Postado por Undb em 16-01-2024 9:00

O que se estuda no curso de Fisioterapia

 
 
 
 
 
 
 
fisioterapia

O estudante que se forma em fisioterapia se torna o profissional que é responsável na prevenção de doenças e lesões, por meio da aplicação de técnicas como exercícios e massoterapia. Esses problemas podem ser desencadeados por fatores como alterações genéticas, doenças adquiridas no decorrer da vida ou acidentes.

Para ser este tipo de profissional, empregando as técnicas da melhor forma, é importante passar por alguns anos de estuda na faculdade. O curso de fisioterapia é uma mistura de disciplinas de ciências biológicas e ciências da saúde. Envolvendo matérias da biologia, fisiologia,anatomia, patologia, saúde pública, entre outras. 

Para ajudar você a compreender melhor quais tipos de técnicas deverão ser aplicadas no dia a dia da profissão, preparamos um conteúdo com as principais informações sobre o que se estuda no curso de Fisioterapia. Confira!

Quais são as matérias do curso de Fisioterapia?

As matérias que são ensinadas durante a graduação de Fisioterapia é uma mistura de disciplinas da área da saúde e as disciplinas mais específicas, como Fisioterapia Aquática, Neurofuncional, Respiratória e Esportiva.

Separamos algumas das principais matérias que estão inseridas na grade curricular do curso para você conhecê-las.

  • Aparelho Locomotor;
  • Aparelho Urogenital;
  • Atividades complementares;
  • Bioestatística e Epidemiologia;
  • Biomecânica e Cinesiologia;
  • Desenvolvimento Humano e Social;
  • Educação e Comunicação em Saúde;
  • Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho;
  • Estilo de vida, Saúde e Meio Ambiente;
  • Estrutura e Função Humana;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Fisiologia Dermatofuncional;
  • Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia;
  • Fisioterapia Esportiva;
  • Fisioterapia Musculoesquelética;
  • Fisioterapia Neurológica;
  • Fisioterapia Pediátrica;
  • Gestão de Clínicas e Consultórios; 
  • Mecanismos de Agressão e Defesa;
  • Programa de Integração Saúde Comunidade;
  • Saúde Coletiva;
  • Sistema Cardiorrespiratório;
  • Sistema Nervoso;

As disciplinas de Fisioterapia envolvem também conteúdos teóricos do campo da saúde aliados a práticas laboratoriais, para que o aluno experimente o dia a dia da profissão. Portanto é importante que os laboratórios sejam bem equipados e que o  corpo docente tenha experiência no mercado. 

Vale ressaltar que os estágios, inclusive, são obrigatórios durante a faculdade de Fisioterapia. Podendo acontecer ou não a partir do 7° período do curso. Dessa forma, o estudante participa ativamente dos principais setores dessa profissão, de modo que pode transitar por diversos ramos de trabalho para treinar suas habilidades conforme a demanda do mercado. 

 

Design sem nome (34)

 

Quais são as principais áreas da Fisioterapia ?

Iremos te apresentar agora as principais áreas que geralmente são desejadas pelos profissionais da área de Fisioterapia, são elas: 

Fisioterapia Geriátrica

A Fisioterapia geriátrica é uma área que é voltada exclusivamente para os idosos que precisam solucionar os problemas ocasionados pela idade, como a dificuldade de locomoção e a perda gradativa da capacidade motora.

O profissional que optar por esse segmento profissional precisa de muita dedicação e paciência, que são características necessárias, visto que os tratamentos costumam ser de longa duração. 

Fisioterapia Cardiorrespiratória

Na Fisioterapia Cardiorrespiratória o profissional aprende a desenvolver técnicas específicas para aliviar sintomas decorrentes de doenças, como tosse persistente e cansaço físico.

O tratamento nesse segmento é justamente na parte de prevenção de distúrbios cardiorrespiratórios, principalmente asma e bronquite.

Acupuntura

O segmento profissional nessa área de acupuntura tem crescido nos últimos anos e se consagrou entre uma das áreas mais procuradas pelos Fisioterapeutas. A busca dos pacientes por esse tipo de tratamento também tem influenciado no aumento dessa busca de trabalho pelos profissionais. 

A acupuntura se baseia nas técnicas do estímulo da pele por meio de aplicação de agulhas em pontos específicos, proporcionando melhorias no controle das dores e na manutenção das funções do sistema imunológico. 

Quiropraxia

A quiropraxia é um ramo que envolve o tratamento de lesões relacionadas ao sistema nervoso, muscular e ósseo. A quiropraxia ajuda a combater danos em articulações, músculos, ossos, tendões e ligamentos a partir da aplicação de técnicas específicas.

Esse tipo de tratamento atua de forma complementar com outros tratamentos convencionais prescritos pelos médicos. 

Ortopedia e Traumatologia

Profissionais que atuam nesse ramo, geralmente, exercem suas funções em conjunto com médicos ortopedistas, promovendo a reabilitação de pacientes com fraturas, traumas e luxações dos mais variados graus.

Outros distúrbios como vícios posturais ou sequelas causadas por acidentes também são tratados por profissionais dessa área. 

Fisioterapia neurológica

A Fisioterapia neurológica é conhecida também como neurofuncional, ela se encarrega de tratar os distúrbios decorrentes de doenças neurológicas ou acidentes que afetam o sistema nervoso do paciente, por exemplo, o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O foco nessa área é a reabilitação parcial ou total dos indivíduos para que eles voltem a realizar suas tarefas cotidianas de forma independente, recuperando a sua qualidade de vida.

 

Veja dúvidas comuns de quem quer Fisioterapia

 

Onde estudar Fisioterapia ?

Por ser uma área é uma profissão bastante abrangente, o curso de Fisioterapia costuma ser bastante procurado, portanto ele é facilmente encontrado nas faculdades. Escolher uma boa faculdade para iniciar sua graduação é muito importante para que seu futuro profissional seja garantido e você consiga credibilidade no mercado de trabalho.

A UNDB é uma instituição que é referência de ensino, sendo uma das faculdades particulares mais bem conceituadas pelo MEC e o melhor custo benefício em ensino superior da região.

O curso de Fisioterapia da UNDB tem duração de cinco anos sendo ofertado no período matutino. Durante esse período, a faculdade irá te proporcionar um ambiente favorável para que você possa aprender as disciplinas da melhor forma, se tornando um profissional completo futuramente.

Então, agora que você já sabe qual é a faculdade ideal para você iniciar sua graduação. Quer se tornar um estudante da UNDB?  Você pode ingressar na instituição com o ENEM, o vestibular da UNDB, o Prouni ou até mesmo a transferência externa.

Para os que desejam financiar os estudos, a UNDB oferece também algumas modalidades de financiamento, como:

Essas modalidades também podem te ajudar a realizar seu sonho do ensino superior e conquistar sua carreira profissional. Saiba mais detalhes sobre nossas formas de ingresso clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.

Tópicos: Fisioterapia, Faculdade de Fisioterapia, Graduação em Fisioterapia

Postado por Undb em 16-01-2024 9:00