Postado por Dennis Mantovani em 02-08-2019 9:00

Grandes nomes da história da Engenharia

 
 
 
 
 
 
 
engenheiros-famosos-undb

Costumamos nos familiarizar com os artistas famosos de Hollywood, devido aos seus inesquecíveis filmes de ação, comédia ou romance. Mas você se lembra de alguma das grandes mentes que criaram invenções que tornam nossas vidas mais fáceis? Será que você se recorda dos nomes de alguns dos engenheiros famosos, conhecidos por tornar o mundo melhor?

De médicos a políticos, de feministas a filantropos, muitas personalidades contribuíram para a construção da nossa sociedade. Dentre elas, alguns inventores deixaram um grande legado por meio de suas obras de engenharia, desempenhando assim, um papel importante no desenvolvimento do mundo.

Curso de Engenharia Civil

Neste post, você verá alguns dos famosos engenheiros civis que contribuíram para construir o mundo que conhecemos hoje. Confira!

1. Imhotep

Nascido no Egito, há mais de 4600 anos, Imhotep foi o primeiro engenheiro civil da história. Ele é conhecido por ter projetado e supervisionado a construção da a famosa Pirâmide de Djoser. Além disso, Imhotep foi o primeiro a introduzir o uso de colunas na arquitetura.

A Pirâmide de Djoser foi a primeira do Egito e ainda é a estrutura de alvenaria mais antiga do mundo. Ela consiste em seis mastabas de tamanho decrescente, empilhadas uma sobre a outra para formar uma série de etapas. Quando concluída, possuía 62 metros de altura, uma base de 109 x 125 m e era revestida de calcário branco polido. Foi edificada em blocos de pedra, cortados e revestidos com técnicas concebidas por Imhotep.

Por isso, vamos agora para o próximo grande engenheiro civil!

2. Leonardo da Vinci

Temos também Leonardo da Vinci, que nasceu no século XV e morreu no início do século seguinte. Seu nome é um dos mais conhecidos no mundo por sua arte — como suas pinturas “Mona Lisa” (1503) e “A última Ceia” (1495–1498) —, já que ele era o mais famoso artista, escultor e músico.

Da Vinci tinha também um grande interesse por ciência e matemática. Embora ele não tenha colocado suas criações em prática — como outros engenheiros — seus famosos desenhos foram de grande importância. Suas descobertas e invenções eram insondáveis para seus contemporâneos.

Em 2001, foi construída uma ponte na Noruega baseada em um dos seus projetos. O que prova como sua influência permanece viva na Engenharia Civil.

engenheiros-famosos-undb

3. Gustave Eiffel

Esse nome lhe parece familiar? Com certeza que sim! Gustave Eiffel foi um engenheiro civil e arquiteto nascido na França. Suas realizações mais notáveis incluem o Viaduto Garabit, o trabalho na Estátua da Liberdade e a famosa Torre Eiffel, que projetou, construiu e foi nomeada em homenagem à sua empresa.

VEJA TAMBÉM

 

4. Elmina Wilson

A fama de Elmina Wilson está em sua condição de primeira mulher americana a se formar em Engenharia Civil. Obteve seu diploma pela Universidade do Estado de Iowa (EUA). Se tornou também a primeira mulher a ensinar engenharia nessa mesma instituição, e trabalhou em uma série de belas estruturas americanas — como o Metropolitan Life Tower de Nova York.

5. Francisco Prestes Maia

Não podia faltar um nome brasileiro não é mesmo? Por isso, trouxemos neste último tópico um engenheiro com fundamental importância para o desenvolvimento urbano da maior cidade do País. Francisco Prestes Maia nasceu em 1896 e se formou em engenharia na Faculdade Politécnica, onde também se especializou em arquitetura. Ele criou o Plano das Avenidas de São Paulo, junto com Ulhôa Cintra, um projeto que forneceu estrutura para o crescimento desse município.

Como você pôde ver, as grandes cidades do planeta são como conhecemos hoje graças à Engenharia Civil e seus engenheiros famosos. Apesar de existirem diversos profissionais em todos os ramos, muitas vezes uma única mente brilhante concebe ideias inovadoras que mudam o rumo da história.

Gostou do Post? Agora, que tal seguir os passos desses engenheiros? Se você está pensando em fazer Engenharia Civil, mas ainda tem dúvidas, baixe nosso ebook! Temos certeza de que conseguirá se decidir!

Nova call to action

Tópicos: engenheiros famosos

Postado por Dennis Mantovani em 02-08-2019 9:00