Postado por Dennis Mantovani em 10-05-2017 14:26

5 coisas para fazer antes da inscrição no vestibular

Ano de vestibular é um dos momentos mais importantes para muitos estudantes, o que costuma gerar ansiedade, estresse, cansaço e até um certo medo antes da inscrição no vestibular. Entrar na faculdade é uma grande decisão, que afeta não só o estudante como toda a família.

Saber levar a vida com tranquilidade neste período é essencial para que isso se reflita no dia da prova. Mas como agir antes da inscrição no vestibular?

inscrição no vestibular

Pesquise muito

A escolha do curso e da instituição de ensino em que você vai fazer a graduação são duas das decisões mais importantes a tomar antes da inscrição no vestibular. Leve em consideração a infraestrutura do curso, a grade de disciplinas e os professores.

Participe de feiras de profissões para trocar ideias e conhecimentos com alunos que já estão avançados e não deixe de usar a internet para aprofundar o que você já sabe sobre cada carreira.

Crie uma rotina de estudos

Contar com a sorte não é a melhor maneira de passar no vestibular. Se você está decidido a evoluir nos estudos, crie uma rotina. Monte um cronograma, estipulando horários e disciplinas a serem estudadas. Dê prioridade àquelas em que você tem maior dificuldade.

Procure organizar um espaço de estudos, deixando tudo o que você precisa à mão. Este espaço deve ser tranquilo, evitar interrupções, ter boa luminosidade e ser bem arejado. Locais escuros e com pouca ventilação acabam provocando sono e cansaço.

Cuide da alimentação e do descanso

Até as pessoas mais determinadas, que querem passar em cursos concorridos, precisam ter o descanso adequado e levar uma vida saudável. Consuma alimentos naturais, evitando os processados (fast food). Tenha horários fixos para fazer as refeições e procure relaxar neste período.

Aos finais de semana, dê um tempo para recuperar as forças e evite dormir muito tarde ao longo da semana. É durante o sono que consolidamos o conhecimento aprendido ao longo do dia, portanto, é uma etapa vital para que você se saia bem no vestibular.

Inscreva-se no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das etapas fundamentais para garantir sua entrada no ensino superior. Muitas universidades utilizam a nota do ENEM como único critério para seleção de novos alunos, ou seja, você nem precisa fazer vestibular.

Outras utilizam a nota do ENEM para compor a média final dos alunos que prestam vestibular, ou seja, somam a nota que você tira na prova com a nota do ENEM, fazendo uma média geral. Resumindo, faça o ENEM!

Use a tecnologia como aliada

A rotina puxada nem sempre permite que dediquemos o tempo que gostaríamos aos estudos. Mas lembre-se que a tecnologia está aí para ajudar. Existem dezenas de aplicativos para smartphones e tablets que podem servir de apoio aos estudos nos momentos mais inusitados, como no ônibus, na academia e na hora do almoço.

Alguns exemplos: Duolingo, para estudar inglês ou espanhol; Passei! Enem, para estudar as questões que já caíram nas provas; Acentuando, para treinar a gramática; e o Fórmulas Free, para ficar fera na matemática.

Quer mais dicas como essas? Acompanhe nosso blog e não deixe de fazer o download do Guia do Vestibulando UNDB: tudo o que você precisa saber para ingressar em uma universidade de qualidade!

Já está informado e deseja prestar vestibular?

Inscreva-se agora!

Tópicos: vestibular, UNDB