Postado por Dennis Mantovani em 22-01-2019 14:00

Pontuação no Enem: como foi a sua?

nota enem

Certamente você já ouviu falar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e como obter uma boa pontuação nesta prova pode ser primordial para abrir portas para o ensino superior.

Prepare-se para o Enem

Nos últimos anos, o Enem vem ganhando uma relevância muito grande na vida das pessoas que querem ingressar na faculdade. Em 2018 a prova completou 20 anos e durante este período passou por muitas mudanças para chegar na forma como é hoje.

Entenda a importância de uma boa nota no Enem.

cOMO COMEÇOU O ENEM?

A primeira prova do ENEM foi em 1998 e tinha como principal objetivo avaliar o desempenho do estudante ao terminar o ensino médio, também conhecido como educação básica, a fim de melhorar a qualidade desse nível de escolaridade.

Quase dez anos depois, em 2009 a prova passou a ser utilizada também como forma de seleção para o ingresso no ensino superior. Respeitando a autonomia de cada universidade, a utilização dos resultados do Enem para ingresso ao ensino superior pode acontecer em uma única fase de seleção, como é o caso da UNDB, ou combinando com processos seletivos próprios de cada instituição.

Qual importância da sua nota no ENEM para entrar na faculdade?

Um bom resultado na prova do ENEM poderá substituir o vestibular no processo seletivo para entrada no ensino superior.

Sua nota serve para acesso em universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), bem como em universidades particulares por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Além destas duas formas, você também pode fazer a ingressão direta, relacionando sua nota com a nota de corte da instituição e curso que escolher.

nota enem

Prouni: através do ProUni, e tendo obtido uma boa pontuação no ENEM, você pode conseguir bolsas de estudo integral ou parcial para cursar a faculdade que deseja.  Os principais critérios são a nota da sua redação, sua nota geral da prova e a renda familiar bruta não pode ser superior a três salários mínimos por pessoa.

FIES: Se o financiamento estudantil é uma opção para você, seu resultado do Enem é de extrema importância. Por meio do Fundo de Financiamento Estudantil, você pagará as suas mensalidades somente após o término do seu curso, tendo ainda um prazo para começar a pagar. Podem participar do FIES candidatos que tiveram uma pontuação mínima de 450 pontos no Enem, além de não ter zerado a redação. A renda per capita mensal familiar também não pode ser maior do que cinco salários mínimos.

Caso você não precise de nenhum destes recursos, pode fazer sua ingressão direta. Desta forma, você terá que ter conseguido uma nota superior ao valor mínimo exigido no curso que escolher.

Agora que você já sabe a importância de ter um bom resultado no Enem já pode começar a se preparar para a prova deste ano e caso queira conhecer melhor a UNDB, você pode acessar nosso site que contém todas as informações de cursos e formas de ingresso.

Conte com a gente!

Nova call to action