Postado por Undb em 21-02-2024 19:16

O que fazer depois da faculdade

 
 
 
 
 
 
 
depois da faculdade

Uma das principais perguntas que os formandos costumam fazer após a conclusão do ensino superior é: O que fazer depois da faculdade?

Essa costuma ser uma das ansiedades dos futuros profissionais em formação. 

No entanto, existem diversos caminhos que podem ser seguidos depois de concluir a graduação e eles vão depender dos sonhos e das perspectivas de cada pessoa. Geralmente, quem saber o que quer irá começar a trilhar passos que irão influenciar e ajudar a alcançar os objetivos, mas e aqueles que ainda se encontram em dúvida de qual caminho seguir?

Se você está pensando no que fazer depois da faculdade, iremos te apresentar algumas ideias que irão te inspirar. Mas já adianto, tente experimentar outros caminhos além dos que você se imaginou lá atrás quando conseguiu passar no vestibular e iniciar a graduação.

O que fazer depois da faculdade?

Após a conclusão do ensino médio, abre-se um leque de possibilidades para continuar investindo no desenvolvimento profissional. Existem várias opções para se levar em consideração, como por exemplo, buscar idiomas, pós-graduação, uma segunda graduação ou até mesmo um intercâmbio.

Procurar emprego na área

Caso não esteja estagiando, ou não queira continuar na empresa em que você fez estágio, você pode partir para o mercado de trabalho e procurar por vagas de trabalho na área. 

Existem sites que fazem conexão dos candidatos com as empresas que estão em busca de profissionais, o LinKedin, por exemplo, é um desses sites e é um excelente canal para criar uma boa rede de contatos e aumentar as chances de conquistar uma vaga.

Pós-graduação

Começar uma pós-graduação é uma das opções mais relevantes para quem deseja obter maior desenvolvimento profissional, pois ela oferece uma série de benefícios.

Ao escolher um curso de especialização, os profissionais têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em uma área específica, expandindo suas competências e habilidades técnicas, podendo ter uma visão mais abrangente e atualizada do campo de atuação. 

Segunda Graduação

Realizar uma Segunda Graduação em uma área complementar ou de interesse pessoal, irá possibilitar que o profissional expanda seus conhecimentos e habilidades importantes para o mercado de trabalho. 

Obter esse segundo diploma, inclusive, pode abrir portas para novas oportunidades de carreira e aumentar a empregabilidade em diferentes setores profissionais. Além disso, a segunda graduação demonstra flexibilidade, capacidade de aprender e adaptar-se a novos desafios. 

Como o mercado acompanha as mudanças tecnológicas e econômicas da sociedade, ele muda com muita frequência, de modo que precisa ser constantemente atualizado por especialistas. Um segundo diploma pode dar à pessoa a oportunidade de se atualizar e dominar novas ferramentas técnicas e recursos tecnológicos, possibilitando atender aos requisitos do mercado. 

Curso de idiomas 

Ter o domínio de novos idiomas é sempre uma maneira relevante de expandir o nosso conhecimento de vida  e profissional, pois, ao aprender uma nova língua, adquirimos habilidades de comunicação eficazes: essencial em um ambiente de trabalho globalizado.

Saber novos idiomas também abre portas para oportunidades de emprego em empresas internacionais e pode facilitar a colaboração com colegas e clientes de diferentes culturas. Além do mais, a capacidade de se expressar fluentemente em outros idiomas demonstra adaptabilidade, pensamento criativo e disposição para aprender.

Os cursos de idiomas também irão fornecer uma vantagem competitiva, pois muitas empresas valorizam candidatos com habilidades linguísticas, o que pode resultar em promoções e avanços na carreira profissional. 

Fazer um intercâmbio 

Ao passar um período vivendo em outro país, adquirimos conhecimentos que muito dificilmente conseguiríamos obter estando sempre em nossa ‘’ zona de conforto’’. Realizar um intercâmbio irá tornar o currículo do profissional mais atrativo, e a experiência pode servir para aprimorar as habilidades adquiridas na graduação. Aprender um novo idioma, desenvolver soft skills ou ainda fazer uma imersão em culturas diferentes fazem parte dessa experiência. 

Prestar concurso público

Os concursos públicos se mostram promissores para ingressar, uma vez que carreiras públicas são bastante rentáveis e proporcionam um bom plano profissional. Porém, por serem muito visadas, a concorrência costuma ser muito alta.

Sendo assim, realizar um curso preparatório para concurso públicos é de grande valia para potencializar o conhecimento e ajudar a passar.

Investir nos estudos 

Ao concluir o ensino superior, é possível se dedicar ainda mais aos estudos, visando potencializar sua carreira profissional. Há diversos tipos de opções, tais como:

  • Cursos de extensão;
  • Mestrado;
  • Doutorado;
  • MBA (Master Of Business Administration).

Seja qual for a opção, um curso de pós pode lhe dar muitas vantagens, dentre elas o aumento da vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Conheça a UNDB

Na UNDB  oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas. Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.

Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas. 

Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 8° Melhor Centro Universitário do Brasil.

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de bolsa nas mensalidades em toda a graduação *exceto medicina*

Para você que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.

Portanto, saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na UNDB e dê os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão.

Tópicos: ganhar desconto na faculdade, dicas de estudo

Postado por Undb em 21-02-2024 19:16