Postado por Undb em 05-12-2023 9:00

O que se estuda no curso de Enfermagem

 
 
 
 
 
 
 
curso de enfermagem

O enfermeiro é um profissional da saúde dedicado ao bem-estar dos pacientes, zelando por sua saúde e cuidado. Ele é responsável em prestar os primeiros socorros, realizar curativos, administrar medicamentos, coletar amostras para exames e auxiliar médicos em suas cirurgias. 

Geralmente esses profissionais executam suas atividades em hospitais, clínicas e unidades de saúde. Porém, existem outras áreas onde o enfermeiro pode atuar, como por exemplo, em atendimento domiciliar, resgate de vítimas em acidentes ou em pesquisa e gestão de equipes.

Caso você esteja pensando em cursar enfermagem, iremos te apresentar um conteúdo com dicas do que se estuda no curso de enfermagem e quais são algumas das suas  disciplinas. Acompanhe agora.

Qual a grade curricular do curso de Enfermagem ? 

O currículo de enfermagem é construído de forma diferente em cada instituição de ensino. A ordem em que as disciplinas são estudantes e seus nomes podem sofrer alterações de uma faculdade para outra.

Geralmente, o curso apresenta diversas matérias nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas. A carga horária dessas disciplinas teóricas pode mesclar com atividades práticas em laboratórios, permitindo que o aluno tenha contato direto com pacientes, e isso geralmente acontece nos último semestres do curso.

Dito isto, vamos conhecer algumas das principais disciplinas do curso de Enfermagem e o que se estuda nelas.

Anatomia

Nessa disciplina o estudante aprende tudo que se refere ao corpo humano, com ênfase na localização e relação estrutural dos órgãos e sistemas. A disciplina de anatomia promove uma análise geral do corpo envolvendo os sistemas respiratório, locomotor, cardiovascular, nervoso, digestivo, urinário, reprodutor e etc.

Atendimento Pré-hospitalar

Trata-se da definição do perfil e das funções do socorrista, além das medidas de proteção que o profissional deve ter com ele mesmo e com o paciente. Aqui são ensinadas técnicas de atendimento a vítimas de afogamento, traumas, catástrofes, entre outros. 

Histologia

A histologia estuda os tecidos fundamentais do corpo humano juntamente com os órgãos em nível microscópico. Os principais estudos são: epiteliais, conjuntivos, musculares e nervosos. A disciplina também dispõe de algumas atividades práticas, nas quais o aluno pode preparar lâminas para serem examinadas e faz o uso do microscópio óptico.

Biossegurança

Aqui o estudante irá aprender sobre as normas, medidas e precauções que devem ser adotadas por profissionais da saúde para garantir a segurança individual e coletiva dos pacientes. Também estuda os riscos físicos, químicos e biológicos a que os pacientes estão expostos. 

Psicologia 

Na psicologia o aluno é introduzido ao estudo da psicologia de uma maneira geral, com a finalidade de entender a complexidade humana. Relacionado o conhecimento psicológico com o cuidado com a saúde e tem o foco na relação enfermeiro, paciente e família. 

A disciplina também traz ensinamentos sobre o processo saúde-doença e a postura que o profissional da Saúde deve ter diante do paciente. São apresentados alguns aspectos emocionais do atendimento de enfermagem em crianças, idosos e adultos com angústia, ansiedade ou pânico. 

 

Design sem nome (5)-1

 

Enfermagem Clínica

Na disciplina de enfermagem clínica é apresentado ao estudante a metodologia de assistência de enfermagem ao paciente em um ambiente hospitalar. Explica também o papel do profissional em procedimentos de diagnóstico, alimentação do paciente, análise das condições de saúde e tratamento clínico. 

Farmacologia

Aqui são vistos os mecanismos gerais de ação dos fármacos , os efeitos que eles causam, as indicações e contraindicações, as vias de administração e os protocolos que devem ser seguidos na clínica geral. 

Enfermagem Cirúrgica

Trata-se da metodologia de ensino de assistência de  enfermagem aos pacientes e acompanhantes durante todo o processo operatório. Aqui se aprende como funcionam e são organizadas as unidades cirúrgicas, quais os materiais utilizados e como devem ser esterilizados e armazenados. 

Práticas da Enfermagem na Saúde Coletiva

Estuda as técnicas de assistência de enfermagem aplicadas aos indivíduos, família e comunidade, ligadas ao contexto dos programas e políticas públicas de saúde. Alguns dos principais assuntos abordados nessa disciplina são: conceitos de saúde coletiva, sistema de saúde no Brasil, principais problemas de saúde de diferentes grupos sociais, etc.

Enfermagem Ginecológica e Obstétrica 

Na enfermagem ginecológica e obstétrica é compreendido o estudo das metodologias de assistência de enfermagem no que se diz respeito à saúde sexual e reprodutiva da mulher. Os principais assuntos abordados são: doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, prevenção de câncer de mama e de colo de útero, acompanhando também a gestação e o parto. 

Quais os tipos de cursos de enfermagem ?

Durante todo o curso de enfermagem o estudante vai ter a oportunidade de adquirir grandes conhecimentos sobre saúde, primeiros socorros, procedimentos de emergência e tratamento de doenças. Existem alguns tipos de cursos de enfermagem e cada um possui uma ênfase diferente. Confira!

Bacharelado em Enfermagem 

A graduação em bacharelado em enfermagem, a duração do curso tem média de 4 anos, em período integral, o curso de enfermagem bacharelado é a formação mais completa que um profissional da carreira de enfermagem pode possuir. Durante o curso, o estudante passará por uma etapa de conteúdos de Ciências Biológicas, Química, Microbiologia, Laboratórios de Anatomia e aulas práticas. 

A graduação é bem dinâmica e também capacita o aluno a atender pacientes reais na enfermaria nos últimos semestres da graduação. Tendo como obrigatoriedade o estágio e em algumas faculdades o aluno terá de fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no último ano. 

Licenciatura em Enfermagem 

A licenciatura em enfermagem tem muitas disciplinas em comum com as de bacharelado, no entanto, o foco da licenciatura é na formação de professores. Por isso, conta com disciplinas ligadas à didática e ao ensino da profissão, preparando docentes principalmente para cursos técnicos.

Técnico em Enfermagem 

O curso técnico em enfermagem é uma formação que prepara profissionais para atuar na área da saúde, desempenhando funções sob a supervisão de enfermeiros. Esse curso geralmente tem uma duração de aproximadamente dois anos e oferece uma base sólida para ingressar no mercado de trabalho na área de enfermagem.

Veja também:

Tópicos: enfermagem

Postado por Undb em 05-12-2023 9:00