Postado por Undb em 13-12-2023 9:00

Utilizando sua Nota do Enem na matrícula: passo a passo

 
 
 
 
 
 
 
nota do enem

O Enem acontece todo o ano. A cada prova, milhares de estudantes se preparam com o objetivo de conseguir uma vaga na universidade. E quem faz a prova, tem a chance por meio da nota de conseguir participar de programas do Governo Federal para facilitar o acesso ao ensino superior.

É importante reconhecer todas as opções que temos diante das nossas escolhas e para isso também planejar os estudos e focar em estratégias que cabem com a sua realidade atual. 

Portanto, iremos te apresentar um passo a passo de maneiras de como você pode utilizar sua nota do enem para efetuar sua matrícula na universidade. Confira!

Entrar em uma universidade usando o Sisu

A maioria das universidades públicas de ensino conta com uma grande oferta de vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esse programa é a porta de entrada no qual os candidatos são selecionados por meio da nota que obtiverem no Enem. 

Geralmente as inscrições são feitas duas vezes ao ano, e para se considerar participante é necessário que o candidato tenha feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação.

Outra regra que vale ressaltar é que cada instituição de ensino é livre para determinar a pontuação mínima para obter uma de suas vagas ofertadas ou peso que será atribuído em cada uma das provas do Enem.

Geralmente algumas faculdades oferecem uma determinada porcentagem de vagas pelo Sisu e o restante delas é preenchido através do próprio vestibular da instituição. Há algumas universidades que ofertam somente vagas pelo Sisu, além disso, vale ressaltar que o programa também conta com um sistema de cotas, que disponibiliza vaga para pessoas que cursaram o ensino médio em escola pública, como também, para pessoas pretas,pardas e indígenas. 

Programa Universidade para todos (Prouni)

Caso seus planos seja cursar o ensino superior em uma universidade particular e não tenha condições de arcar com os custos de mensalidade, por exemplo, conseguir uma bolsa de estudos pode ser uma das melhores alternativas para você. 

O ProUni (Programa Universidade para Todos, disponibiliza bolsas parciais e integrais a estudantes que possuem baixa renda e que participaram do Enem. O estudante precisa ter feito a última edição do exame para conseguir disputar uma vaga pelo ProUni.

Esse programa requer que os candidatos tenham atingido um mínimo de 450 pontos na médias das provas objetivas e nota superior a zero na redação do Enem. Já para o outro quesito que é a avaliação econômica, o estudante precisa possuir uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas de 100% e de até 3 salários mínimos para bolsas de 100%.

 

Design sem nome (21)

 

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o programa estudantil que possibilita ao estudante conseguir um financiamento com baixa taxa de juros para pagar a faculdade só após a conclusão do ensino superior. 

Assim como no ProUni,  o FIES também exige que o candidato tenha obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Além disso, também é preciso que o estudante comprove renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa. 

Completar a nota do vestibular

Existem algumas universidades que costumam aderir e aceitar a nota do Enem como parte da pontuação do vestibular tradicional. Nesse caso, o candidato precisa passar por duas provas, a do Enem e a do vestibular da instituição. 

Vale lembrar que cada universidade é livre para criar as regras de utilização da nota do Enem. Então para que você saiba detalhes de como é realizado o cálculo da pontuação final, é necessário consultar o edital do vestibular da sua universidade escolhida.

Portanto, nessa modalidade o enem ajuda a melhorar muito o desempenho do estudante no vestibular, pois o cálculo da nota final é feito de forma a não prejudicar o estudante caso ele tenha ido mal na prova do Enem. 

Usar a nota do Enem em universidades particulares

Existem várias universidades privadas que aderem a utilização da nota do Enem como forma de ingresso para os estudantes. Sendo assim, os candidatos não precisam realizar o vestibular tradicional da instituição, é só utilizar a nota do enem para concorrer a uma vaga. 

Na maioria dos casos, os estudantes podem fazer essa inscrição de nota do Enem como forma de ingresso na instituição de forma totalmente online. Claro que ainda existem casos que é preciso ir até a instituição de ensino para mostrar a nota do Enem e realizar a matrícula no curso desejado. 

Existem ainda algumas instituições que oferecem até mesmo descontos nas mensalidades ou bolsas de estudos para os estudantes que obtiveram um alto rendimento na prova do Enem. Quer saber se possuímos esse tipo de modalidade em nossa instituição? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas.

 

INSCREVA-SE

 

Usar nota do Enem para estudar na UNDB 

A UNDB oferece algumas formas variadas de formas de ingresso para você que deseja iniciar uma graduação em nossa instituição de ensino. Quer conhecer nossas formas de ingresso usando a nota do Enem? Acesse o nosso site e tire todas suas dúvidas.

Passo 1: Inscrição

Passo 2: Documentação

Passo 3: Aprovação da Documentação

Além de toda essa facilidade na hora de realizar sua inscrição para estudar na UNDB com a nota do enem, é que você ainda pode ter algumas vantagens com isso: 

  • Sua nota do enem com desconto incríveis de até 70% de desconto durante o primeiro semestre e 50% de desconto na matrícula.

Quer mais? De 750 a 800 pontos você ganha um desconto de 60% durante o primeiro semestre, de 700 a 749 pontos, seu desconto é de 50% durante o primeiro semestre e +50% de desconto na matrícula. Então não perca tempo e corra para garantir sua matrícula.

Tópicos: Cursos em São Luís, Enem

Postado por Undb em 13-12-2023 9:00