Postado por Undb em 17-01-2024 20:59

Onde usar a nota do Enem

 
 
 
 
 
 
 
prova do enem

O Enem é um evento que acontece todo o ano. A cada edição, milhões de estudantes se preparam para as provas com o objetivo de conseguir uma vaga na universidade. Para os estudantes que fazem a prova, pode-se utilizar a nota para participar de diversos programas do Governo Federal e facilitar a entrada no ensino superior. 

Caso você seja um(a) desses estudantes que se prepara e deseja realizar o exame do Enem, preparamos um conteúdo certeiro para te mostrar onde usar a nota do Enem.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade ?

O exame nacional do ensino médio, ENEM, é de nível nacional. E ao longo dos anos, as instituições de ensino passaram a validar a sua relevância e atualizar a prova como substituta ou como complemento de seus respectivos vestibulares também. 

Com a nota obtida no Enem, dá o direito ao estudante de participar de processos seletivos para conseguir uma vaga em universidades públicas e privadas.

Confira agora algumas maneiras de onde utilizar sua nota do Enem para entrar na faculdade.

Universidade pública pelo Sisu

A maioria das universidades estaduais e federais hoje em dia já ofertam vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é um programa do governo onde os candidatos são selecionados pela nota que obtiveram no Enem.

O processo seletivo deste ano será condensado em uma única edição. Vai abranger tanto o início das aulas para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo.

Existem algumas universidades que disponibilizam apenas uma porcentagem das vagas pelo Sisu e o restante é preenchido através do vestibular da própria instituição. Outras podem oferecer todas as suas vagas por meio do Sisu. É importante frisar que o sistema do Sisu também conta com o sistema de cotas, que boa parte de suas vagas é reservada para pessoas que cursaram o ensino médio em escolas públicas, assim como pretas, pardas e indígenas. 

CALCULE A SUA NOTA DO ENEM

Conseguir uma bolsa de estudo pelo ProUni

Se você é uma pessoa que tem o sonho de estudar em uma universidade particular renomada e não tem tantas condições de arcar com os custos da faculdade, essa é uma ótima oportunidade para tentar uma bolsa e conseguir uma vaga na tão sonhada universidade privada. 

O ProUni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda que participaram do Enem. O candidato precisa ter realizado a última edição do Exame para poder concorrer no processo regular de seleção. 

Na modalidade do ProUni, o sistema exige que os candidatos tenham atingido um mínimo de 450 pontos na média das provas objetivas e nota superior a zero na redação. Para a avaliação de comprovação de renda, é preciso ter uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas de 100%.

Lembrando que o ProUni também é adepto ao sistemas de cotas de seleção.

Conseguir um financiamento estudantil pelo FIES

Pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é possível conseguir um financiamento a juros baixos e começar a pagar a faculdade somente depois da conclusão do curso. 

O programa começou a exigir dos candidatos que apresentem a nota do Enem desde do ano de 2015. Isto é obrigatório para todos aqueles que concluíram o ensino médio a partir de 2010.

O Fies também exige que os candidatos tenham obtido no mínimo 450 pontos na  média das provas e nota maior que zero na redação. Também é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa. 

Complementar a nota do vestibular

Para esta modalidade, principalmente as universidades públicas, costumam aceitar a nota do Enem como parte da pontuação do vestibular tradicional. O estudante precisa fazer as duas provas: A do Enem e do Vestibular da universidade e sua pontuação final vai considerar o desempenho obtido nos dois exames. 

Vale ressaltar que cada instituição é livre para determinar as regras de utilização da nota do Enem. Para saber detalhes sobre como é realizado o cálculo da pontuação final consulte o edital do vestibular da universidade escolhida. 

Mas não se preocupe, caso você não tenha realizado a prova do ENEM, ainda é possível conseguir acesso ao ensino superior através do vestibular da própria faculdade. Na UNDB  você tem outra oportunidade para o ingresso no ensino superior. O vestibular online, te possibilita isso, saiba como se inscrever no nosso vestibular online, clicando aqui.

Entrar em universidade privada sem vestibular

Algumas universidades privadas aceitam a nota do Enem como forma direta de ingresso. Ou seja, o aluno que tiver um bom desempenho e apresentar sua nota na universidade, poderá fazer a matrícula sem precisar passar por vestibular ou qualquer outro processo seletivo. 

Existem algumas universidades que oferecem até descontos especiais ou bolsas para aqueles que tiveram um alto rendimento na prova. Porém, é importante entrar em contato com a secretaria da universidade para saber se ela é adepta a este tipo de ingresso. 

Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 8° Melhor Centro Universitário do Brasil.

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de bolsa nas mensalidades em toda a graduação *exceto medicina*

Agora que você já conhece algumas vantagens e sabe para que serve o ENEM, que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.

Portanto, saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na UNDB e dê os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão.

Tópicos: como usar a nota do enem, vestibular usando a nota do enem, Tudo sobre Enem, Redação do Enem, Enem

Postado por Undb em 17-01-2024 20:59