Para que você possa aprender mais sobre um tema ou trabalho acadêmico do ponto de vista científico, é necessário realizar uma pesquisa acadêmica, que consiste em um exercício de investigação e aprendizado.
Você sabe o que é pesquisa acadêmica? Sabe diferenciá-la da pesquisa científica? Pode parecer mais um termo complexo de aprender e absorver, mas é um conhecimento muito importante para abrir seu caminho na vida acadêmica.
Quer saber tudo que precisa sobre a pesquisa acadêmica? Então vamos lá!
O que é pesquisa acadêmica?
A principal forma de se entender a pesquisa acadêmica é diferenciando-a da científica.
Uma pesquisa é um trabalho de investigação que um indivíduo realiza com a intenção de descobrir algo.
Enquanto a pesquisa científica tem como foco o desenvolvimento de uma tecnologia ou descoberta dentro das ciências, a acadêmica pretende que o realizador aprenda algo sobre o assunto pesquisado.
É por isso que o nome dado é pesquisa acadêmica: a intenção é que a pessoa se aprofunde na academia, sejam professores ou alunos.
A pesquisa acadêmica é um exercício de estudo e aprendizado em primeiro lugar, mas não deixa de ser um esforço para acrescentar algo ao mundo. É a partir desse estudo que as ideias científicas podem surgir.
Como fazer uma pesquisa acadêmica?
Para ajudar na produção, nós vamos descrever o que deve ser feito em cada passo da sua pesquisa acadêmica.
A escolha do tema
O assunto a ser retratado nem sempre é do autor da pesquisa. Por vezes, ela é decidida por um professor, quando o trabalho está sendo realizado com a intenção de ser uma parcela do aprendizado dentro de um curso.
No entanto, o autor tem controle sobre o que vai retratar. Isso acontece quando a pesquisa acadêmica é um trabalho para um congresso ou parte de uma iniciação científica ou outra forma de trabalho.
Se a temática é escolhida por um responsável, basta seguí-la dentro dos parâmetros indicados sem medo. Quando você tem de escolher o tema da pesquisa por conta própria, entretanto, costumam surgir algumas dúvidas.Lembre-se apenas de favorecer as temáticas mais modernas e relevantes para o interesse público atual.
Se for possível fazer a pesquisa acadêmica sobre um assunto que já está sendo desenvolvido em um projeto de extensão da faculdade, como uma Iniciação Científica, ainda melhor.
Qual é a Metodologia
Da mesma forma que na pesquisa científica, a pesquisa acadêmica também tem a necessidade de se abraçar uma metodologia de pesquisa. A metodologia tem por função facilitar a comprovação das suas conclusões na pesquisa. Sem ela, o resultado poderia ser uma série de decisões confusas e impossíveis de reproduzir.
Porém, ao se fazer tudo de forma organizada e planejada, você protege seu trabalho de muitas críticas.
As metodologias variam de trabalho para trabalho. Em geral, para as pesquisas acadêmicas, o método mais comum de ser empregado é a pesquisa bibliográfica.
Você também pode se utilizar de questionários e entrevistas para complementar seu esforço, ou obter dados através de experimentação científica.
Consultar a fonte
Para qualquer pesquisa, em especial a acadêmica, é muito importante contar com fontes de informações confiáveis e respeitadas.
Se o trabalho for parte de uma matéria da sua graduação, provavelmente o professor irá se responsabilizar por indicar algumas fontes para facilitar. Porém, é sempre bom saber identificar novas fontes sozinho, especialmente quando se faz uma pesquisa acadêmica por conta própria, ainda que muitos professores se ofereçam como orientadores nesse momento.
O ideal é saber realizar uma procura por fontes por conta própria, se tornando menos dependente do esforço de outros. O importante continua sendo a dedicação: insista e não se contente com apenas algumas poucas opções.
Entender sobre as normas ABNT
As normas técnicas tem que sempre ser respeitadas, afinal elas são parte do que dá clareza e entendimento ao trabalho acadêmico.
O primeiro passo é estar atento às Normas ABNT, já que elas são a base sobre as quais todas as pesquisas acadêmicas são realizadas. Sabendo como realizar o trabalho dentro delas, você encontrará facilidade quando precisar delas novamente para o TCC ou outros esforços da graduação.
Redação
Sabendo a metodologia e a temática, é hora de redigir o trabalho. Assim como qualquer trabalho acadêmico, a pesquisa é composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Os elementos pré-textuais costumam ser a Capa, a Folha de Rosto, o Resumo e o Sumário. Você pode optar também por incluir agradecimentos se o congresso ou publicação permitir.
Elementos Textuais
Os elementos textuais são sempre Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
A Introdução é o elemento textual onde você irá contextualizar o trabalho, explicando a importância e relevância do mesmo e justificando a decisão da escolha temática e metodológica.
O Desenvolvimento é onde o trabalho é apresentado de fato. O método é aplicado ao tema escolhido com apoio das fontes apresentadas e os dados relevantes são apresentados. É importante que esse elemento textual seja bem trabalhado para não comprometer o entendimento da pesquisa acadêmica.
A Conclusão é onde os dados apresentados no Desenvolvimento serão analisados e se tentará apresentar uma resposta partindo deles. Esse elemento textual não precisa ser categórico em suas afirmações, apenas realista com relação aos resultados obtidos.
Enfim, os elementos pós-textuais são a Referência Bibliográfica e eventuais anexos. É importante manter tudo organizado, pois as citações utilizadas precisam estar aqui para o caso de um leitor desejar se aprofundar nos temas.
Revisão
Uma vez com o trabalho escrito, é de suma importância realizar uma revisão para garantir que o trabalho está correto e tudo está dentro do esperado.
É interessante pedir que pessoas de fora da pesquisa leiam o texto final para procurarem incongruências na sua argumentação. Você também pode pedir que façam verificação da ortografia e procurem erros gramaticais.
Por fim, é de muita importância que se verifiquem as normas técnicas, em especial as da ABNT, de forma que a pesquisa acadêmica esteja dentro das regras esperadas. Esse deve ser o último passo.Quer gastar menos tempo com as normas ABNT e ter uma chance maior de investir no seu texto?
Para isso, você pode contar com um editor de texto especializado em trabalhos acadêmicos como o Mettzer, que tem ferramentas que facilitam o seu trabalho e incluem as normas técnicas para você sem problemas, com apenas poucos cliques.
Realize seu sonho do ensino superior, venha para UNDB
Na UNDB oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas.
Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.
Como ingressar na graduação na UNDB?
As formas de ingresso mais comuns são o vestibular o ENEM e o PROUNI, vamos explicar um pouco elas abaixo:
- VESTIBULAR TRADICIONAL: Nessa modalidade você faz uma prova que irá avaliar o seu conhecimento das disciplinas do ensino médio e de conhecimentos gerais como atualidade. Caso você atinja a nota mínima necessária será chamado para fazer sua inscrição, as informações detalhadas serão sempre disponibilizadas pelo edital do vestibular que sempre será colocado no site com antecedência, basta acompanhar.
- TRANSFERÊNCIA EXTERNA: Para quem já está cursando uma graduação em outra instituição e quer fazer parte da UNDB uma faculdade referência na região e excelência de ensino, é muito fácil, basta levar toda a documentação na Central do Candidato , e ainda você ganha 100% de desconto na matrícula.
- ENEM: Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir de 2017 podem utilizar sua nota para ingressar na UNDB. Você só precisa ter a nota mínima necessária para o curso escolhido.
- PROUNI: Estudantes que se inscreveram no programa de bolsas do governo PROUNI e foram classificados como aptos podem conseguir vaga nos cursos de graduação da UNDB.
Para quem deseja financiar os estudos, a UNDB oferece 3 modalidades são elas:
Essas 3 modalidades de financiamento podem te ajudar a concretizar o sonho do ensino superior.