Postado por Undb em 09-01-2024 9:00

Psicologia forense: onde pode atuar, quanto ganha e mais!

 
 
 
 
 
 
 
Psicologia forense

A psicologia forense é a área em que o profissional é responsável por analisar as capacidades psíquicas de réus, como também seus comportamentos em processos jurídicos e investigativos.

Chamamos também de psicologia forense o estudo do elo entre  a psicologia e o direito. A área que é responsável pelo estudo do comportamento de pessoas que estão envolvidas em ambientes ou circunstâncias reguladas juridicamente.

Essa área é a garantia de que os envolvidos em um julgamento, por exemplo, possam ter seus direitos garantidos. O psicólogo forense tem o poder de atender quaisquer demandas judiciais, sem emitir juízo de valor sobre elas. E para atuar na área é preciso muita responsabilidade, já que o profissional exerce suas funções como um agente analítico de processos jurídicos. 

Quando se trata sobre oportunidades de trabalho, segundo o site Salário, a demanda por psicólogos forenses teve um aumento gradativo nos últimos anos, sendo que o piso salarial apresentou uma variação de aproximadamente de 40%.

Dito isto, vale considerar que o mercado de trabalho para esses profissionais é favorável. Nesse conteúdo iremos mostrar para você as áreas de atuação desse profissional, quanto ganha o psicólogo forense e outras dicas desta profissão promissora. Acompanhe!

O que um psicólogo forense faz ?

Como já citado acima, o psicólogo forense atua como um agente analítico de processos jurídicos, essa análise ajuda o profissional a identificar um possível comportamento suspeito.

Essa parte analítica do psicólogo forense está atribuída em realizar atividades como:

  • Estudar profundamente análise e comportamento humano;
  • Coletar informações relacionadas a cada pessoa envolvida no processo jurídico;
  • Elaborar inquéritos;
  • Apresentar provas e resultados obtidos através de metodologias científicas.

Dito isto, iremos mostrar para vocês em quais áreas de atuação esse profissional com essa capacidade de análise criteriosa pode atuar e suas possibilidades de carreira. 

Quais as áreas de atuação da psicologia forense ?

Existem algumas áreas em que o profissional em psicologia forense pode atuar, uma vez que, a demanda por profissionais como esses estão crescendo cada vez mais. Eles podem conseguir oportunidades de trabalho e atuação em ambientes como:

  • Centros judiciais;
  • Unidades de pesquisa;
  • Estabelecimentos de saúde psicológica prisional;
  • Instituições de apoios às vítimas de crimes;

No entanto, há outras áreas de atuação também em que o psicólogo forense consegue construir carreira e desempenhar suas funções, tais como: 

Direito Civil 

No campo do direito civil, o psicólogo forense atua na questão do Direito da família, com situações que envolvem abuso físico, sexual e psicológico, nas quais ele precisa ponderar toda a carga de uma família, sem tomar o juízo de valor. 

Outra questão também é na parte de um divórcio, por exemplo, ele pode assegurar que os pais, nesse caso, hipotético, estejam em condições mentais saudáveis o suficiente para cuidar de seus filhos. 

Direito Trabalhista

No âmbito do direito do trabalho, o psicólogo forense aplica testes de neuropsicologia forense para entender a capacidade cognitiva de pessoas envolvidas em algum processo jurídico dentro do ambiente de trabalho.

Isso significa avaliar aqueles funcionários que precisam retornar à atividade após alguma enfermidade, ou aqueles que precisam ser aposentados por invalidez que passarão pelo julgamento isento desse profissional especialista. 

Avaliação forense 

Na área de avaliação forense, o profissional exerce suas funções traçando padrões de comportamento e responsabilidade do criminoso envolvido no processo jurídico. Assim, os advogados ou defensores públicos recebem laudos científicos que auxiliam na tomada de  decisão durante o julgamento. 

O profissional em avaliação forense também ajuda a embasa a percepção sobre todas as perspectivas e a cobrir todas as arestas possíveis antes de qualquer veredito.

Sistema correcional e programa de prevenção 

Nessa área, a psicologia forense se aplica em ambientes como centros socioeducativos, presídios, programa de liberdade assistida, comunidades terapêuticas, centros de apoio a vítimas e clínicas.

Os profissionais dessa área são responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes, estudando os comportamentos que os levaram até lá, dado cada contexto envolvido. Esses profissionais também atuam na reintegração do indivíduo no caso de programas de liberdade assistida. 

Mercado de trabalho Psicologo


Quanto ganha um psicólogo forense ?

A faixa salarial do Psicólogo forense está entre 2.848,84 e R$ 5.790,19 levando em conta a base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil, conforme o levantamento do site Salário.

Vale ressaltar que o salário de um psicólogo forense pode variar de acordo com a experiência, formação, localização e demanda pelo profissional. Embora existam valores que chegam até R$ 8.000,00, é importante ressaltar que é importante que os interessados na área realizem pesquisa mais profunda sobre as condições de trabalho e remuneração antes de ingressar nesse campo específico da psicologia. 

Como se tornar um psicólogo forense ?

Existem alguns passos a seguir para se tornar um psicólogo forense e atuar no mercado de trabalho. Primeiramente, é importante obter um diploma de graduação em Psicologia. Para isso, é necessário frequentar uma faculdade que ofereça o curso de Psicologia e concluir as disciplinas obrigatórias. 

Depois de realizada a graduação, recomenda-se que o estudante e futuro profissional busque uma especialização na área forense. Existem vários cursos de pós-graduação e especialização que abordam essa área. 

Se você deseja ingressar em uma instituição inovadora, que preza pela tecnologia e por um aprendizado com excelência, escolha a UNDB e tenha uma formação de referência no mercado de trabalho.

A UNDB incentiva os alunos a desenvolverem pesquisas científicas desde o primeiro período. A infraestrutura da UNDB comporta salas de aula com equipamentos audiovisuais que facilitam o aprendizado e a relação entre professores e estudantes. 

Se identificou com a área da psicologia forense e quer dar o passo inicial para a formação na profissão? A graduação em psicologia da UNDB é a melhor opção para você. É muito fácil, basta preencher a ficha de inscrição no site da instituição, clicando aqui.

Você pode ingressar por meio do vestibular também, basta ficar atento às datas em nosso site ou nas nossas redes sociais da instituição, ou usando sua nota do ENEM ao optar pelo curso de psicologia. 

Tópicos: Psicologia

Postado por Undb em 09-01-2024 9:00