questões sociais e econômicas que influenciam os hábitos alimentares de uma população.

Nutrição clínica

O profissional que atua nesse ramo tem por função cuidar da dieta dos pacientes e promover a saúde. Ele atua na restauração da saúde nutricional das pessoas com doenças e na manutenção da boa condição com indivíduos saudáveis. 

Indústrias de alimentos 

Os profissionais em nutrição atuam nesse setor nos mais diversos projetos relativos ao segmento, desenvolvendo novos produtos e analisando o que já foi produzido. Além disso, ocupa o controle de qualidade, oferece treinamento para colaboradores e participa da degustação de pratos. 

O setor público e empresas das mais variadas áreas apostam na contratação de nutricionistas. As funções vão desde a preparação de cardápios para os refeitórios até a escolha, compra, estocagem, coordenação da higienização e preparação dos alimentos. O intuito é aumentar  a qualidade de vida de funcionários e colaboradores e diminuir o surgimento de doenças causadas por uma alimentação não apropriada. 

Existem alguns outros locais onde o profissional de nutrição pode atuar ainda no mercado de trabalho, que vão além de refeitórios de escolas, universidades, empresas, indústrias, órgãos públicos etc. São eles:

  • Clínicas e consultórios;
  • Redes de alimentos;
  • Restaurantes;
  • Hospitais;
  • Hotéis;
  • Cruzeiros.

mercado de trabalho

 

Perfil do profissional de nutrição 

O nutricionista tem o perfil de ser bastante interessado na composição de cada alimento, buscando entender melhor o que cada substância pode causar ao corpo humano. Além disso, há outros atributos que distinguem esses profissionais de outros.

  • Elaborar novas receitas: Eles precisam gostar de criar novas receitas, com a intenção de apresentar aos seus pacientes novas formas de comer de forma saudável;
  • Atencioso: Todo profissional que lida com público, precisa ser atencioso com o paciente, o deixando confortável e valorizado, uma vez que algumas pessoas que procuram nutricionistas estão com a autoestima baixa.
  • Persistente: Não são todos os pacientes que vão obedecer a educação alimentar e ter constância; dessa forma, o nutricionista precisa ser paciente e perseverar, apresentando novas possibilidades. 

Conheça os cursos da UNDB a noite e venha fazer parte 

Para você que deseja iniciar uma graduação no período noturno, pode ser uma escolha interessante, porque você terá todo o dia para lidar com outros compromissos ou até o trabalho durante o dia. A UNDB é a escolha perfeita para você.

A infraestrutura da UNDB é composta por salas de aula modernas com laboratórios e biblioteca com grande acervo e aberta para pesquisa e estudos dos alunos. Temos a maioria dos nossos cursos de graduação e tecnólogos oferecidos no período noturno para você escolher qual se identifica mais e iniciar a primeira etapa da construção do seu sonho. 

Cursos noturnos:

- Administração

- Ciências Contábeis

- Direito

- Enfermagem

- Engenharia Civil

- Engenharia de Software

- Farmácia

- Fisioterapia

- Nutrição

- Psicologia

- Sistemas de Informação

Como ingressar na graduação na UNDB?

Se identificou com o mercado de trabalho e as possibilidades de carreira do nutricionista?Tá esperando o que para iniciar o curso de nutrição da UNDB? Para se inscrever no curso é fácil, basta preencher a ficha de inscrição no site da instituição, clicando aqui. O estudante também pode usar a nota do ENEM ao optar pelo curso de Nutrição.

Tópicos: Mercado de Trabalho

Postado por Undb em 26-03-2024 9:00