Postado por Dennis Mantovani em 01-04-2020 12:04

6 alternativas para ganhar dinheiro e começar a faculdade

Financas pessoais

Depois de começar a faculdade, quase todo estudante enfrenta o mesmo problema: a falta de dinheiro. A alimentação, transporte, moradia, material didático e lazer acabam custando mais do que imaginamos no começo.

Para contornar essa situação, algumas pessoas buscam formas de gerar renda extra na faculdade. Com isso, elas conseguem bancar os próprios estudos (ou parte dele) e até mesmo começam a ter alguma projeção profissional dependendo de como elas tem trabalhado.

Quer ver algumas ótimas maneiras de ganhar dinheiro durante a faculdade? Então continue a leitura e anote as dicas!

1. Tente trabalhar como freelancer

Uma ótima maneira de ganhar dinheiro durante a faculdade é com o trabalho de freelancer. Tudo consiste em você oferecer algum serviço para outras pessoas, mas sem vínculo empregatício.

O trabalho de freelancer normalmente é remunerado pela produção. Caso você saiba escrever muito bem, é possível buscar, por exemplo, um trabalho como redator e cobrar um valor R$ 0,0X por palavra.

Além da redação de conteúdos, também existe espaço para freelancers de programação, design, fotografia, automação de campanhas digitais e várias outras áreas.

E como o freelancer ganha com base em sua produção, sem vínculo com ninguém, é possível fazer seu próprio horário (sempre respeitando os prazos acordados com seus clientes, é claro) sem prejudicar a sua formação.

como economizar na faculdade?

2. Faça algum produto e venda

A produção de algum produto também é outra forma interessante de ganhar um dinheiro extra. A alternativa mais conhecida é a culinária, especialmente os doces (quem nunca viu alguém vendendo bombons, ou brigadeiros, na escola ou na faculdade, não é mesmo?).

Para que isso dê certo é preciso fazer o cálculo com cuidado, achar um bom fornecedor (como distribuidoras de artigos para festas) e ter um preço lucrativo, mas também atrativo.

Mas não é só de brigadeiro que vive o jovem universitário. Outras alternativas também são interessantes, como a venda de bijuterias, artes em biscuit, desenhos e o que mais você conseguir criar. Entretanto, lanches e doces acabam sendo a aposta mais “segura”.

3. Importe produtos e faça a revenda

Se você tem o costume de comprar coisas fora do Brasil, especialmente fazendo importações da China, é possível aproveitar essa sua habilidade para lucrar. Como o preço pago pelos produtos é consideravelmente mais baixo, quem faz importações consegue não só vender itens que ainda são raros no mercado nacional, como também oferece um preço atrativo.

Juntando esses dois fatores, você tem uma excelente forma de fazer dinheiro durante a sua graduação.

4. Procure por empregos de final de semana

Com a correria da graduação, nem sempre conseguimos encontrar um emprego formal para trabalhar. Mas ainda assim é possível conseguir uma oportunidade “fixa”. Basta procurar por vagas de final de semana.

Buffets, empresas de festa e outras companhias da área de eventos sempre costumam ter vagas para baristas, garçons e garçonetes, manobristas e afins. Além disso, eles pagam pelo dia de trabalho — no dia seguinte o dinheiro já está na sua conta (a menos que o próximo dia seja um domingo).

5. Faça estágios remunerados

Pensando já na construção de uma carreira e ganho de experiência, o estágio remunerado é uma alternativa muito interessante. Nele, você vai trabalhar dentro da sua área de formação, sendo supervisionado por um profissional formado e exercendo partes das atividades que exerceria caso tivesse terminado o curso.

Em outras palavras, o estagiário assume boa parte das tarefas operacionais e “desafoga” o profissional formado, deixando ele com tempo livre para focar em atividades mais técnicas e que exigem mais acuracidade.

Além do dinheiro, o estágio remunerado é muito interessante para que você ganhe experiência de mercado e desenvolva habilidades importantes para seu futuro, como habilidade interpessoal e autogestão. Somado a isso, o estagiário ainda acompanha a rotina de um profissional formado que já atua, e isso dá uma visão completamente diferente da formação e das aulas práticas.

6. Dê aulas particulares

Você é um bom aluno, que sempre tira as notas máximas, sabe o conteúdo de cabeça e responde a qualquer pergunta do professor? Se a resposta for “sim”, está na hora de usar essa sua dedicação e esforço para gerar uma renda extra para você.

Ofereça aulas particulares para estudantes de períodos abaixo do seu. No final do semestre, várias pessoas procuram por ajuda e estão dispostas a pagar para aprenderem os conteúdos e não ficarem para as provas de recuperação (ou repetirem o período).

O único problema dessa alternativa é que ela pode ser bastante rentável na reta final do semestre, mas no início poucas pessoas têm interesse em buscar um reforço.

Mas existe uma solução: dê aulas de reforço para estudantes do Ensino Médio. Se você está fazendo o curso de Farmácia, por exemplo, seu conhecimento em Química é o suficiente para ajudar quem ainda não chegou na faculdade.

Como são os pais que comumente procuram por esse serviço, a principal demanda vem de alunos que reprovaram no ano anterior e que agora passarão a receber aulas de reforço durante todo o ano (ou nos primeiros seis meses).

Além dessas formas de ganhar dinheiro na faculdade, existem diversas alternativas que você pode usar. Basta ser criativo e aproveitar as oportunidades. O importante é não ficar parado. Até porque, essas atividades ajudam a desenvolver competências que fazem toda a diferença na hora de entrar para o mercado de trabalho definitivamente.

Mas não pense que só ganhar dinheiro é o suficiente. Você também precisa saber cuidar dos seus ganhos. Por isso, leia nosso texto sobre finanças Pessoais para estudantes: como controlar seu dinheiro!

alternativas para ganhar dinheiro

Tópicos: como ganhar dinheiro