Postado por Dennis Mantovani em 16-04-2018 9:00

Qual é o perfil do Engenheiro Civil?

eng civiljpg

Como todo profissional, o engenheiro civil agrega um conjunto de características que são favoráveis para exercer suas funções com todas as capacidades necessárias. Para isso, é importante escolher a melhor entre as faculdades de Engenharia Civil, com a correspondente infraestrutura necessária e que seja capaz de elevar seu potencial ao máximo.

Pensando nisso, preparamos este artigo contando como é o perfil de quem faz Engenharia Civil em São Luís, além de algumas dicas sobre a carreira. Vamos lá?

eng civiljpg

Engenharia Civil em São Luís: o que faz o profissional?

Do projeto à execução, o engenheiro civil é o profissional responsável por quase todo tipo de obras que você imaginar: casas, prédios, estradas, aeroportos etc. Ele analisa o ambiente, faz estudo de viabilidade e define os materiais adequados para a construção.

O engenheiro civil é responsável pela equipe envolvida em uma obra, devendo desenvolver habilidades de gestão e liderança. Cabe a ele também fazer a orçamentação dos recursos necessários para o trabalho, desenvolver projetos de construção civil e lidar diariamente com os diversos públicos que envolvem seu dia a dia, como fornecedores e clientes.

Muitos engenheiros civis são contratados para lidar diretamente com licitações, elaborando propostas de acordo com os editais lançados pelas empresas, governamentais ou não.

Obviamente, um dos setores que mais contratam o profissional é o imobiliário, onde ele fica responsável pelo planejamento e execução de obras habitacionais.

Como existem diversas especialidades dentro da Engenharia Civil, é comum que o profissional siga por uma vertente e especialize-se nela: é o caso de quem trabalha na construção de aquedutos, pontes e centrais de abastecimento de água.

Nas faculdades de Engenharia Civil, você aprende um pouco de cada segmento, para, depois de formado, buscar aquele que mais lhe agrade.

Que habilidades você aprende nas faculdades de Engenharia Civil?

Os engenheiros civis trabalham planejando e executando grandes projetos de infraestrutura, como edifícios, aeroportos e estradas.

Isso requer a habilidade de resolver problemas complexos e determinar a viabilidade dos projetos, especialmente no que se refere aos custos financeiros e preocupações de segurança.

passar no vestibular

As atividades profissionais do engenheiro civil variam de acordo com sua especialidade ou área de atuação, mas normalmente envolvem as seguintes tarefas:

• analisar relatórios de pesquisa, mapas e outros dados para planejar projetos;
  • fornecer estimativas de custos de construção, incluindo materiais, equipamentos ou mão de obra para determinar a viabilidade econômica de um projeto;
  • estudar os regulamentos governamentais e suas eventuais alterações para manter suas obras dentro da lei;
  • estar atento a potenciais riscos ambientais e outros fatores nos estágios de planejamento.

É importante ressaltar que, embora arquitetos e engenheiros civis trabalhem juntos constantemente, os primeiros estão preocupados com a estética e a funcionalidade; enquanto os engenheiros estão preocupados em garantir que a estrutura seja segura e capaz de suportar condições cotidianas e extremas.

Onde fazer Engenharia Civil em São Luís

Na hora de escolher uma faculdade de Engenharia Civil em São Luís, faça uma extensa pesquisa sobre a reputação da instituição. Tente conversar com ex-alunos, visitar o campus e tirar todas as suas dúvidas com a coordenação do curso antes de se matricular.

Também considere as formas de ingresso e outros benefícios, como financiamento estudantil. Eles podem ser bem úteis ao longo da graduação.

Agora que você já tem uma ideia do perfil do profissional formado em Engenharia Civil em São Luís, aproveite para visitar a nossa página e baixar nosso e-book para saber mais a respeito do curso!

Nova call to action

Leita também: Você conhece o mercado da Engenharia Civil?

Tópicos: Engenharia Civil

Postado por Dennis Mantovani em 16-04-2018 9:00