Postado por Dennis Mantovani em 11-06-2019 9:00

Como se concentrar nos estudos antes do vestibular

 
 
 
 
 
 
 
educacao

Se preparar para prestar um vestibular é uma tarefa que demanda tempo e dedicação, é importante construir uma rotina de estudos, conheça algumas dicas de como tornar essa tarefa mais simples.

Prepare-se para o Enem

1º Faça uma lista de conteúdos para serem estudados:


É essencial na organização dos seus estudos ter conteúdos muito bem definidos para a prova que você irá prestar.

A divisão de conteúdos é muito importante, por exemplo, intercalar conhecimentos e matérias, por exemplo, matemática e história, física e português, redação e biologia, etc.

Além disso, é importante também não só dividir as matérias, mas também os conteúdos, por exemplo: História do Brasil, República Velha, etc.

Essa lista e divisão do conteúdo ajuda a manter a organização para conseguir finalizar todos os conteúdos, além de ajudar a se manter motivado para continuar o estudo.

2º Organize um ambiente calmo para se concentrar:

Não adianta, não conseguimos nos concentrar em um ambiente bagunçado e barulhento, é necessário encontrar um local para definir como ponto de estudos, um local para que você possa ir todo dia e se dedicar a essas horas que mudarão sua vida.

É importante ser um local fixo, pois isso também já mostra para o seu cérebro que aquele é o local e esse é o seu momento para o estudo.

3º Estabeleça uma rotina:

Uma rotina de estudos é essencial para um bom desempenho no vestibular, ter um tempo definido para cada matéria, conteúdo, exercícios e é claro um tempo para o descanso é essencial.

Sem isso é possível que você se perca no estudo, estudando demais sem descanso, ou descansando demais e perdendo tempo útil de estudo, ou mesmo organizando de maneira errada seus estudos e não conseguindo completar todo o conteúdo necessário.

educacao

4º E mais importante não deixe para a última hora:

O maior erro do estudante hoje é deixar os estudos para a última hora, a famosa procrastinação pode acabar com seus resultados na hora do vestibular.

Além de não aproveitar os estudos como deve, deixar para a última hora faz com que você fique ainda mais nervoso na hora da prova e com menos segurança do que aqueles que se dedicaram fielmente durante o ano.

Outras dicas que podem ajudar:

Fazer listas com post it, mapas mentais, e incentivos visuais ou sonoros podem ajudar muito a estudar e auxiliar no processo de aprendizagem.

Existem muitas pessoas que necessitam de um incentivo visual para conseguir gravar conhecimentos e matérias, os mapas mentais, resumos, listas, post it colados pelo ambiente de ajuda ajudam muito.

Frases de incentivo também são uma excelente ideia, pois no momento do cansaço é possível encontrar um ânimo ao ler uma frase de motivação locado no seu ambiente de estudo.


Lembre-se de não estudar mais do que seu corpo aguenta, é necessário também definir um horário para o descanso, pois caso contrário estudar para o vestibular pode ser tão desgastante a ponto de causar problemas de saúde.

Mais dicas como essa para ter uma rotina de estudos de campeão, baixe gratuitamente no nosso e-book!

Baixe o e-book aqui! Manual prática para passar no vestibular!

Tópicos: como se concentrar nos estudos

Postado por Dennis Mantovani em 11-06-2019 9:00