Antes de se inscrever em um vestibular, um estudante deve tomar várias decisões, embora nem sempre tenha maturidade suficiente: primeiro, é preciso escolher a profissão, depois a cidade e finalmente, a instituição que melhor corresponda às expectativas.
Em meio a algumas incertezas, é comum que você se divida entre duas carreiras completamente diferentes ou então que apresentem aspectos em comum. É o caso de quem opta, por exemplo, pelo curso de Biomedicina.
Como o próprio nome sugere, a formação desse bacharel alia conhecimentos das áreas de biologia e medicina. No post de hoje, nós listamos alguns fatores para incentivá-lo a seguir essa profissão. E o melhor: não é preciso deixar a capital maranhense para ter acesso ao ensino de qualidade!
1. Aprimore a sua veia investigativa
A curiosidade sempre foi uma de suas principais características? Sempre se interessou por tudo o que está ao seu redor, até mesmo dos seres minúsculos, invisíveis a olho nu?
Este é o principal eixo de atuação do biomédico: investigar os efeitos da ação de microorganismos, especialmente os transmissores de doenças, sobre a saúde do ser humano, de plantas e animais. Nesse sentido, ele é o responsável, por exemplo, pelas análises das amostras coletadas em exames laboratoriais ou a pesquisa do grau de contaminação dos alimentos.
2. Contribua para a promoção da saúde
A atuação de um biomédico é essencial para assegurar a promoção da saúde. Embora não esteja habilitado a prescrever medicamentos, indicar tratamentos ou fazer cirurgias – essas são atribuições exclusivas de um médico – as pesquisas e informações compartilhadas por esse bacharel impulsionam a produção de soros e vacinas.
Além disso, frequentemente, você será convidado a integrar equipes multidisciplinares, atuando em mutirões e campanhas educativas com o objetivo de estimular hábitos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida.
3. Escolha entre várias possibilidades de atuação no mercado
O campo de trabalho para os concluintes da faculdade de Biomedicina é bastante amplo: os principais empregadores são os laboratórios de análises clínicas, onde ele pode realizar a coleta de amostras, para posteriormente analisá-las e assinar os laudos.
Porém, sua presença também é necessária em hospitais, centros de pesquisa e diagnóstico por imagem. Em clínicas de estética, você pode supervisionar e aplicar tratamentos para corrigir alterações na pele ou no metabolismo.
4. Tenha a sua disposição uma completa infraestrutura acadêmica
Estudar Biomedicina em São Luís é uma decisão certeira. Na UNDB, por exemplo, a metodologia de cases é utilizada em todos os cursos, já a partir do semestre inicial.
A proposta dessa metodologia, criada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é fazer com que os acadêmicos experimentem, no decorrer da graduação, situações que se tornarão comuns em seu cotidiano profissional.
A instituição também aderiu aos recursos tecnológicos como elementos facilitadores da absorção dos conteúdos, além da metodologia de aprendizagem ativa, em que o aluno torna-se o protagonista do processo de conhecimento.
O ideal é que você tenha cautela na hora de escolher a melhor faculdade em São Luís (MA). Acesse o nosso site para saber mais sobre o curso.
Leia também: Conheça o Curso de Biomedicina!