Postado por Undb em 25-03-2024 19:02

Áreas de atuação da Psicologia: função e mais!

 
 
 
 
 
 
 
psicologia

O ramo da psicologia é um dos campos mais complexos de toda a área da saúde e tem se tornado relevante em razão do crescimento de doenças e transtornos mentais em todos os setores da sociedade. Existem várias áreas de atuação que devem ser conhecidas por aquelas que desejam seguir essa carreira. 

O mercado de trabalho para quem atua em psicologia está em expansão e com um olhar mais humanizado em relação à saúde mental em diversos contextos. É fundamental que os futuros profissionais que desejam estudar psicologia entendam quais são as possibilidades atualmente. 

Por isso, criamos  conteúdos com algumas das principais áreas de atuação da Psicologia. Neste post, você verá como a carreira é abrangente e relevante para diversos setores da sociedade.

Quais são as principais áreas de atuação da Psicologia?

Várias áreas da psicologia ganharam autonomia suficiente para se configurarem como campos de atuação de prestígio e alto potencial de crescimento. Engana-se, portanto, quem acredita que o psicológico só pode atuar em consultórios e com terapias. 

Há várias áreas que oferecem grandes oportunidades de mercado de trabalho. Por isso, é importante conhecer melhor suas opções para saber qual caminho tem mais a ver com o seu perfil. Considerando isso, listamos algumas das principais possibilidades de atuação na área da Psicologia para você conhecer e avaliar com cuidado. 

Psicologia Educacional 

Um dos papéis da Psicologia escolar é atuar como guia na construção do caráter de seus alunos, na edificação de sua cidadania e no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais essenciais para a convivência em sociedade. 

Nessa área o psicólogo é importante para auxiliar na elaboração de plano pedagógico do colégio e na construção do processo educacional dos alunos.

Psicologia Esportiva 

O principal foco do profissional que atua na Psicologia esportiva é ajudar atletas a permanecerem tranquilos e mais concentrados para enfrentarem os desafios. A preparação física, por incrível que pareça, não é tudo, e a mente tem uma parcela fundamental de participação no desempenho final do esportista. Por isso, o psicólogo é indispensável.

Psicologia Hospitalar ou Ambulatorial

Nessa área, o profissional trabalha com consultas diversas aos pacientes em centros de saúde, clínicas particulares, Unidades Básicas de Saúde, hospitais e muito mais. Nesse contexto, a atuação é muita ampla, e há, aqui, uma grande possibilidade de especializações e aperfeiçoamentos.  

Psicologia Social

O psicólogo social é um profissional muito relevante, especialmente em meio ao contexto em que vivemos. Cada vez mais pessoas têm tido problemas com a depressão, que, infelizmente, muitas vezes não são diagnosticadas em virtude da falta de profissionais qualificados para buscar esse tipo de resposta.

A psicologia social é a área que atende aqueles indivíduos que mais se encontram em situações de vulnerabilidade, como idosos, pessoas de baixa renda, gestantes, mulheres, crianças e usuários de drogas. 

 

psicologia2

 

Neuropsicologia 

Essa área é focada principalmente na relação entre o cérebro e o comportamento humano. Por isso, esse profissional avalia e consegue diagnosticar habilidades e problemas mais pontuais, como nas funções motoras, atenção, memória, afeto, raciocínio, abstração ou percepção. 

É com base nesse estudo que é possível observar e tratar problemas de personalidade, comportamento, cognição ou de funcionamento cerebral de modo geral. Por isso, o Neuropsicólogo tem grandes chances de fazer uma carreira acadêmica brilhante.

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é uma área clássica que permanece em ascensão no mercado de trabalho atualmente. O profissional atua para identificar patologias mentais e restabelecer a saúde psicológica do paciente. Seu trabalho também visa promover o autoconhecimento e o gerenciamento das emoções. 

Esse campo de atuação é vasto e vai muito além do atendimento individual que conhecemos. Afinal, além de manter um consultório próprio, psicólogos clínicos podem atender casais, grupos ou mesmo famílias inteiras. 

Psicologia Jurídica

Nesse segmento a Psicologia é voltada às questões do Direito, e sem dúvidas é uma das áreas mais desafiadoras. Ela estuda vários fenômenos, inclusive, problemas relacionados à saúde mental e distúrbios de personalidade, que podem levar uma pessoa a cometer crimes ou infrações à lei. 

O profissional se encarrega de prestar auxílio técnico a profissionais como juízes, policiais e advogados. Isso é feito por meio da emissão de laudos e depoimentos. 

Psicologia organizacional ou empresarial 

Cada vez mais os gestores de empresas e estabelecimentos variados, independente de seus portes, preocupam-se com o capital humano em seus negócios, desde o momento da contratação até a hora de demitir um colaborador. 

Nessa área, a Psicologia atua no auxílio aos colaboradores de uma empresa e aos próprios gestores. Aqui, o psicólogo também é essencial para garantir o bem-estar da equipe, permitindo que o clima organizacional seja benéfico a todos. 

Conheça os cursos da UNDB a noite

Para você que deseja iniciar uma graduação no período noturno, pode ser uma escolha interessante, porque você terá todo o dia para lidar com outros compromissos ou até o trabalho durante o dia. A UNDB é a escolha perfeita para você.

A infraestrutura da UNDB é composta por salas de aula modernas com laboratórios e biblioteca com grande acervo e aberta para pesquisa e estudos dos alunos. Temos a maioria dos nossos cursos de graduação e tecnólogos oferecidos no período noturno para você escolher qual se identifica mais e iniciar a primeira etapa da construção do seu sonho. 

Cursos noturnos:

- Administração

- Ciências Contábeis

- Direito

- Enfermagem

- Engenharia Civil

- Engenharia de Software

- Farmácia

- Fisioterapia

- Nutrição

- Psicologia

- Sistemas de Informação

Inclusive, o curso de Psicologia da UNDB é ofertado no período noturno e tem duração de 5 anos, divididos em 10 semestres. A UNDB oferece um ensino de excelência tanto na estrutura como na metodologia de ensino da graduação.

Como ingressar na graduação na UNDB?

Se identificou com a graduação em Psicologia da UNDB? Para se inscrever no curso é fácil, basta preencher a ficha de inscrição no site da instituição, clicando aqui. O estudante também pode usar a nota do ENEM ao optar pelo curso de Psicologia.



Tópicos: Psicologia, aprender psicologia, graduação em psicologia, Faculdade de Psicologia

Postado por Undb em 25-03-2024 19:02