Postado por Dennis Mantovani em 30-01-2020 9:00

Curso na área da Saúde, qual melhor opção? Saiba como escolher!

 
 
 
 
 
 
 
Profissional formada em curso na área da saúde

O mercado de trabalho para profissionais da saúde está em constante expansão, pois os setores de atuação nessa área têm se expandido bastante, principalmente com o surgimento de novos exames, diagnósticos, medicamentos, tratamentos, clínicas e hospitais. Contudo, as inúmeras possibilidades de carreira torna ainda mais difícil a tarefa de qual curso na área da Saúde escolher. 

passar no vestibular

Nesse ramo, existem cerca de 40 cursos regulamentados e aprovados pelo MEC (Ministério da Educação), prontos para oferecer vagas em todo o País. Todos esses cursos são oferecidos nas modalidades bacharelado, licenciatura ou tecnológico. Quer conhecer um pouco mais sobre eles? Continue acompanhando este post e confira a seguir!

Faculdade de Biomedicina

A Biomedicina é um campo da Saúde que estuda agentes causadores de doenças e pesquisa medicamentos para prevenir e tratar essas doenças e melhorar a qualidade de vida da população. 

Os profissionais biomédicos podem trabalhar em vários locais, incluindo hospitais, produtos farmacêuticos, institutos de pesquisa e laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e ambientais. A formação biomédica tem um grande mercado de trabalho que inclui os setores público e privado, laboratórios e/ou grandes empresas.

O estudo básico em Biomedicina trata da pesquisa, identificação e classificação de microrganismos causadores de doenças, a fim de desenvolver tratamentos, vacinas e medicamentos. Para quem deseja se especializar nessa área é importante gostar das Ciências Biológicas e de Exatas — foco em química.

Profissional formada em curso na área da saúde

Curso de Farmácia

Farmácia é a área que estuda a composição química dos medicamentos e sua interação com o corpo humano. Ao longo do curso você obterá conhecimento especializado nesse campo e poderá ajudar o público, aconselhando e prestando assistência sobre os riscos potenciais, interações medicamentosas e contraindicações.

É um ramo de grande valor e crescimento, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A Farmácia é uma das áreas em que os investimentos em pesquisa e inovação são mais populares. É também uma área de rápido crescimento, essencial para a saúde e o bom desenvolvimento humano.

Ou seja, trata-se de um campo ideal para quem gosta de cuidados de saúde e está sempre em busca de inovações. É recomendado para quem se sente à vontade em áreas Biológicas e Químicas e tem um emprego com salários muito bons.

Faculdade de Fisioterapia

Fisioterapia é outro curso na área da Saúde dedicado à prevenção e tratamento de lesões que afetam o corpo humano, seja devido a acidentes, características genéticas ou doenças adquiridas ao longo do tempo, como má postura.

Os graduados em Fisioterapia podem trabalhar em instalações de saúde, como hospitais, clínicas e centros de assistência, bem como em clubes esportivos, além de também podem cuidar de pacientes em casa. Eles são responsáveis ​​pelo tratamento e apoio à recuperação de feridos, pessoas com distúrbios neurológicos, problemas nas costas, crianças, pessoas com deficiência, idosos e mulheres em estado gestacional.

Ter empatia é uma das habilidades mais desejadas para um fisioterapeuta. A capacidade de entender e ajudar um ao outro é fundamental. 

Faculdade de Odontologia

Odontologia é a área da Saúde onde a saúde da boca, dentes, língua e ossos faciais é examinada e tratada. O dentista é responsável pelo diagnóstico de problemas bucais, desenvolvendo estratégias de prevenção e sempre sugerindo o tratamento mais adequado. Seja para extração dentária, cirurgia, desenvolvimento protético etc. 

Além disso, a odontologia também inclui serviços relacionados à estética oral. Atua, ainda, na estética, como na limpeza e no clareamento dos dentes. As principais áreas da Odontologia são Ortodontia, Periodontia, Implantologia, Traumatologia e Cirurgia.

Curso de Nutrição

O desafio da Nutrição é a luta pela promoção e restauração da saúde alimentar. O nutricionista ajuda as pessoas a aplicar práticas que garantem bem-estar e qualidade de vida. O campo de atividade é extenso, pois o graduado pode trabalhar em clínicas, restaurantes, hospitais, indústria, escolas, esportes, laboratórios, pesquisa e ensino. As vagas variam entre as organizações públicas, privadas e não governamentais (ONGs). 

A nutrição procura respostas para questões fundamentais: a forma como as pessoas se relacionam com o que comem e o que diz respeito à segurança alimentar. O nutricionista é responsável por pesquisar, examinar os efeitos da alimentação individual e de cada alimento no corpo, além de prescrever dietas e tratamentos por meio de uma alimentação mais equilibrada.

Faculdade de Psicologia

Psicologia é a área que examina o comportamento humano e a relação entre mente e corpo. O psicólogo é o especialista neste campo e é responsável por analisar o perfil e as emoções das pessoas e depois diagnosticar possíveis problemas mentais, emocionais e comportamentais do paciente em questão. 

O principal objetivo da psicologia é encontrar maneiras através desta análise dos sentimentos e pensamentos da pessoa que servem ao bem-estar individual. Como melhorar seus relacionamentos, especialmente consigo mesmo.

Esses são as principais informações que podem lhe ajudar na escolha do curso na área da Saúde. Para decidir qual deles fazer, o melhor é analisar as suas preferências e habilidades, por exemplo: se você gosta bastante facilidade e gosta de se relacionar com pessoas, o curso de Fisioterapia ou Psicologia podem se boas opções. 

Já para selecionar a instituição, a UNDB, que oferece graduação em São Luís, é uma excelente alternativa, afinal, a faculdade é considerada a melhor da região maranhense, e oferece total suporte aos alunos durante a sua formação e na busca de vagas no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe quais são as melhores opções de curso na área da Saúde, inscreva-se no vestibular da UNDB e comece a construir o seu futuro agora mesmo!

QUERO ME INSCREVER!

Tópicos: curso de nutrição, faculdade de odontologia, curso na área da saúde, Faculdade de Biomedicina, Faculdade de Fisioterapia, Faculdade de Psicologia, Curso de Farmácia

Postado por Dennis Mantovani em 30-01-2020 9:00