Postado por Dennis Mantovani em 12-02-2019 9:00

Orientação profissional: entenda a importância

orientação profissional

Você possivelmente está em fase de término do Ensino Médio e todos a sua volta já perguntam sobre a escolha de faculdade, curso e carreira que pretende seguir. Acertamos?!

A boa notícia é que você não está sozinho(a). E é pra isso mesmo que existem os testes vocacionais. Já ouviu falar ou sabe exatamente do que se trata?! É o que vamos explicar para você agora.

Guia de carreira

A escolha da carreira

É difícil estar totalmente seguro neste momento. A decisão da carreira a ser seguida parece ser de uma grande responsabilidade.

Considerando ainda que, esta decisão normalmente é tomada na juventude, o teste vocacional ou orientação vocacional serve para te ajudar neste momento e clarear suas possíveis dúvidas.

O teste vocacional é uma ferramenta para tornar o processo de escolha mais fácil e adequado, de acordo com os seus interesses.

Mesmo que você já tenha uma boa noção de qual carreira pretende seguir, ainda sim ele pode te ajudar.

Afinal, o que é a orientação profissional?

Orientação Vocacional pode ser definida como um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam as pessoas no momento de escolha ou redefinição profissional. Isso quer dizer que o teste vocacional também pode ajudar as pessoas que querem mudar de profissão.

É comum vermos alunos que ingressam em um curso e acabam desistindo pois percebem que não possuem a afinidade que acreditavam ter. E é justamente para evitar este tipo de frustração que é tão importante fazer o teste vocacional.

orientação profissional

A orientação profissional não é uma avaliação onde você receberá uma resposta sobre qual caminho deve seguir. Até mesmo porque, você é o responsável por esta decisão que é de grande importância para sua vida.

O processo de orientação profissional com o psicólogo ajuda a buscar a melhor alternativa e direcionar você para as melhores áreas do mercado de trabalho, de acordo com suas habilidades e gostos pessoais.

Como funciona a orientação profissional?

Pode funcionar em encontros individuais ou coletivos. Nessas seções você responderá questionários, testes de aptidão e dinâmicas que apontam as áreas de conhecimento que mais tem a ver com seus interesses.

As estratégias utilizadas pelos profissionais que aplicam os testes são as mais variadas e combinam conhecimentos que permitem ter uma noção bastante assertiva sobre qual área tem mais a ver com seu perfil.

Teste Vocacional e Autoconhecimento

O processo de orientação vocacional está muito relacionado ao autoconhecimento. Sendo assim, você desenvolverá maturidade e habilidades necessárias para enfrentar os desafios e fazer escolhas de maneira correta.

É este um dos principais pontos do teste vocacional: se conhecer para poder conhecer quais são de fato seus principais interesses e sua paixão profissional. O autoconhecimento contribui muito para o sucesso de suas decisões

Com quem devo fazer a orientação?

É importante procurar por um profissional que tenha conhecimento na área de aplicação de testes vocacionais.

Existem psicólogos com especialidade no assunto que com certeza poderão muito te ajudar e facilitar o processo de decisão de sua carreira.

E agora entendeu porque não precisa ficar preocupado se ainda tem dúvidas sobre qual curso escolher?! Existem muitas formas de fazer isso de maneira leve e tranquila.

Conte conosco neste momento e qualquer dúvida que tiver nossos professores estão à disposição para trocar uma ideia com você!

Faça o download gratuito do e-book!

Tópicos: orientação vocacional

Postado por Dennis Mantovani em 12-02-2019 9:00