Postado por Undb em 08-01-2024 9:00

Onde o engenheiro civil pode atuar

 
 
 
 
 
 
 
Engenheiro Civil

Se você é uma pessoa que gosta de cálculos e pensa em atuar profissionalmente como engenheiro(a) civil, essa é uma ótima opção para você se destacar na profissão, afinal é uma profissão que envolve muitos cálculos.

Além de ter uma facilidade com cálculos é importante também ter um olhar minucioso e crítico para as coisas, ser organizado, comprometido com o que faz e gostar de se manter sempre atualizado para acompanhar as tendências que surgem.

O engenheiro civil é o profissional que trabalha na criação e execução de projetos de infraestruturas, hidráulicos e elétricos, além disso, possui um amplo campo de atuação no mercado de trabalho. Ele pode atuar em diversos setores como construção civil e urbanas, saneamento, rodovias e transporte, dentre outros. 

Preparamos um conteúdo e mostraremos com detalhes algumas áreas de atuação desse profissional requisitado no mercado de trabalho. Acompanhe!

Áreas de atuação de um engenheiro civil 

Existem algumas áreas onde o engenheiro civil pode atuar e que podem oferecer oportunidades de trabalho para engenheiros e engenheiras civis recém-formados e veteranos. algumas delas são:

Geotecnia

A área de geotecnia é o campo da engenharia civil que estuda e analisa profundamente as condições e propriedades constituintes do solo. Esses estudos são importantes para projetos como fundações, obras hídricas ou barragens, já que envolvem execução mecânica e escavação dos solos. 

Outro segmento em que o profissional em engenharia civil pode exercer sua função dentro da geotecnia é o dos projetos ambientais, como medidas voltadas para o tratamento de aterros sanitários, recuperação de terrenos ou estudo de solos contaminados.

Construção Civil

Tida como umas das áreas mais conhecidas e  tradicionais da engenharia civil, na qual você trabalha como gestão, planejamento e execução de obras de construção, reforma e recuperação. A área de construção civil visa garantir a segurança, o bom funcionamento e longevidade dos projetos, além do bem-estar e qualidade de vida das pessoas. 

Outro ponto que o engenheiro civil precisa levar em consideração atuando nessa área é a sustentabilidade da obra e seu impacto sobre o meio ambiente, assim como os resíduos gerados pelo processo de edificação.

Construção Civil


Saneamento básico

Aqui o profissional em engenharia civil vai atuar em projetos de exploração e uso da água e de saneamento em geral, como drenagem, canalização e tratamento do esgoto, abastecimento, escoamento, controle do lixo urbano e resíduos. Além do conhecimento associado aos sistemas usados em tais processos, uma parte importante é a relação deles com o meio ambiente e a saúde pública.

Essa é uma área que tem tido uma forte demanda profissional nos últimos anos devido a uma pressão para a implementação de políticas e procedimentos para o tratamento e descarte de resíduos de forma correta.

Segurança do trabalho 

Uma ótima opção para a construção de carreira para o profissional em engenharia civil é a segurança do trabalho. Nessa área, o profissional é responsável por proteger a integridade física das equipes e prevenir acidentes. 

Nessa área o engenheiro(a) civil poderá trabalhar analisando as condições de trabalho de um canteiro de obras, fiscalizar as atividades diárias, conduzir treinamentos de conscientização e propor soluções e medidas para tornar o local mais seguro para as equipes envolvidas.

Perícia

A área da perícia pode ser uma área bastante atrativa para os recém formados em engenharia civil. Aqui o profissional pode fazer avaliações de obras prontas ou em andamento para certificá-las a respeito de suas condições estruturais e emitir laudos, pareceres e relatórios técnicos.

O principal objetivo dessa função é garantir a segurança de uma edificação e detectar quaisquer falhas, irregularidades ou erros que podem ocasionar problemas maiores, assim como riscos de deslize ou desmoronamento.

Estradas e transportes

Esse costuma ser um campo bastante amplo da engenharia civil, oferecendo diversas possibilidades de atuação. Você pode ser responsável na construção de estradas, manutenção, reabilitação,traçado, compactação e pavimentação de rodovias e ferrovias, assim como na edificação de portos e aeroportos.

Com a expansão gradativa das cidades e a necessidade de transportes urbanos, esse é um trabalho fundamental de profissionais de engenharia civil. Você pode atuar na fase de planejamento, levando em consideração os melhores materiais e equipamentos, ao acompanhamento de toda a obra. 

Engenharia Hídrica 

Nessa parte o profissional se dedica ao desenvolvimento de projetos e construção de edificações, estruturas e equipamentos usados no armazenamento, controle e monitoramento da água. É uma área com futuro promissor para os especialistas da engenharia civil já que envolve um recurso essencial para a vida humana, a água. 

O engenheiro(a) civil pode trabalhar em estações de reserva, tratamento de água marítima, gerenciamento de drenagem urbana, entre outros. 

Como você pode perceber, o campo da engenharia civil abriga diversas opções de carreira. É um mercado muito dinâmico, competitivo e com profissionais de altíssimo nível. Se você gosta dessa área e pensa em se tornar um profissional de engenharia civil iniciando uma graduação de engenharia, nós temos a instituição  certa para você.

Na UNDB você terá garantia de excelência na metodologia de ensino e também na estrutura das salas, laboratórios, bibliotecas e etc. É a única instituição no Maranhão que trabalha com um sistema de ensino baseado em ‘’ cases’’ e ‘’ papers’’, que estimula o aluno a desenvolver o senso crítico e se torna um protagonista na profissão.

Se identificou com as áreas de atuação do engenheiro civil ? É simples, é só fazer sua inscrição para o curso de Engenharia Civil da UNDB e ficar atento no nosso site para não perder o próximo vestibular.

Além da possibilidade de ingressar pelo vestibular, você também pode usar sua nota do ENEM. Você pode tirar suas dúvidas sobre os cursos, valores, duração e inscrição  através do nosso email: relacionamento@undb.edu.br ou pelo (98) 4009-7083. 

Tópicos: Engenharia Cívil

Postado por Undb em 08-01-2024 9:00