A saúde do ser humano está ligada ao que ele consome, isso é fato! Quanto mais alimentos saudáveis são consumidos,melhor será o funcionamento do seu corpo, assim como a qualidade de vida dessa pessoa. Dito isto, os nutricionistas são os responsáveis por elaborar dietas específicas para cada paciente.
Além disso, vale ressaltar que a atuação desses profissionais em nutrição não é somente em hospitais e clínicas, é possível encontrá-los também em escolas, buscando introduzir na vida dos alunos alimentos ricos em nutrientes. Já que muitas vezes, durante o seu cotidiano em sua casa, não há oportunidade de está se alimentando com qualidade e se conscientizando sobre a importância de uma alimentação nutritiva para o corpo.
É por isso que o mercado de trabalho para esses profissionais têm tido uma crescente em vários campos, tornando ainda mais atraente e amplo o mercado de nutrição, possibilitando aos seus profissionais diversas áreas de atuação.
Como está o mercado de trabalho em nutrição
O mercado de trabalho para o nutricionista está aquecido. O sedentarismo e os hábitos de alimentação prejudiciais facilitam o surgimento de doenças e consequentemente aumenta a procura pelo trabalho desses profissionais.
Os profissionais de nutrição encontraram meios de expandir seu mercado e ajudar a população a diminuir o consumo de alimentos que possam afetar sua qualidade de vida e deixá-las doentes.
Com a propagação das informações espalhadas online, muitos profissionais dessa área começaram a usá-las como um meio de promover conscientização, já que a população começou a consumir de forma desenfreada fast-food, prejudicando a saúde e acarretando doenças físicas.
Por isso, o uso das redes sociais não apenas se tornou um meio de entretenimento, mas também uma rede de informações, que possibilita ao usuário pesquisar mais e buscar conhecimentos sólidos.
Quais as principais áreas de atuação no mercado de trabalho para o nutricionista
Profissionais da nutrição têm um leque de possibilidades bastante diversificado no mercado de trabalho, tanto no setor privado quanto no público. Esses profissionais podem atuar em áreas como:
- Gastronomia;
- Nutrição esportiva;
- Saúde coletiva;
- Nutrição clínica;
- Indústria alimentícia, entre outros
Gastronomia
O profissional que escolher essa área pode atuar em cozinhas experimentais, restaurantes e hospitais. Ele é o responsável pelo controle de qualidade e das condições de higiene do estabelecimento, além de preparar e criar cardápios.
Nutrição esportiva
Nessa área, o profissional trabalha com atletas de alto nível, tanto de esportes coletivos quanto individuais, o que deixa o leque de possibilidades muito variado. A função do nutricionista é planejar cardápios nutritivos que contribuem para melhorar o rendimento dos atletas.
Saúde Coletiva
Na saúde coletiva o nutricionista pode atuar em ONGs, ambulatórios, postos de saúde, unidades de atendimento básico e outros órgãos públicos. Além da análise nutricional, é importante entender as questões sociais e econômicas que influenciam os hábitos alimentares de uma população.
Nutrição clínica
O profissional que atua nesse ramo tem por função cuidar da dieta dos pacientes e promover a saúde. Ele atua na restauração da saúde nutricional das pessoas com doenças e na manutenção da boa condição com indivíduos saudáveis.
Indústrias de alimentos
Os profissionais em nutrição atuam nesse setor nos mais diversos projetos relativos ao segmento, desenvolvendo novos produtos e analisando o que já foi produzido. Além disso, ocupa o controle de qualidade, oferece treinamento para colaboradores e participa da degustação de pratos.
O setor público e empresas das mais variadas áreas apostam na contratação de nutricionistas. As funções vão desde a preparação de cardápios para os refeitórios até a escolha, compra, estocagem, coordenação da higienização e preparação dos alimentos. O intuito é aumentar a qualidade de vida de funcionários e colaboradores e diminuir o surgimento de doenças causadas por uma alimentação não apropriada.
Existem alguns outros locais onde o profissional de nutrição pode atuar ainda no mercado de trabalho, que vão além de refeitórios de escolas, universidades, empresas, indústrias, órgãos públicos etc. São eles:
- Clínicas e consultórios;
- Redes de alimentos;
- Restaurantes;
- Hospitais;
- Hotéis;
- Cruzeiros.
Perfil do profissional de nutrição
O nutricionista tem o perfil de ser bastante interessado na composição de cada alimento, buscando entender melhor o que cada substância pode causar ao corpo humano. Além disso, há outros atributos que distinguem esses profissionais de outros.
- Elaborar novas receitas: Eles precisam gostar de criar novas receitas, com a intenção de apresentar aos seus pacientes novas formas de comer de forma saudável;
- Atencioso: Todo profissional que lida com público, precisa ser atencioso com o paciente, o deixando confortável e valorizado, uma vez que algumas pessoas que procuram nutricionistas estão com a autoestima baixa.
- Persistente: Não são todos os pacientes que vão obedecer a educação alimentar e ter constância; dessa forma, o nutricionista precisa ser paciente e perseverar, apresentando novas possibilidades.
Conheça os cursos da UNDB a noite e venha fazer parte
Para você que deseja iniciar uma graduação no período noturno, pode ser uma escolha interessante, porque você terá todo o dia para lidar com outros compromissos ou até o trabalho durante o dia. A UNDB é a escolha perfeita para você.
A infraestrutura da UNDB é composta por salas de aula modernas com laboratórios e biblioteca com grande acervo e aberta para pesquisa e estudos dos alunos. Temos a maioria dos nossos cursos de graduação e tecnólogos oferecidos no período noturno para você escolher qual se identifica mais e iniciar a primeira etapa da construção do seu sonho.
Cursos noturnos:
- Direito
- Farmácia
- Nutrição
Como ingressar na graduação na UNDB?
Se identificou com o mercado de trabalho e as possibilidades de carreira do nutricionista?Tá esperando o que para iniciar o curso de nutrição da UNDB? Para se inscrever no curso é fácil, basta preencher a ficha de inscrição no site da instituição, clicando aqui. O estudante também pode usar a nota do ENEM ao optar pelo curso de Nutrição.