Postado por Undb em 23-02-2024 20:31

Orientação vocacional: o que é e como isso pode te ajudar!

 
 
 
 
 
 
 
orientaçao vocancional

Escolher qual caminho profissional seguir, definitivamente, não é uma tarefa simples. Especialmente levando em consideração que normalmente somos levados a definir isso já no final da adolescência e começo da vida adulta.

Embora muitas pessoas já tenham em mente qual carreira seguir, ainda assim essa é uma fase de muita insegurança e indecisão. Porém, é muito comum e compreensível, já que esse será o ponto de partida para construir um rumo para sua vida. E é justamente para casos como esse que a orientação vocacional existe. 

A orientação vocacional vem para clarear a mente desse futuro profissional e ajudá-lo a entender qual o melhor caminho a seguir baseado nas aspirações e vontades da própria pessoa. Preparamos um conteúdo legal para entender melhor como funciona a orientação vocacional e seus benefícios. Acompanhe!

O que é orientação vocacional?

Saber qual profissão seguir é um questionamento que causa muita indecisão dos jovens, afinal de contas, é uma decisão que envolve o futuro profissional de cada um. Essa escolha não valerá necessariamente para o resto da vida.. 

Não se identificar com o curso ao longo dele, assim como a profissão em que se encontra é normal, e mudar não é problema algum. Embora envolva toda uma ‘’ burocracia’’, se for para o seu bem, vale a pena tentar.

A orientação vocacional entra justamente nesse ponto, é para evitar que o jovem passe por esse tipo de situação, onde iniciou um curso e antes mesmo da metade descobrir que não é aquilo que realmente quer seguir. A orientação vocacional vem para auxiliar o jovem a identificar qual área ou carreira ele pode seguir e tem mais afinidade. 

Qual a importância de fazer orientação vocacional?

Tomar a decisão do rumo em que nossa vida terá profissionalmente é uma grande responsabilidade e que carrega consigo um peso. Afinal, escolher um curso ou uma profissão sem ter completa certeza é arriscado.

Para que esse tipo de situação não aconteça é feita a orientação vocacional. Ela faz com que a pessoa pense em suas habilidades, interesses e preferências para então tomar uma decisão. Além disso, ela também ajuda a pessoa a entender a responsabilidade por suas escolhas e se responsabiliza por elas. 

O principal objetivo dela é fazer com que a pessoa tome uma decisão com segurança e que não gere arrependimentos no futuro, conseguindo construir uma carreira mais consciente e assertiva. 

Como é feita a orientação vocacional?

A orientação vocacional é realizada através de sessões de aconselhamento com um profissional responsável, combinada com aplicação de teste vocacional. Essas sessões tem foco no autoconhecimento, além de ajudar a pessoa a identificar aquilo que mais gosta de fazer, o que lhe dá prazer. 

Outro ponto que é feito através da orientação vocacional é uma pesquisa sobre o mercado de trabalho, para que a pessoa entenda como é a dinâmica do mercado daquela profissão que pensa em seguir.

O teste vocacional é utilizado para identificar os interesses profissionais da pessoa. Existem alguns tipos de teste no mercado, uns mais focados no interesse profissional, outros mais focados no perfil da pessoa. É importante ressaltar que quem irá escolher o mais adequado para a pessoa é o especialista que está conduzindo a orientação.

Quais os benefícios da orientação vocacional?

Decidir ingressar no mercado de trabalho e ir em busca de uma carreira profissional, não é uma tarefa fácil, e isso pode gerar muita ansiedade e medo. Por isso a orientação vocacional é indicada para que essa escolha seja feita da forma mais tranquila possível.

Sendo assim, os principais benefícios de se buscar uma orientação vocacional é:

Conhecer as diversas profissões

Com a orientação vocacional,  a pessoa terá a oportunidade de conhecer melhor sobre outras profissões e ampliar seu campo de visão. Além disso, a pessoa terá a possibilidade de entender como o mercado está evoluindo e quais as profissões que estão em destaque.

 

Design sem nome (60)

 

Desenvolver o autoconhecimento 

Desenvolver o autoconhecimento não é algo tão simples, algumas pessoas possuem uma certa dificuldade nesse processo. Mas, com o auxílio e orientação do profissional que está auxiliando na orientação vocacional é possível desenvolver essa característica. 

Definir metas e possibilidades 

Definir metas e possibilidades são outras questões que também exigem muito do emocional da pessoa. Quando falamos de metas e possibilidades, refere-se à carreira profissional. É importante ir com calma, mantendo os pés no chão e evitando dar um passo maior que nossas pernas.

Definir metas de curto, médio e longo prazo também é importante e faz parte do processo. Precisamos também deixar claro que nem sempre as coisas saem conforme planejamos e se for preciso recalcular a rota e rever quantas vezes forem necessárias não tem problema nenhum também. 

Portanto, a orientação vocacional é uma ferramenta importante com objetivo de auxiliar o indivíduo que deseja ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo aquela pessoa que deseja mudar de profissão a identificar qual área ou carreira ele deve seguir e tem mais afinidade. 

Por isso, buscar ajuda profissional pode facilitar o processo, causando efeitos positivos nesse momento de mudanças e facilitando no processo de definição de objetivos e metas na vida profissional. 

Tome a decisão certa, venha para UNDB 

Na UNDB  oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas. Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.

Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas. 

Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 8° Melhor Centro Universitário do Brasil.

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de bolsa nas mensalidades em toda a graduação *exceto medicina*

Para você que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.

Portanto, saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na UNDB e dê os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão.

Tópicos: orientação vocacional

Postado por Undb em 23-02-2024 20:31