Postado por Dennis Mantovani em 29-12-2017 8:00

Quais são os campos de atuação para quem cursa Direito?

 
 
 
 
 
 
 
direito

O profissional que luta pela justiça e igualdade social, o respeito pela legislação e melhores condições de direito à população é o Advogado ou Jurista. No Direito, as ciências humanas e sociais são a base para uma profissão de amplas possibilidades e grande oportunidades.

O formando pode escolher entre a advocacia e a carreira jurídica, além de uma série de desdobramentos permitidos pela área. Essa diversidade está presente na grade curricular do curso de Direito que permite ao aluno conhecer diversas opções de carreira ainda na graduação.

Curso de Direito

Quer conhecer melhor os campos de atuação da área? Então confira neste post as principais disciplinas que compõem a grade do curso de Direito e os ramos de atuação do profissional. Também conheça uma das melhores faculdades de Direito do Brasil. Acompanhe!

Carreira Jurídica

Antes de qualquer coisa você precisa saber que a atuação no Direito tem duas vertentes básicas, a advocacia e a carreira jurídica. Esta última é voltada ao setor público, o cargo é adquirido por meio de concursos públicos e os retornos estão entre os melhores do mercado.

Como jurista você pode atuar em Magistratura, ou seja, ser um juiz e julgar processos civis, criminais envolvendo cidadãos, empresas e órgãos públicos. Os delegados de polícia também são juristas, neste caso a atuação é voltada aos processos que envolvem a investigação de crimes.

O Ministério Público abriga os promotores de justiça, um título muito auto explicativo. Nesse ramo, o profissional defende as necessidades e direitos do cidadão, garante a proteção legal para minorias, entre outras causas sociais.

direito

Direito Civil, Penal e Criminal

A outra vertente do Direito é a advocacia. Para exercê-la, o profissional deve passar no Exame da OAB e pode voltar-se tanto para o setor público quanto privado. Na grade curricular do curso de Direito, o campo civil ocupa a maior carga horária, afinal representa o ramo mais abrangente da profissão.

Trata-se da defesa de interesses individuais e familiares. O especialista nessa área realiza divórcios, participa do processo de adoção, compra e venda de imóveis, trata questões de herança entre outras do tipo.

Já o Direito Penal e Criminal é o que leva o advogado aos tribunais. Nesse posto, o profissional defende seus clientes de acusações envolvendo práticas criminosas. As quais podem variar de pequenas infrações e delitos até fraudes, delinquência e agressão.

Trabalhista, Previdenciário e Tributário

Outras áreas tradicionais que preenchem a grade do curso de Direito são os ramos Trabalhista, Previdenciário e Tributário. Modificações nas relações empregatícias, alterações da previdência e a complexa legislação tributária brasileira mantém estes ramos entre os mais aquecidos.

Os salários nestas áreas também são elevados, o advogado trabalhista ou tributário pode ganhar até R$ 7.000,00 mensais ainda nos primeiros anos de carreira. A garantia de direitos do trabalhador e a adequação de empresas no pagamento de tributos competem a esse profissional.

DIREITO DIGITAL E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

Um expoente do Direito é o ramo Digital que trata de questões legais no ambiente virtual. Uma vertente mais tradicional, mas que ganhou impulso com as tecnologias da comunicação é o de Propriedade Intelectual. Neste ramo, o advogado garante os direitos autorais sobre obras diversas.

A flexibilidade do mundo virtual permite que muitos crimes de assédio moral e a violação de direitos autorais ocorram com mais facilidade. A incorporação dessas novas tecnologias e sua regulamentação é um campo de destaque atual que coloca o advogado mais próximo das inovações digitais.

Quem faz faculdade em São Luís vai encontrar essas disciplinas no currículo das melhores faculdades de Direito do Brasil. Incorporando a inovações a formação para garantir um futuro bem-sucedido aos egressos do curso.

A UNDB é uma faculdade de São Luís cujo curso de Direito é o único que detém o Selo Nacional da OAB Recomenda. Nossos egressos estão em primeiro lugar no ranking da OAB desde a primeira turma de formandos. Esses são os resultados do comprometimento da UNDB com o seu futuro.

Saiba mais sobre as possibilidades do Direito com nosso e-book!

Faça o download gratuito do e-book!

Leia também: 6 livros de Direito que todo futuro bacharel deve conhecer

Tópicos: Faculdade de direito

Postado por Dennis Mantovani em 29-12-2017 8:00