Postado por Undb em 01-04-2025 19:11

Fisioterapia: benefícios para a saúde e bem-estar

 
 
 
 
 
 
 
fisioterapia: benefícios para a saúde e bem estar

 Ao contrário do que muitos sabem,  a profissão de fisioterapeuta é complexa e muito importante para a saúde das pessoas. Durante o período de pandemia essa importância fica ainda mais evidente.  

Essa é uma profissão de muita relevância para a população, já que os exercícios e manobras que são realizadas pelos fisioterapeutas podem amenizar e até mesmo curar lesões e ajudar as pessoas a retomarem a sua autonomia e bem estar. 

Neste conteúdo, iremos mostrar alguns dos principais benefícios da fisioterapia para a saúde e o bem-estar. Acompanhe agora! 

Quais são os benefícios da fisioterapia para a saúde?

Passar por sessões de fisioterapia é uma maneira de cuidar ainda mais da sua saúde e do seu bem-estar. Afinal, essa prática ajuda em diversas funções do organismo, tanto em termos físicos quanto psicológicos.

Em outras palavras, a fisioterapia é uma grande aliada para quem busca ter mais qualidade de vida. A seguir, confira alguns dos principais benefícios que o seu corpo obtém com esse tipo de tratamento e acompanhamento!

1. Bem-estar

Ter bem-estar nada mais é do que a possibilidade de conciliar diversas práticas que ajudam a se sentir bem, envolvendo aspectos de segurança, conforto, disposição, motivação, satisfação, entre outros. É por isso que a fisioterapia tem tudo a ver com esse assunto.

Ao dar mais atenção às necessidades do seu corpo e ter o apoio de um profissional especializado, é possível tratar diversos problemas de saúde. Ao mesmo tempo, torna-se mais fácil prevenir uma série de outras complicações que poderiam surgir, caso não houvesse um bom cuidado.

Com menos preocupações, dores, desconfortos e demais incômodos, é possível desfrutar da vida com muito mais bem-estar. Sem mencionar que esse fator influencia bastante as atividades do dia a dia, pois é muito mais confortável realizar as tarefas do cotidiano se sentindo bem.

2. Prevenção de lesões

A verdade é que estamos suscetíveis a lesões em diversas partes do corpo o tempo inteiro. No entanto, é possível ter um maior controle sobre como o seu organismo vai reagir em caso de acidentes, por exemplo.

Além disso, manter a saúde em dia ajuda a evitar o surgimento de transtornos que afetam as articulações, os ossos e a musculatura. Quando é possível ter acesso a exercícios físicos guiados por um profissional especialista nesse assunto, tudo fica ainda melhor.

É por esse motivo que outro dos maiores benefícios de fazer fisioterapia é a prevenção de lesões. Ao fortalecer a musculatura e aprender a adotar posturas mais saudáveis no dia a dia, é possível evitar danos graves em casos de acidentes, assim como você pode se ver longe de problemas como tendinite, artrite, artrose, e por aí vai.

 

fisioterapeuta5

 

3. Melhora a postura

Falando em postura, ninguém merece sentir dor na coluna, não é mesmo? Esse, inclusive, é um desafio para diversas pessoas. Afinal, a forma como sentamos, deitamos e andamos no dia a dia nem sempre é a mais saudável para o corpo.

No entanto, com a fisioterapia, é possível aprender a manter a saúde da coluna e a adotar uma postura ideal para as mais variadas atividades. Isso significa que você pode ter mais consciência corporal e saber quais são as posições que evitam a sobrecarga dos nervos, articulações, discos intervertebrais e estrutura óssea.

Cuidar da postura é fundamental para prevenir dores e o surgimento de transtornos ao longo do tempo. Além disso, é ótimo para quem busca um envelhecimento saudável e mais longevidade.

Os exercícios praticados na fisioterapia ajudam a conhecer melhor as necessidades do seu 

corpo e evitar comportamentos que provocam danos nas estruturas físicas. Além disso, ensinam a priorizar a ergonomia nas mais variadas tarefas realizadas no cotidiano, desde o trabalho até a prática de atividades físicas.

4. Aumenta a performance esportiva

Os atletas também podem desfrutar bastante dos benefícios da fisioterapia. Lembra-se da prevenção de lesões? Nesse caso, por realizar exercícios físicos de alto rendimento, o público atlético está ainda mais suscetível a sofrer algum dano no corpo durante as atividades.

Na presença desse tipo de lesão, a interrupção da prática é necessária. Ainda existe o período de recuperação, que pode afetar consideravelmente o condicionamento e a preparação para a realização de esportes.

Por outro lado, ao fazer fisioterapia de maneira preventiva, é possível diminuir os riscos de se lesionar durante as atividades e trabalhar em torno de treinos que ajudam na performance ao longo do esporte. Sem contar que a prática ajuda a desenvolver mais consciência corporal e evitar o excesso de exercícios físicos. Com isso, o desempenho só tende a aumentar.

Vale destacar, também, a importância da fisioterapia na reabilitação de lesões, até mesmo, as mais antigas. O ideal é que o tratamento conte com a presença de um fisioterapeuta para garantir uma recuperação efetiva e evitar sequelas.

5. Diminuição de dores

Quem tem dores crônicas, principalmente, por conta de algum transtorno, inflamação ou lesão, vai gostar ainda mais da fisioterapia. Afinal, a prática também ajuda a diminuir a intensidade do desconforto ou, até mesmo, cessá-lo.

Só quem passa por esse tipo de incômodo sabe o prazer de acordar sem sentir dores ou voltar a realizar uma atividade que, antes, deixava alguma parte do corpo dolorida. Mais uma vez, a fisioterapia se mostra como uma grande parceira do seu bem-estar.

Sobre a profissão de Fisioterapeuta

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a  Fisioterapia é definida como “A ciência do tratamento por meio de métodos físicos, execução de exercícios terapêuticos, eletroterapia e massoterapia”.

Então, resumidamente a fisioterapia é uma área das ciências da saúde voltada para o diagnóstico, prevenção e recuperação de pessoas com alguma necessidade de fisioterapia e claro que, baseada em evidências, além disso, trabalha no tratamento de doenças ocasionadas por alterações genéticas, enfermidade adquirida ou traumas.

Seu objetivo é preservar, devolver ou reabilitar as funções motoras, a integridade dos órgãos dos seus pacientes através de técnicas e manobras e assim promover qualidade de vida. Então quando um paciente tem algum trauma, ou risco de perder sua mobilidade, o fisioterapeuta entra em ação.

Principais atividades do Fisioterapeuta

São atribuições básicas desse profissional fazer um diagnóstico terapêutico através da compreensão do estado do paciente, utilizar técnicas para reabilitar, habilitar e prevenir lesões, desenvolver ações voltadas para a prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida, auxiliar na escolha do exercício físico que seja mais adequado para o tratamento. 

Mas, como o  campo de atuação é diverso, as atividades realizadas pelo fisioterapeuta podem variar e serem mais voltadas para uma determinada especialização, como por exemplo:  

Na fisioterapia dermatofuncional as atividades estão voltadas para a pele, são aplicadas técnicas para melhorar cicatrizes, estrias, celulites, redução de gordura localizada. 

Enquanto que na fisioterapia esportiva o intuito é melhorar a performance do atleta prevenindo lesões e quando necessário, realizar tratamento e reabilitação para as lesões causadas pelo exercício ou competições, por exemplo. 

Na fisioterapia do trabalho o objetivo é que através de técnicas físicas laborais consiga prevenir lesões decorrentes do serviços realizados e garanta a saúde do trabalhador.

Então, basicamente um fisioterapeuta desenvolve atividades voltadas para a prevenção e reabilitação, visando garantir qualidade de vida para os seus pacientes. 

Mercado de trabalho para o Fisioterapeuta 

A Fisioterapia é uma área que está ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho e a tendência é continuar, já que estas estão mais preocupadas com seu bem-estar e sua saúde.

Nos últimos anos a procura por profissionais habilitados para fazer a reabilitação de pacientes com síndromes respiratórias se elevou. Segundo a CAGED, entre os  meses de abril de 2020 e março de 2021 houve um aumento de 44,62% na contratação de fisioterapeutas com especialidade em fisioterapia cardiorrespiratória. 

Além da fisioterapia cardiorrespiratória, outras especialidades que estão ganhando mais espaço no mercado de trabalho são:

  • Fisioterapia Dermatofuncional 
  • Fisioterapia Desportiva 
  • Fisioterapia Gerontológica 
  • Pilates 
  • Fisioterapia Pediátrica  

A empregabilidade para o fisioterapeuta é alta, é tida como uma das melhores do mercado de trabalho, então se você está pensando em seguir esse ramo, vale muito a pena, mas lembre de se especializar em alguma área, o mercado de trabalho requer profissionais bem capacitados.

Onde estudar Fisioterapia ?

Por ser uma área é uma profissão bastante abrangente, o curso de Fisioterapia costuma ser bastante procurado, portanto ele é facilmente encontrado nas faculdades. Escolher uma boa faculdade para iniciar sua graduação é muito importante para que seu futuro profissional seja garantido e você consiga credibilidade no mercado de trabalho.

A UNDB é uma instituição que é referência em ensino, sendo uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região.

O curso de Fisioterapia da UNDB tem duração de cinco anos sendo ofertado no período matutino. Durante esse período, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você possa aprender as disciplinas da melhor forma, se tornando um profissional completo futuramente.

Então, agora que você já sabe qual é a faculdade ideal para você iniciar sua graduação. Quer se tornar um estudante da UNDB?  Você pode ingressar na instituição com o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni ou até mesmo a transferência externa.

Para os que desejam financiar os estudos, a UNDB oferece também algumas modalidades de financiamento, como:

Essas modalidades também podem te ajudar a realizar seu sonho do ensino superior e conquistar sua carreira profissional. Saiba mais detalhes sobre nossas formas de ingresso clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.

Tópicos: Fisioterapia, Faculdade de Fisioterapia, Graduação em Fisioterapia

Postado por Undb em 01-04-2025 19:11